O sistema bancário utiliza um formato padrão para receber e enviar informações digitalmente. Atualmente existem dois tipos mais comuns de arquivos dentro do padrão FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) o CNAB 240 e o CNAB 400. CNAB é a sigla de Centro Nacional de Automação Bancária. É a FEBRABAN a única responsável por determinar o formato do texto com colunas definidas. No entanto, o formato pode variar de banco pra banco.

O que é o CNAB 400 e para que ele serve?

Para o envio de informações alguns bancos usam as normas do CNAB 400, outros usam CNAB 240, e outros ainda usam ambos os formatos. Esses arquivos são usados para intercambiar informações entre a rede bancária e o cliente. Entre as informações trocadas podemos citar: contas receber, contas a pagar, conciliação bancária e custódia de cheques. Cada um desses produtos possui um fluxo de informação diferente e portanto, um layout diferente.

O CNAB 400 permite que clientes e bancos tenham acesso a uma interface de informações por meio de arquivos em formato digital. Os bancos usam o formato de arquivo CNAB 400 para trocar digitalmente informações com seus clientes para uma variedade de produtos e serviços. Esses arquivos têm um formato fixo de texto com colunas definidas pela FEBRABAN. Cada banco tem suas próprias variações dentro do padrão. O formato FEBRABAN difere para vários produtos e serviços. A norma apresenta detalhadamente cada produto ou serviço disponível e o contexto em que eles ocorrem, identificação da origem das entidades e o destino de cada fluxo de troca de informações.

Qual a diferença entre o CNAB 400 e o CNAB 240?

As transações bancárias permitem diferentes tipos de layouts de acordo com cada tipo de transação bancária e instituição. Como o arquivo possui um formato padrão, o arquivo muda pouco de banco pra banco. Os dois tipos de arquivo CNAB de acordo com o padrão FEBRABAN são:

CNAB 400: O CNAB 400 usa uma quantidade limitada de informações correspondente a 400 posições. O CNAB 400 se utiliza do serviço de cobrança simples e garantida, não permitindo o serviço de banco correspondente. Permite o serviço de postagem de títulos em serviços de Protesto e pelos Correios.

CNAB 240: O arquivo CNAB 240 usa uma quantidade maior de informações. Essas informações são disponibilizadas em 4 segmentos de 240 posições dentro do arquivo. O layout do CNAB 240 permite serviço de Custódia e Protesto de Cheques, agendamento para o pagamento de título e pagamentos de contas.

Os principais bancos utilizam os seguintes formatos de arquivo:

Banco do Brasil: CNAB 400 e 240

Bradesco: CNAB 400 e 240

Caixa Economica Federal: CNAB 400 e 240

Itaú: CNAB 400 e 240

Santander: CNAB 400 e 240

HSBC: CNAB 400

Banco Mercantil: CNAB 400

Banrisul: CNAB 400

Banestes: CNAB 400

Nossa Caixa São Paulo: CNAB 400

Bic Banco: CNAB 400

Safra: CNAB 400

E você, tem preferência por algum formato de arquivo? Comente com a gente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies