O ano de 2014 foi alucinante para o dono e gestor de uma academia e para o mercado fitness em geral. Eu sei bem disso, em 2014 conhecemos (aqui na Vindi) mais de 100 academias diferentes e com realidades diferentes, do norte ao sul do país. E todos passaram pelos mesmos problemas e oportunidades de 2014 de um jeito diferente. Tirando o carnaval, que acontece todo ano, tivemos: Copa do Mundo, Eleições e ainda no final do ano os gestores tiveram que absorver a alta do dólar e a Petrobrás encolhendo por causas políticas. Tá, mas o que tem a ver diretamente com a minha academia, você deve estar se perguntando.

Mercado Fitness – o que as academias vão enfrentar em 2015

Primeiro de tudo devemos perguntar a você se a sua academia hoje está preparada para uma crise. Se você não tem ideia disso, vou ajudar com alguns dados muito importantes que podem impactar diretamente o fluxo e a retenção de alunos em 2015. Além disso, coisas como o avanço de academias low cost pelo Brasil, o fortalecimento de grandes marcas e até a mudança de conceitos no mundo fitness vão fazer aquela chamada “marola” no seu negócio. Se você não estiver preparado, acredite: o impacto vai ser grande. Por isso resolvi juntar a visão de gestores, donos de academia e um feeling de gente que entende desse negócio chamado “Academia”.

Situação Econômica

Começarei com algo que impacta diretamente na frequência do aluno na academia e a venda de novos planos: a Inadimplência.

saas-crise

Nuvem negra no mercado fitness? Hora de arregaçar as mangas. (Foto: Shutterstock)

Os devedores estão aumentando. A inadimplência no Brasil subiu cerca de 6,3% no ano que passou, segundo dados do SerasaNo cartão de crédito, o índice de não pagadores subiu cerca de 9,3% – atenção a esse dado. Isso pode virar uma onda nos próximos meses e chegar até o balcão da academia, em alunos pedindo o cancelamento (por estarem endividados). Muitas vezes eles pedem o cancelamento alegando que estão mudando de emprego, residência, etc. Seja efetivo em saber atuar na retenção. Fique no balcão para coletar com seu cliente o porquê do cancelamento. É hora de arregaçar as mangas!

Uma crise econômica pode fazer o seu aluno optar pela viagem de fim de ano e cancelar a academia ou então procurar por academias com menores preços de parcela. Além disso, não pense que os efeitos de Petrobrás, Dilma e escândalos políticos não vão afeta-lo. Vão afetar qualquer parte da economia. Infelizmente o país é muito vulnerável nesse sentido, ainda.

Mas acredito que “arregaçar as mangas” e acreditar na própria competência é algo mais importante do que acreditar nas previsões, então comece a pensar e agir. Se sua academia gera um valor importante para o aluno, ele não vai cancelar.

Água

Separei esse tópico super importante e realista sobre o impacto real que as academias sofrerão com a água (e a falta dela) nesse ano. As academias em geral terão problemas com água em 2015. Especialistas afirmam que já em Maio, teremos uma crise em São Paulo e outros estados. Conversando com alguns donos de academia (já se preparando e preocupados), notei que o negócio pode ser muito impactante do ponto de vista de desistência. “Academia sem água não dá.”

Esse é um item sugerido para estar no seu pensamento diário como gestor de academias. O que você va fazer?

Concorrência

Ok, você deve saber bem o que é isso. Afinal você deve dividir o bairro e a região com ao menos um concorrente.

mercado fitness 2015

Tá preparado para a porrada? (Fonte: Shutterstock)

E muitas vezes ela é a tão temida low cost. A concorrência não vai parar, e ela está cada vez mais preparada para entrar no seu bairro ou até mesmo na sua rua. Por isso é importante você ter a segurança de saber que o serviço que você presta é algo de valor para o cliente. Isso fará com que a retenção dos alunos seja um diferencial. Está cada vez mais difícil contratar bons professores, educadores físicos e é ainda mais crítico contratar gestores que conheçam do ramo, por isso tenha o foco total no cliente. As grandes redes vão continuar em expansão, não dá para frear isso. Preocupe-se, antes de tudo, com a gestão da sua academia.

Vale aqui um pouco da experiência que tenho: a low cost não é somente como o próprio nome diz, uma academia de baixo custo somente, mas sim um modelo de gestão e serviço com diversas características que vão além do preço. Não tente replicar algo que não conhece. Um ponto que acho válido citar é que nos últimos 5 anos o número de academias cresceu cerca de 133% e com isso surgiram muitos modelos diferentes, modalidades diferentes e abriu mercado para bons gestores mostrarem que a oportunidade que existe no Brasil é real.

