Talvez esta não seja uma palavra tão nova no seu vocabulário e que volta em meia você escute em meio a conversas que envolvam o e-commerce e empresas de pagamento do Brasil. Embora haja muita confusão entre Gateway de Pagamento e Intermediários de Pagamentos, vale destacar que ambos os termos são totalmente diferentes. O surgimento de gateways de pagamento no Brasil esteve focado, inicialmente, na redução de tempo e custos dos processos de desenvolvimento e operações de transações financeiras.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor.

Gateways de Pagamento no Brasil

Os gateways são plataformas que funcionam basicamente como terminais de cartão de crédito, já que mantém uma interface direta com os adquirentes, que são as empresas responsáveis por todo o processo de captura, transmissão e armazenamento dos dados dos cartões de crédito de clientes. Elas facilitam o processo de liquidez financeira, além de se comunicarem diretamente com as bandeiras dos cartões.

Alguns adquirentes:  Redecard, Cielo, Getnet, Elavon, GlobalPayments, First Data e Stone.

Algumas bandeiras: Visa, Mastercard, Hipercard, Diners Club e Amex.

Como ocorre o fluxo de comunicação

Clientes, comerciantes e bancos mantêm uma interface de comunicação por meio de Gateways. Empresas que trabalham com comércio digital e processam transações com cartão de crédito são grandes aliadas da plataforma. Quando o consumidor envia os dados do cartão de crédito, essas informações são codificadas e posteriormente transmitidas pelo Gateway. Mas o processo não acaba aí. O Gateway envia toda a informação para o respectivo banco do cliente, para que realmente seja confirmado se o cartão é válido e se existem fundos para cobrir o valor da compra. Caso tudo esteja correto, a aprovação é instantânea. Veja a figura e visualize melhor este fluxo de comunicação.

gateway de pagamento

Algumas funcionalidades e vantagens dos gateways

Uma das principais funcionalidades dos Gateways de pagamento é a possibilidade do lojista e banco construírem um histórico de relacionamento, uma vez que as operações são feitas diretamente com os adquirentes. Ou seja, o pagamento é realizado diretamente na conta do lojista. Outra grande possibilidade que o gateway oferece ao comerciário, é o pagamento com a utilização dos mais variados cartões, tanto nacionais como internacionais. Ao contrário do que acontece com outras plataformas, o gateway não direciona o cliente que está comprando numa loja virtual para outra janela.

Gateway de pagamento ou uma Plataforma de Pagamento?

Algumas empresas nos perguntam qual nosso diferencial em detrimento a um gateway de pagamento. Explicando melhor: a Vindi é uma plataforma que entrega uma infraestrutura completa de meios de pagamento: cartões de crédito, boletos e débito em conta. Além disso, a plataforma tem integrados: bancos, adquirentes, sub-adquirentes e soluções para que empresas façam uma única integração e não onerem o tempo das equipes de desenvolvimento. Através de uma única API, lojistas podem absorver:

  • Gateway de pagamento;
  • Antifraude;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Módulo de assinaturas;
  • Retentativas automáticas;
  • Multi adquirência;
  • Emissão de boletos;
  • Débito em conta;
  • e mais de 30 funcionalidades.

Se a escolha for integrar um gateway de pagamento, o benefício principal será o motivo transacional.

Seguem abaixo alguns exemplos de gateways de pagamento no Brasil. Confira!

Braspag

Integrante do grupo Cielo desde 2011, a Braspag continua com suas soluções de pagamento para e-commerce. A empresa trabalha no desenvolvimento de gateway de pagamentos (ou pagadores), tokenização, sistema antifraude, checkout, conciliação. Diversas formas de pagamento são disponibilizadas, como: cartão de crédito (todas as bandeiras), boleto online, internet banking, boleto bancários, entre tantos outros. Embora inicialmente tenha sido criada para conciliar pedidos e pagamentos no comércio virtual, atualmente ela atua, principalmente, para a conciliação multicanal.

MundiPagg

A empresa é muito parecida com a Braspag, mas as coincidências vão muito além do nome. A Mundipagg é um gateway de pagamento que surge como uma ferramenta especializada em processamento de pagamentos online. O que ela faz? A empresa é atualmente administrada por seus antigos donos e criadores da Braspag, que foi vendida ao Grupo Silvio Santos em 2009 e, depois, repassada à empresa Cielo.

Adyen

Os serviços da Adyen se estendem a qualquer lugar do mundo através de uma plataforma global única. A empresa permite que empresas aceitem pagamento em qualquer local do mundo nos mais diversos canais de vendas, seja ponto de venda, mobile ou online. A plataforma permite processar mais de 250 diferentes meios de pagamento, atendendo mais de 3.500 empresas.

MaxiPago!

Considerado um dos primeiros gateways de pagamentos da América Latina, a MaxiPago! foi fundada em 2001 e em 2014 vendida para a Rede, antiga Redecard. É uma empresa brasileira que trabalha com tecnologia americana adaptada para uso na América Latina. A plataforma é capaz de realizar 4 mil transações por segundo, suportando pagamentos locais no Chile, México, Brasil e Colômbia.

Ipagare

É responsável pelo recebimento dos pagamentos de clientes e repasse para as administradoras de cartões de crédito. O foco do Ipagare são pequenas e médias empresas de e-commerce. O gateway de pagamento oferecido vai ao encontro do desejo do empresário em vender mais com a possibilidade de um pagamento facilitado. A plataforma também se vale da ClearSale, garantindo que todo o processo de vendas seja acompanhado.

Digital River

Uma das companhias de e-commerce mais antigas, a Digital River foi fundada em 1994 e desde então vem construindo uma sólida história no mercado digital. Os serviços da empresa se entendem ao e-commerce, pagamentos e marketing. A plataforma oferece o acesso a um gateway de pagamento mais seguro e que pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo, num sistema totalmente otimizado. Faz processamento de transações com mais de 150 moedas em mais de 200 países. A Digital River World Payments possui mais de 190 conexões globais, além do processamento de diversos tipos de cartões e um amplo acesso a diversos métodos de pagamentos.

Uol Pagamentos

O Uol Pagamentos é o resultado da aquisição da BoldCron pelo grupo Uol. Com foco em empresas de aviação áreas, a Uol Pagamento funciona hoje na estrutura da Uol Diveo. A BoldCron é um dos primeiros gateways de pagamento do Brasil, e na aquisição, a maioria dos executivos e funcionários foram absorvidos no momento da venda.

Vindi

A Vindi, é uma plataforma de pagamento, tem um gateway focado em conversão. Com uma certificação PCI Compliance, a Vindi tem uma das melhores integrações do Brasil. Nossa API é pensada na melhor experiência do desenvolvedor e na aplicação dela no desenvolvimento. Além disso, integrações como notas fiscais, retentativas inteligentes e adquirentes diversos, podem ser absorvidos através de uma única integração. O melhor gateway de pagamento do Brasil é Vindi! Veja mais aqui.

melhor api de pagamento

Gostou do post? Já conhecia as funcionalidades dos chamados Gateways? Possui alguma experiência com esta plataforma? Deixe seu comentário nos campos abaixo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies