Um serviço de prevenção antifraude é uma empresa dedicada a identificar operações fraudulentas em vendas realizadas com cartão de crédito pela internet, ou seja, transações de comércio eletrônico que podem resultar em cobranças indevidas ou em perda de receita pela empresa.
Um serviço de prevenção atua evitando compras feitas a partir de cartões de crédito roubados, e das chamadas “fraudes amigáveis” que são compras de produtos ou serviços utilizando um número legítimo de cartão de crédito, mas de um terceiro, que não reconhece a compra e acaba solicitando o estorno da transação.
Como funciona um serviço de proteção antifraude?
Um serviço de prevenção antifraude analisa uma extensa quantidade de informações de muitas fontes para fazer uma recomendação de aprovação de um pedido. A análise é tipicamente muito mais profunda do que a oferecida pelo processador do cartão de crédito que geralmente só verifica dados do cliente, histórico de compras e o código de segurança durante as transações.
Serviços de prevenção à fraude geralmente cobram uma porcentagem do valor das transações ou uma taxa fixa por mês. Para determinar se um serviço de prevenção antifraude faz sentido para a sua empresa, calcule as perdas totais com fraudes e estornos da sua empresa e depois adicione a perda da receita a partir de ordens de compra que a sua empresa recusou. Compare essa soma global com o custo do serviço.
O que um serviço de proteção antifraude deve ter?
Aqui estão algumas perguntas a fazer para ajudar a escolher o serviço de prevenção de fraudes certo para o seu negócio de comércio eletrônico:
- Que planos são oferecidos? Fornecedores de serviços de prevenção oferecem planos diferentes para atender a diferentes níveis de controle antifraude. Considere se a sua empresa é capaz de personalizar o seu mecanismo e as regras para corresponder às suas políticas de tolerância ao risco.
- Que dados são analisados? Uma grande quantidade de dados estão disponíveis para ajudar a tomar uma decisão de risco. O serviço pode incorporar geolocalização IP, detecção de proxy, consulta ao SPC e ao SERASA, gráficos sociais, dados bancários, endereço, telefone, e verificações de e-mail. Com frequência novas fontes de dados são adicionadas.
- Como as vendas feitas por celular são identificadas? Vendas feitas de dispositivos móveis estão crescendo rapidamente. Fraudes a partir de dispositivos móveis também estão crescendo. Um sistema antifraude pode estabelecer uma impressão digital de um comprador e determinar padrões de atividade a partir do computador de um comprador, smartphone e outros dispositivos com acesso web.
- Que outros canais são suportados pelo serviço de proteção? Existem outras transações de cartão de crédito que a sua empresa precisa processar, como pedidos por telefone? Descubra se o serviço suporta todos os canais. O que é preciso para enviar dados de pedidos para os sistemas de análise de fraudes para canais off-line?
- A velocidade é importante? Velocidade é fundamental na tomada de decisões sobre pedidos, mesmo os mais arriscados. É necessário fornecer alertas rápidos, sistema up-time e alto desempenho durante os períodos de alto volume