Tecnologia

O mundo está conectado. Não dá para fechar os olhos para o avanço da tecnologia e da inovação.

evo mobile

O Evo Mobile leva sua academia para a casa do aluno. Branding direcionado. (Foto: reprodução W12)

O aluno está entrando na academia, conectado com um celular e a coisa vai avançar rapidamente para questões como: professores (também conectados), catracas, mensalidades e até equipamentos online (esteiras tecnológicas). É a inovação no mercado fitness. O ponto que quero chamar a atenção é: se o seu aluno já entra conectado a um celular na academia, é hora de usar a inovação a seu favor. Usar essa audiência para levar sua academia para a mobilidade de um celular ou um tablet. Como fazer isso?

Aplicativos

Dê uma olhada no que está acontecendo com os aplicativos na vida das pessoas. Aplicativos como o Dna PlusMy Fitness PalRunKeeper e o próprio Wiki4fit, fazem parte diariamente da rotina dos alunos. O EVO Mobile (minha indicação) pode ser, além de uma poderosa ferramenta de gestão, uma forma de você aproximar ainda mais o aluno da academia, mesmo quando ele não está presente.

Pagamento

Com o advento do Débito Recorrente para Academias da Vindi/EVO, as academias podem acessar uma tecnologia que era exclusividade de grandes redes. Basta ter o software certo e a orientação certa, para potencializar um dos maiores diferenciais do mundo para academias: a recorrência. Não tomar o limite do aluno (olha a crise!), e ainda assim conseguir ter um argumento de venda forte, é um dos diferenciais das academias inovadoras no Brasil. E o aluno já sabe que esse benefício existe. Se você ainda vende em cheques pré-datados, bom começar a mudar a rota. Esse segmento vai aderir fortemente ao pagamento com cartão de crédito. Não vacile.

Equipamentos

Catracas eletrônicas, esteiras tecnológicas e equipamentos de musculação serão um grande desafio para os gestores de academia. Por um motivo muito sério: o dólar. Como a maioria dos equipamentos é importada, os preços atrelados ao dólar podem ser um obstáculo para a modernização. Outro ponto será o crédito, que pode diminuir, dificultando o financiamento de compra de equipamentos. Mas os alunos já começam a pressionar os donos de academias a manterem salas modernas e climatizadas para a retenção e atração na hora de converter a venda. Tenha em mente que o aluno sabe comparar muito bem as academias quando o assunto é equipamento.

Tendências

2014 foi o ano da consolidação do treinamento funcional de tendência para realidade. Entre outras modalidades.

tendencias mercado fitness

Funcional, Crossfit, Ritmos e Lutas seguirão fortes. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Só para se ter ideia o CORE 360º já tem mais de 22 mil professores certificados. Além das academias abrirem espaço para a modalidade, os espaços de crossfit vieram com tudo nas grandes capitais e outras cidades, o que indica que esse ano será um bom período para o amadurecimento de novas unidades de crossfit em todo país. Há quem diga que cabe um crossfit em cada bairro no Brasil.

Depoimentos de quem entende

Para não ser um texto de uma só visão, chamei alguns dos mais conceituados profissionais e gestores do mercado fitness no Brasil para fortalecer a nossa visão. Separamos uma pergunta rápida: O que você acha que vai acontecer de Positivo e Negativo no Mercado Fitness em 2015?

Marcos Tadeu – Alliance Fitness

Negativo: “aperto financeiro da classe média face ao momento econômico desfavorável do país. Esse aperto combinado com a concorrência das low-cost irá gerar problemas para as academias pequenas e médias”.

Positivo: “Acabou o espaço para amadores. As academias tem de correr ainda mais no caminho da profissionalização total. Isso é bom para os negócios e para os consumidores.”

Carlos Santos (Carlinhos) – Academia Califórnia 

Negativo: “Acredito que o impacto negativo vai ser muito mais interno do que externo. O que quero dizer com isso? Vejo que o profissionalismo na operação do negócio vai ser o maior monstro a ser enfrentado pelos empresários deste segmento. Vejo algumas pessoas dizendo que o mercado não esta aquecido como antes e ao mesmo tempo vejo outros acreditando. Abrindo novas unidades, ou seja, sempre vamos ter os otimistas e os pessimistas, mas acredito que neste momento necessitamos dos empresários atitudinais, aqueles que fazem acontecer!

Positivo: “Vejo as pessoas mais exigentes com relação a profissionais, estrutura e gestão por parte das academias, e isso é muito bom para quem trabalha sério, pois é possível assim cobrar o valor justo pelo que você oferece pois a percepção de valor do cliente passa a ficar mais aguçada. Com economia boa ou não, minha obrigação é fazer acontecer!”

Tiago Torres – Academia Esporte Concentração

Negativo: a exposição que o Fitness e o mundo saudável tem a cada dia maior em tv e meios de comunicações.

Positivo: instabilidade e incertezas do Brasil no nível econômico que vai fazer a população se retrair em consumo.

