A Páscoa no e-commerce pode render boas vendas se seu negócio souber aproveitar bem a data – afinal, o desempenho do varejo online foi positivo em 2022 e pode ser ainda melhor este ano.

Nos próximos tópicos, você vai conferir dados que comprovam essa tendência e descobrir que a oportunidade vale para negócios de vários nichos, não só mercados e confeitarias. Também vamos mostrar cinco dicas decisivas para não deixar essa oportunidade passar.

Acompanhe e aproveite para vender bem durante a Páscoa no e-commerce!

Histórico e expectativas da Páscoa no e-commerce

De acordo com uma pesquisa da Neotrust citada nesta reportagem do Yahoo, o faturamento com as vendas online de Páscoa foi de R$ 6,5 bilhões em 2022. O número representa um aumento de 8,8% em relação a 2021.

A pesquisa também mostrou que o tradicional ovo de chocolate vem perdendo espaço para outros doces na preferência dos consumidores. As vendas de bombons registraram 251,3% mais pedidos e renderam um faturamento 137,3% superior ao do ano anterior, enquanto a venda de ovos teve 17,3% menos pedidos e um faturamento 22,7% inferior ao que foi registrado em 2021.

A expectativa é de resultados ainda melhores neste ano, no embalo do aumento da intenção de consumo e da recuperação econômica. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu em março de 2022 a melhor pontuação desde março de 2020, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A pontuação de 96,7 pontos manteve a tendência de aumento em relação ao ano anterior, subindo 0,8% em relação a fevereiro e 23,7% na comparação com março de 2021.

O que vender na Páscoa além de ovos de chocolate?

O chocolate é o grande astro da Páscoa no e-commerce e também fora dele, mas a data também reserva oportunidades para negócios de vários nichos. Vamos conferir agora algumas ideias de produtos diferentes que podem fazer sucesso no feriado.

  • Brinquedos: as crianças ganham muitos doces no feriado de Páscoa, e muitas pessoas podem preferir dar algo mais saudável. Além dos carrinhos e bonecas, jogos e coelhinhos de pelúcia podem ter boa saída
  • Artesanato: além da tradicional cestinha para fazer o “ninho” das crianças, aposte em itens para decoração de mesa, enfeites de porta e guirlandas
  • Kits de higiene pessoal: crie conjuntos com sabonetes, perfumes e loções corporais
  • Cestas de café da manhã: este é um dos melhores presentes para adultos! Portanto, se você trabalha com itens de alimentação, mas não com chocolates, é sem dúvida uma boa opção
  • Biscoitos e colombas pascais: além dos doces, essas delícias também costumam ter boas vendas na data.

A Páscoa também pode ser uma oportunidade para apostar na prestação de serviços. Acompanhe algumas ideias:

  • Cozinha: você pode preparar desde o bacalhau para a Sexta-Feira Santa até um cordeiro assado ou uma feijoada para garantir o almoço no domingo
  • Jardinagem e paisagismo: muitas pessoas querem ter seus pátios bem cuidados e enfeitados para receber visitas no feriadão
  • Decoração: oferecer-se para enfeitar o interior de casas e apartamentos também pode ser uma boa ideia
  • Entregas: seja trabalhando com apps de entrega ou em parcerias com comerciantes locais, o feriadão deve ter boa demanda para delivery.

Para quem vende doces, os números que mostramos acima mostram que os ovos não são mais unanimidade. O sucesso dos bombons é uma pista para apostar em doces menores.

5 dicas para ajudar sua empresa a vender na Páscoa

Com todas essas dicas de itens para vender na Páscoa e a perspectiva de um feriadão ainda mais lucrativo do que em 2022, é hora de colocar a mão na massa para garantir bons resultados. Para isso, confira a partir de agora algumas dicas.

1. Aposte no delivery

As tele-entregas se popularizaram bastante a partir de aplicativos são uma realidade no Brasil. Essas ferramentas até facilitaram o surgimento de novos negócios, pois tornaram a entrega uma preocupação a menos para o empreendedor.

Inicialmente voltados aos alimentos, os apps de delivery também servem para entrega de bebidas, produtos de farmácia, itens de supermercado e até produtos para pets. Portanto, se você trabalha com algum item desses tipos, vale a pena também anunciar nesses apps – uma dica, inclusive, é apostar no Delivery Direto

Porém, se você possui um e-commerce, vai precisar fazer entregas para todo o país. – assim, é preciso contar com outra alternativa, como os Correios ou transportadoras. Neste caso, o ideal é contar com um gateway de frete: uma ferramenta que ajuda a integrar lojas virtuais com empresas de logística. 

Com isso, você conseguirá cotar as melhores alternativas de preço ou os prazos mais curtos, para oferecer as opções adequadas às necessidades dos clientes.

Dica surpresa:
Frete descomplicado, o segredo para o sucesso – episódio do podcast Dentro do Ringue com a Melhor Envio

2. Ofereça promoções imperdíveis

Ofertas e promoções que façam sentido para seu público-alvo são uma boa estratégia para quem quer se destacar na Páscoa. Confira abaixo algumas ideias de promoções para atrair clientes:

  • Frete grátis: esta é uma das promoções favoritas do público, mas deve ser planejada com cuidado. Se o volume de pedidos superar suas expectativas, em vez de comemorar, você pode ter prejuízo com os gastos com envio
  • Combos de produtos: reunir alguns produtos em combo com um valor mais atraente em relação à soma dos preços de cada artigo é uma forma de aumentar o seu ticket médio. Montar kits para crianças também pode ser uma boa saída, já que os pais e familiares sempre priorizam os pequenos nesta época do ano
  • Cupons de desconto: crie códigos de desconto e envie por e-mail para seus clientes e leads, anuncie em um banner no seu site ou poste em suas redes sociais
  • Cashback: você pode criar um sistema próprio para devolver uma parte do valor gasto em uma compra futura para fidelizar clientes ou fazer parceria com uma ferramenta como Méliuz e Beblue.

Fique de olho nas ações dos seus concorrentes e tenha criatividade na hora de criar e anunciar suas ofertas.

3. Faça parcerias com influenciadores

Firmar parcerias com influenciadores pode ser uma estratégia eficiente para ajudar a divulgar seus produtos

Você não precisa de uma personalidade com milhões de seguidores para anunciar seus produtos. Porém, um criador de conteúdo com alguns milhares já pode render boas vendas – principalmente se tiver relação com o seu nicho – por exemplo, um influenciador que fala sobre comida nas suas redes pode ajudar a divulgar chocolates e outros doces.

Se você não souber onde encontrar um, use uma plataforma como a Squid: lá você encontra vários perfis de influenciadores disponíveis. Converse com seu parceiro e procure ouvir sua opinião, já que ele conhece bem o próprio público. Mas não deixe de participar do planejamento, usando criatividade na hora de criar ações.

Você pode enviar seus produtos como presente para serem mostrados na vitrine das redes sociais e pedir para que ele divulgue suas promoções. Disponibilizar alguns artigos para sorteio também pode ajudar na divulgação dos seus produtos.

Dica bônus:
Ouça o episódio do podcast Dentro do Ringue que gravamos com a Squid!

4. Venda em multicanais

Ter um site ou um e-commerce pode ajudar muito na hora de vender pela internet. Contudo, sabemos que o momento não permite investimentos em desenvolvimento e tecnologia da informação para muitos empreendedores.

Se é o seu caso, invista nas redes sociais e venda seus produtos por onde conseguir. WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram são alguns exemplos de redes onde seu negócio pode atuar. O importante agora é que você pulverize ao máximo a sua visibilidade.

Agora você talvez pergunte: “OK, eu até posso divulgar meu trabalho nas redes, mas como finalizar uma venda, se não tenho um site e não posso pagar por um?”

É isso que nos leva à última dica desse tópico.

Vender seus produtos pelas redes sociais é um caminho interessante para melhorar a fidelização dos clientes e coletar feedbacks, já que as facilitam a comunicação com o cliente. Além disso, vender em multicanais garante que mais pessoas vejam sua empresa, o que aumenta ainda mais as chances de conversão.

Uma ferramenta que pode garantir que suas vendas sejam concluídas com segurança e rapidez é o link de pagamento. Com ele, você não precisa ter um site ou um e-commerce e consegue se conectar com seus clientes sem precisar sair de casa.

Isso porque ele funciona como uma maquininha, só que digital. Você processa sua venda por boleto, cartão de crédito ou Pix e seu cliente sabe que pode confiar no seu negócio!

Como uma plataforma de pagamentos facilita as vendas em datas sazonais?

Datas sazonais como a Páscoa no e-commerce são grandes oportunidades de aumentar as vendas. Porém, o aumento da demanda pode acabar sendo prejudicial caso você não tenha a estrutura necessária para receber os pagamentos pelas suas compras… e aí entra a importância de contar com uma plataforma de pagamentos.

Com um sistema automatizado, suas transações são processadas mais rapidamente, o que permite mais vendas em menos tempo e menos preocupação com processos manuais, como enviar comprovantes. 

Tudo isso sem contar a facilidade (e necessidade) de diversificar as formas de pagamento. Em um cenário competitivo como o do e-commerce, pode ser o diferencial para que o consumidor escolha comprar da sua loja.

Aqui na Vindi, nós temos o ecossistema de pagamentos mais completo e seguro do mercado. Nosso time de especialistas está pronto para entender as necessidades do seu negócio e te ajudar a escalar as vendas, nesta Páscoa e depois dela. Boas vendas!

Qual a importância da Páscoa para o e-commerce?

A Páscoa é uma das principais datas do calendário comercial brasileiro. Em 2022, rendeu R$ 6,5 bilhões somente para varejos virtuais, segundo pesquisa da Neotrust. Foi um aumento de 8,8% no faturamento em relação à Páscoa de 2021. O número de pedidos teve alta de 10%, chegando a 12,4 milhões. Além de ovos de chocolate, vários outros itens podem ser vendidos durante o feriado, mobilizando diversos nichos.

Como aproveitar a Páscoa para aumentar as vendas?

Uma das principais dicas para aproveitar a Páscoa é apostar em aplicativos de delivery como iFood e Rappi para entregar. Porém, se você tem um e-commerce que realiza vendas para todo o país, é preciso contar com os Correios ou transportadoras. Oferecer promoções imperdíveis e criar parcerias com influenciadores também pode ajudar a divulgar seus produtos. Outra forma de garantir bons resultados é vender pelas redes sociais com links de pagamento.

Além de chocolate, o que vender na Páscoa para faturar mais?

A Páscoa representa oportunidade para negócios de vários nichos. Brinquedos como jogos e coelhos de pelúcia podem fazer sucesso com quem prefere não dar doces às crianças. Para quem faz artesanato, é uma boa oportunidade de lucrar com a cesta para os pais colocarem os ovos e outros itens de decoração como enfeites e guirlandas. Kits de higiene pessoal, cestas de café, biscoitos e colombas pascais também podem ter boa saída.

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