Planejar a estratégia de frete na Black Friday 2022 é fundamental para aumentar as vendas e os resultados. Confira as dicas que preparamos e veja como aplicar no seu negócio!
Você provavelmente já sabe, mas a gente precisa dizer assim mesmo: o frete é o principal motivo de desistência nas compras online.
Um frete caro pode gerar muitos carrinhos abandonados, mesmo que você ofereça um mega desconto nos produtos.
E o seu negócio está preparado para esse evento?
Se a sua resposta foi “não”, não se preocupe! Vamos te ajudar a resolver isto.
Neste artigo, você vai aprender a criar uma estratégia de frete para a Black Friday 2022 e evitar experiências negativas no seu negócio. Boa leitura!
A importância do frete na Black Friday 2022
Durante a Black Friday, quem compra na internet quer encontrar ótimos preços e fazer bons negócios.
De acordo com a pesquisa da Behup, na Black Friday 2021 os principais motivos para a compra foram:
- Frete grátis: 51%
- Desconto acima de 50%: 37%
- Entrega rápida: 23%
- Pagamento flexível: 16%
- Adiantar as compras de Natal: 13%
Percebeu como o frete foi protagonista na Black Friday 2021?
Portanto, se você pretende aproveitar a Black Friday 2022 para aumentar as vendas da sua loja virtual, é indispensável que o frete seja seu aliado.
Afinal, ninguém quer pagar um frete mais caro que o produto ou receber os pedidos só na Copa do Mundo 2026, hein?
Mas, então, como acertar no frete da Black Friday 2022? A gente te mostra!
Frete na Black Friday: 5 dicas para aplicar na sua estratégia
Ok! Você já sabe que o frete impacta na decisão de compra. Mas o que fazer para que esse impacto seja positivo?
Para te ajudar nessa missão, trouxemos 5 dicas para você aplicar na sua estratégia de frete e bombar as vendas na Black Friday 2022. Confira!
1. Estude a possibilidade de oferecer frete grátis
O frete grátis é uma tendência que impulsiona as vendas durante o período da Black Friday.
Dados da Neotrust revelaram que na Black Friday 2021 o frete grátis fez parte de 66% dos pedidos. Já os envios pagos tiveram uma redução de 8%, com preço médio de R$20.
Apesar de parecer algo que só os gigantes do e-commerce podem oferecer, essa é uma estratégia bem mais simples do que se imagina e pode ser colocada em prática até por pequenos lojistas.
Mas como posso oferecer grátis sem comprometer os meus ganhos?
Uma boa forma de oferecer frete grátis é fazendo promoções pensadas a partir do ticket médio da sua empresa.
Para isso, é preciso acompanhar seu histórico de vendas para entender quanto seus clientes costumam gastar.
Digamos que o ticket médio do seu negócio é R$ 100. Uma sugestão é oferecer frete grátis em carrinhos com valor mínimo de R$ 250, por exemplo. E para essa estratégia não afetar a sua margem de lucro, o frete grátis valeria apenas para regiões próximas da sua loja.
Mas tenha cuidado! Antes de adotar essa ação, avalie se ela é viável e está na realidade do seu negócio.
2 – Ofereça diferentes opções de entrega
Uma coisa é certa, algumas pessoas querem que o pedido chegue o mais rápido possível. Outras preferem pagar menos pelo frete e aguardar mais tempo para receber o pedido.
Acontece que o prazo de entrega não pode ser muito longo, já que aproveitam o período da Black Friday para comprar presentes de fim de ano.
Quanto mais opções de entrega você oferecer, melhor para a reputação do seu negócio.
Sendo assim, ofereça diferente opções de entrega e até mesmo entregas expressas, se você quer conquistar a fatia de clientes que deseja receber rapidamente as encomendas.
Entregas atrasadas podem gerar graves reclamações, inclusive nas redes sociais e em sites específicos, como o Reclame Aqui.
3 – Envie o código de rastreio para o cliente
Outra facilidade para oferecer nessa Black Friday 2022 é enviar o código de rastreio das encomendas para quem comprou na sua loja. Isso ajuda a:
- Reduzir a ansiedade de clientes
- Construir a reputação digital da sua loja virtual
- Proporcionar soluções rápidas em situações atípicas
- Evitar reentregas
Além disso, o rastreio de encomendas também traz benefícios para lojistas, que conseguem controlar melhor situações atípicas.
Por exemplo, quando acontece algum imprevisto na entrega, como atrasos, a loja consegue adotar uma postura proativa para resolver o problema.
4 – Facilite a logística reversa do seu negócio
Trocas e devoluções são bem comuns no e-commerce, e podem ser ainda mais frequentes no período da Black Friday 2022.
O segredo para ter uma Black Friday de sucesso é não dificultar a vida de quem compra na sua loja na hora de fazer trocas ou devolução.
Portanto, defina regras claras para essas situações. Isso proporciona mais segurança para consumidores na hora de fechar uma compra.
Uma dica valiosa é avaliar quais produtos podem ter maiores chances de devoluções e trabalhar com prazos ou condições diferenciadas para garantir maior eficiência na operação de logística reversa.
No caso de alguns produtos, vale mais a pena reembolsar o cliente mesmo sem seu retorno, pois o frete de retorno pode sair mais caro que o produto.
É importante lembrar que esse é um direito do cliente, garantido por lei, ok?
5 – Conte com a tecnologia para fazer a gestão de frete da sua loja virtual
Como você viu, a estratégia de frete do seu negócio pode ser decisiva para o sucesso da sua Black Friday 2022.
Além de preços e prazos interessantes, é importante que você ofereça benefícios que diferenciem a sua loja da concorrência.
Mas tudo isso parece complicado, não é mesmo? E realmente é, se você ainda não usa a tecnologia.
Nessas horas, contar com uma plataforma logística de frete é a melhor solução.
Uma dessas plataformas é o Melhor Envio, que oferece cotação e geração de fretes com diferentes transportadoras, inclusive Correios. Assim, você pode comparar preços e prazos de e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.
Saiba como criar uma estratégia de frete para e-commerce no vídeo abaixo:
Dica extra – Simplifique os meios pagamentos
Muitas pessoas ainda têm desconfiança de colocar dados bancários na internet. E com isso, os meios de pagamentos se tornam decisivos ou impeditivos na hora da compra.
Quanto mais opções de pagamento, maiores as chances de venda e de sucesso na sua Black Friday 2022, como boleto bancário e pagamento com mais de um cartão de crédito.
Uma forma de disponibilizar diversos meios de pagamentos de maneira simples e segura é contratando uma intermediária de pagamentos que concentra tudo isso em um lugar só, como a Vindi, que possui fácil integração com sites e plataformas de e-commerce.
O que achou das dicas para a Black Friday 2022?
A Black Friday 2022 é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua loja virtual e tudo o que você precisa fazer é colocar em prática as dicas desse artigo.
Ah, e não se esqueça, as estratégias e os cuidados com o frete da sua empresa devem acontecer durante o ano todo, não somente em datas especiais, como a Black Friday.
Aproveite esse conhecimento e boas vendas!