Cris Santos – BrainFit

Negativo: “Capital humano: falta de pessoas qualificadas para atuarem nas academias e em todos os setores (ginástica, musculação, gestão e vendas). Processos: as academias (ou pelo menos muitas delas) ainda são resistentes em investir nas pessoas e nos processos internos. Isso significa que: quem não tem um site, um gestor para cada área da academia (técnica e comercial pelo menos) e um planejamento, poderá correr muitos riscos de ver seu negócio sucumbir este ano.”

Positivo: “Para quem estiver bem preparado, será um excelente momento para investir em marketing para academia, mídias sociais que possibilitem maior visibilidade, pois o mercado estará interessado em empresas que demonstrem sua capacidade de manter seu negócio saudável e competitivo. Para o setor de consultoria, recolocação profissional e coaching haverá muita oportunidade e será um bom momento para o crescimento e expansão.”

Os professores, que são grandes formadores de opinião nesse mercado, mantém a preferência nos programas da Body Systems, que já ministrou mais de 82.000 treinamentos e já certificou mais de 37.000 professores, e segue forte em suas modalidades. Danças como ZumbaSh’Bam caíram no gosto das alunas de tal forma que também são ditatoriais na escolha da academia. E olhe com muito foco para a luta. Tem uma tendência de crescimento ainda maior dessa modalidade para esse ano. Basta olhar para o crescimento da Team Nogueira no Brasil com quase 40 academias. Os espaços voltados a pilates mantêm um crescimento linear (a personalização pode ser um grande caminho para alguns gestores).

E tem mais, a SBPT – Sociedade Brasileira de Personal Trainers divulgou que no Brasil existem 85.000 personal trainers.

btn-como-conquistar-novos-alunos-reestruturando-a-estrategia-da-sua-academia

Mercado

Hoje existem cerca de 21 mil academias registradas no Brasil (estima-se que existam algo em torno de 24 mil), que geram cerca de 320 mil empregos formais.

mercado fitness

Oportunidades e Riscos são os maiores desafios dos gestores. (Foto: Shutterstock)

Mas esse é o principal ponto para que os investidores e empreendedores mirem o mercado fitness e o potencial dele. Só de olhar para os indicadores, o negócio fitness se torna atrativo do ponto de vista de investimento. É simples analisar: apenas 3% da população brasileira frequenta academias.

mercado fitness

Mas esse é o principal ponto para que os investidores e empreendedores mirem o mercado fitness e o potencial dele. Só de olhar para os indicadores, o negócio fitness se torna atrativo do ponto de vista de investimento. É simples analisar: apenas 3% da população brasileira frequenta academias.

Gestão

“Não confunda hobby com trabalho”. Assunto sério.

gestao fitness

Gestão. É sangue, suor e lágrimas. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Começo com essa mensagem, pois tenho visto um número grande de gente interessada em abrir uma academia, achando que por si só é uma grande chance de ganhar dinheiro. Não é bem assim. Uma academia de sucesso, que gera lucro, é fruto de uma gestão qualificada. E para isso, diversos fatores são importantes para se chegar nesse nível. O nível de profissionalização ainda é baixo e a mão de obra verdadeiramente qualificada é cada vez mais rara. Sendo assim, cuidado ao achar que grandes redes como o grupo Bio Ritmo/Smart Fit crescendo, é sinal de que academia seja um negócio milagroso do ponto de vista financeiro para quem não é do ramo.

Gestão Profissional

Ter gente boa é o segredo para qualquer negócio. Por melhor que seja a consultoria que você contrate para a gestão da sua academia, de vendas e até financeira, olhe para sua equipe e analise se você tem um bom time. Garanta que você tenha o melhor time: de vendas, time técnico e até os atendentes. Não tem segredo aqui. E outra coisa que venho constantemente acompanhando é ausência do dono da academia na gestão, atenção a esse ponto. Terceirizar a gestão nesse caso é um erro.

Gestão Tecnológica

Se você controla as finanças numa agenda e ainda faz a gestão dos alunos num caderno: prepare seu currículo, você vai voltar a dar aula. Esse novo movimento fitness, não permite a exclusão tecnológica da academia. O gestor deve estar pronto para acompanhar indicadores (financeiros, retenção, vendas e etc). O grande segredo para crescer nesse segmento é basicamente: quantos alunos renovam planos x quantos alunos se matriculam. Sem uma gestão tecnológica você também não vai conseguir cobrar equipes, controlar comunicações com clientes, ter uma catraca que funcione e sua vida vai ser apenas um rascunho de um dono de academia. Saiba aqui como um software de academia pode profissionalizar sua gestão.

Pergunte-se agora: estou pronto?

Quem viver e sobreviver, verá.

btn-como-conquistar-novos-alunos-reestruturando-a-estrategia-da-sua-academia

Fontes: Sebrae, IHRSA, Alliance Fitness, Fitseven, Educação Física, Educação Fitness e outras mais de 100 visitas a academias que fizemos em 2013/2014.

Gostou do post? Compartilhe!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies