Você sabe como aumentar a segurança em pagamentos online oferecidos pelo seu negócio? Isso é essencial para proteger a sua empresa e, especialmente, os seus clientes. Por isso, é algo que precisa ser feito.

Problemas provenientes de fraudes financeiras nas formas de pagamento que você pode usar na sua loja online podem comprometer tanto a imagem do seu negócio quanto o seu relacionamento com os seus clientes — e, consequentemente, o seu faturamento.

Por este motivo, neste post você vai conferir porque é importante investir na segurança nos pagamentos online, como oferecer opções seguras, como lidar em casos de fraude e muito mais. Acompanhe!

Por que investir na segurança em pagamentos online?

Em uma loja virtual, investir em uma política de segurança de dados mais robusta é extremamente importante para que os negócios fiquem alinhados com as normas do mercado, assim como as demandas dos parceiros comerciais e as dos próprios clientes.

Investir na segurança de um modo geral é essencial porque ela é fundamental para a transformação digital de qualquer negócio. Sem contar que ela ajuda soluções voltadas para o ambiente corporativo da sua empresa, como as maquininhas de pagamento de cartão, a serem mais confiáveis e seguras.

Em uma loja virtual, investir em uma política de segurança de dados mais robusta também é extremamente importante. Isso porque ela ajuda os negócios a ficarem alinhados com as normas do mercado, assim como as demandas dos parceiros comerciais e as dos próprios clientes.

Assim, é possível se adaptar a normas como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e atingir um público que está cada vez mais preocupado com a maneira com as quais suas informações são utilizadas na internet.

Esse cuidado passa naturalmente por todas as etapas do processo de compras. Nesse contexto, o momento em que o pagamento online acontece é o mais crítico. Isso porque é nessa hora que a sua loja receberá vários dados sensíveis dos clientes — o que faz com que essa parte seja muito visada por hackers de todo o mundo.

Como oferecer meios de pagamentos seguros nas vendas

Oferecer meios de pagamentos seguros nas vendas da sua loja online é imprescindível. A seguir, você confere algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível.

Diversifique as formas de pagamento

Uma das primeiras atitudes para oferecer meios de pagamentos seguros nas vendas é oferecer mais de uma alternativa para os clientes. Isso ajudará a sua loja virtual a lidar com cenários em que a ferramenta principal apresenta uma falha, por exemplo. Sem contar que isso dá mais flexibilidade durante a jornada de compras — o que é fundamental para aumentar as vendas.

Invista, então, em meios de pagamento como o PIX e em um sistema de pagamentos online que permite que as transações aconteçam por meio de carteiras digitais, cartões de débito e de crédito, além de boletos bancários. Assim, os consumidores sempre conseguirão finalizar as compras rapidamente e com muito mais facilidade.

Instale certificados de segurança

Instalar certificados de segurança é essencial para oferecer mais segurança nos pagamentos digitais. Um certificado básico é o SSL (Secure Socket Layer), que é o recurso responsável por converter o endereço do site de “http” para “https” — com a letra S indicando que a página é segura.

Além de criptografar as informações que entram no ambiente virtual de vendas da sua loja, esse certificado SSL também transmite mais credibilidade aos usuários. Lembre-se sempre que atualmente isso é extremamente importante e fator decisivo para uma compra ser concluída.

Outra boa prática é escolher uma plataforma de pagamento com selo de segurança e certificado, como o PCI-DSS. Esse é um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito, entre outros. O objetivo dessa escolha é garantir a segurança das transações, além da de todos os dados.

Evite redirecionamentos

Se a sua loja virtual realizar os pagamentos online por meio de intermediadores — como o PagSeguro ou PayPal —, é bastante comum que o cliente seja redirecionado para outra página para concluir a compra. Mas sabia que essa não é uma boa prática?

Além de passar insegurança aos clientes e deixá-los desconfiados, existe ainda o risco de acontecer algum erro durante esse direcionamento, o que pode ser muito prejudicial para ambos os lados. Uma boa opção, portanto, é escolher o checkout transparente, uma ferramenta que permite que os usuários permaneçam na mesma página do site durante todo o processo de pagamento da compra.

Tenha políticas de pagamento online

É extremamente importante que todo e-commerce estabeleça as suas próprias políticas de privacidade, pagamento, de devolução e de troca. Tão necessário quanto elaborar todas essas regras é deixá-las claras no site. Isso fortalece ainda mais a confiança entre o cliente e o seu negócio.

Tenha em mente que esse processo, além de tornar os meios de pagamento online mais transparentes, pode evitar problemas e confusões que levam a inúmeros infortúnios. Cancelamentos de compras, avaliações ruins em sites de reclamações e a perda de clientes são alguns deles.

Utilize um sistema antifraude

Outra maneira de oferecer meios de pagamentos seguros nas vendas é utilizar um sistema antifraude no site da sua loja online. Ele utiliza tecnologias de inteligência artificial para, além de analisar todo o comportamento de compra do usuário, identificar — e prevenir — possíveis atividades fraudulentas e mesmo aquelas que são apenas suspeitas.

Para que isso seja possível, diversos dados são cruzados, como informações cadastrais, padrões de comportamento, localização geográfica e histórico de navegação e de compras. Com base nessa análise, o sistema antifraude consegue atribuir um grau de risco à transação automaticamente, aprovando-a ou não.

Certifique-se de que os meios de pagamento estejam em conformidade com as normas

Garantir que os meios de pagamento da sua loja virtual estejam em conformidade com as normas e regulamentos de segurança é extremamente importante. Isso porque, assim, é possível proteger os dados sensíveis dos clientes, como os dados pessoais e informações de cartão de crédito ou débito.

O não cumprimento dessas normas pode resultar em diversas vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers e criminosos cibernéticos. Tudo isso pode levar a roubos de identidade, fraudes e perda de confiança dos clientes na sua loja.

Além da proteção dos dados do cliente, essa conformidade regulatória também protege o seu negócio de potenciais penalidades legais — e até financeiras. Isso porque empresas que não seguem essas normas podem receber sanções legais e multas significativas, além de danos à reputação que podem ser difíceis de reverter.

Cenário de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro

O percentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023 — uma retração de 29,11%.

Uma boa notícia é que, conforme revelado pelo Raio-X da Fraude 2024, um estudo elaborado pela Equifax/Boa Vista, a média de tentativas de fraudes no e-commerce do Brasil caiu de forma expressiva.

De acordo com o levantamento, o percentual de tentativas de fraude passou de 5,77% em 2022 para 4,09% em 2023 — uma retração de 29,11%. No entanto, segundo os especialistas, esse número ainda representa uma média de tentativa de fraude muito elevada. Isso significa que as empresas que vendem online precisam estar cada vez mais atentas e prevenidas para combater e minimizar as ações dos criminosos.

O que fazer em caso de fraudes que afetam a segurança nos pagamentos digitais

Caso você desconfie de alguma fraude que afete a segurança nos pagamentos digitais da sua loja online, é preciso seguir um passo a passo para reparar os danos. Confira o que fazer a seguir.

Identifique a fraude

O primeiro passo é analisar com bastante cuidado todas as transações suspeitas para determinar se elas são fraudulentas ou não. Isso pode envolver a revisão de endereços de IP, de padrões de compra, comportamentos de compras incomuns e até detalhes de pagamento.

Entre em contato com o cliente

Caso uma transação pareça suspeita, o segundo passo é entrar em contato com o cliente imediatamente para confirmar se foi ele mesmo quem a realizou. Esse movimento pode ajudar a confirmar se a compra é mesmo legítima ou se trata de uma fraude.

Bloqueie a transação

Se você identificar que a transação é mesmo fraudulenta, é preciso bloquear imediatamente qualquer acesso aos recursos ou aos produtos adquiridos. Esse passo ajudará a evitar mais perdas e prejuízos.

Reporte a fraude

A próxima etapa desse processo é informar a fraude às autoridades relevantes, como o departamento de investigações de crimes cibernéticos — os que acontecem na internet — e a polícia. Isso pode ajudar tanto na investigação quanto na prevenção de futuros incidentes semelhantes a esse.

Informe a plataforma de pagamentos

Depois de informar as autoridades, é hora de entrar em contato com o seu provedor de serviços de pagamento para relatar a fraude e iniciar o processo de contestação. A plataforma que você utiliza pode oferecer assistência e mais orientações sobre como proceder nesses casos.

Fortaleça a segurança do seu site

O próximo passo é fortalecer a segurança do site. Revise e fortaleça toda essa parte da sua loja virtual, além dos protocolos de autenticação, para evitar possíveis fraudes futuras. Para isso, você pode implementar medidas adicionais de segurança, como monitoramento de atividades suspeitas e verificações de autenticação.

Ofereça suporte ao cliente

Lembre-se de oferecer todo o suporte e assistência necessários para os clientes que forem afetados pela fraude. Isso pode incluir assistência na resolução de disputas com as instituições financeiras, atualizações constantes sobre o processo de investigação e até reembolso, se for o caso.

Aproveite a oportunidade para educar os clientes sobre práticas seguras de compras online. Alerte-os sobre possíveis sinais, já que tudo isso pode ajudar a proteger todas as informações pessoais e financeiras deles.

Aprimore as políticas e procedimentos do site

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de aprimorar as políticas e procedimentos do site da sua loja online. Depois de qualquer incidente com a segurança nos pagamentos digitais, isso é extremamente importante para fortalecer ainda mais a segurança e prevenir futuros incidentes semelhantes.

Qual plataforma de pagamentos online escolher?

Plataformas de pagamento online facilitam a realização de transações financeiras e, por isso, é importante escolher uma que seja segura e confiável.

Plataformas de pagamento online são sistemas digitais que facilitam a realização de transações financeiras e transferência de dinheiro pela internet. É muito importante escolher uma que seja segura e confiável. Para auxiliar nessa escolha, confira algumas opções a seguir.

Vindi

A Vindi é uma plataforma de pagamento — também conhecida como gateway de pagamento — que possui uma conexão direta com as principais plataformas de e-commerce do Brasil, como Bagy, Tray e woocommerce.

É uma ótima solução para as lojas online que desejam automatizar e garantir total segurança do processo de pagamento. Todas as informações dos clientes são protegidas no momento da compra, o que oferece uma experiência totalmente segura e mais confiável.

Os meios de pagamento disponibilizados incluem cartão de crédito, débito, boleto, PIX e BolePix

A Vindi foi desenvolvida para ser escalável e flexível. A plataforma conta com o certificado PCI Compliance nível 1, o mais alto dentro do padrão de segurança de dados do PCI. Vale a pena conhecer!

PayPal

O PayPal é outra opção de plataforma digital que permite enviar e receber pagamentos online. Com ele, os seus clientes podem fazer o pagamento tranquilamente enquanto você pode utilizar os valores recebidos para fazer outros pagamentos ou transferir o montante para a sua conta bancária.

Caso você deseja receber pagamentos com o PayPal, é importante saber de antemão que ele cobra uma taxa sobre cada venda realizada. Ela é calculada sobre uma porcentagem do valor a receber, mais uma tarifa fixa.

PagSeguro

O PagSeguro é uma das principais plataformas de pagamento utilizadas no Brasil ultimamente. Com essa ferramenta, para o lojista é possível ter uma conta digital, pagar contas, adquirir várias opções de maquininhas de cartão e receber pagamentos das compras feitas na loja online.

Agora chamado PagBank, esse sistema permite que as lojas virtuais aceitem pagamentos via PIX, boleto bancário e feitos com cartão de crédito. Entre as maiores vantagens oferecidas por ele estão taxas competitivas, opção de checkout transparente e geração de relatórios.

Mercado Pago

O Mercado Pago é uma solução de pagamento que pertence ao Mercado Livre. Pode ser utilizada tanto para lojas físicas quanto virtuais e permite que o lojista receba pagamentos por diferentes formas, como via QR Code, PIX, boleto bancário e cartões de débito e crédito.

Mesmo que ele faça parte do Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do Brasil, é possível utilizá-lo de maneira independente no seu negócio. O cliente pode pagar diretamente no seu site por meio dele com o checkout transparente, basta que você crie um cadastro de lojista no gateway de pagamento.

Conseguiu entender porque investir na segurança nos pagamentos digitais é importante para o seu negócio?

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