Muitas pessoas me perguntam: “como é o processo de qualificação na sua empresa?”. Alguns não sabem como iniciar, ou até mesmo como tocar o dia a dia dessa área. É necessário ter um processo bem desenhado para conseguir extrair as informações chave de cada cliente e, finalmente, descobrir se ele é valioso ou não.

Então, vamos lá!

Método PACT

Na Vindi utilizamos um método de qualificação chamado PACT. O nome é uma sigla que traz as iniciais dos 4 pontos do processo:

P de Pain (dor);
A de Authority (autoridade); 
C de Consequence (consequência);
T de Target Profile (perfil alvo).

Vamos explicar sobre cada um:

– Dor: Nem todo cliente tem a necessidade de contratar o seu produto ou serviço. Alguns deles precisam da sua solução mas se recusam a admitir isso. Você pode ter acesso e uma boa relação com CEO’s de empresas gigantes, porém se a equipe não acredita que vocês resolvem uma dor impetuosa, pode se esquecer disso. A dor importa. 

– Autoridade: Existem múltiplos decisores envolvidos em uma venda. Isso representa a necessidade de entender o papel de cada pessoa na negociação. Você precisa de uma pessoa que possa fazer as coisas acontecerem dentro da organização. Porém não está sempre relacionado a um título.

– Consequência: Uma empresa que não está em movimento encontra vários empecilhos e está menos disposta a mudanças em relação a uma que já validou as consequências de uma iniciação. É imprescindível que as organizações tenham claro para elas qual será a consequência caso não contrate os seus serviços.

– Perfil alvo: Essa fase é sobre confirmar que seu cliente tenha fit com a solução e identificar as bandeiras vermelhas, ou seja, aquelas questões técnicas, culturais e políticas que sinalizam que o cliente  não tem aderência à sua solução. Não existe coisa que desgaste mais um executivo que, após todo um processo comercial, descobrir que aquelas eram falsas promessas e se de conta de que a solução não tem como atendê-lo.

De acordo com a autora Trish Bertuzzi, no livro Sales Development Playbook, o modelo PACT é usado por 90% das empresas com um time de qualificação. Esses são passos bem simples e essenciais para ver realmente quem são os clientes potenciais. Dessa forma podemos extrair informações chave para controles de ICP (Ideal Costumer Profile) – ou seja, aquele cliente parceiro com o qual teremos uma relação onde ambos sairão ganhando e agregando valor um ao outro.

A ideia de ter processos bem alinhados na qualificação é tornar isso replicável e escalável, de forma a tornar a área essencial para o comercial e influenciando diretamente nos resultados desde marketing até vendas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies