Nos últimos anos, problemas como pagamento de contas, gestão de finanças e investimentos, transferências bancárias internacionais e empréstimos para pequenas empresas vêm ganhando soluções que antes eram inimagináveis. Dezenas de startups financeiras – também conhecidas como Fintech – estão criando produtos inovadores e tornando as transações financeiras mais rápidas e baratas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, o investimento global em Fintech triplicou nos últimos cinco anos, passando de menos de US$ 930 milhões para mais de US$ 2,97 bilhões.

Vamos conhecer algumas startups do segmento financeiro (fintechs brasileiras) que estão transformado o mercado brasileiro? Segue uma lista que preparamos, excluindo a própria Vindi.

Conta Azul

O ContaAzul é um sistema completo de gestão online para micro e pequenas empresas que oferece ferramentas para o controle de vendas e estoques e permite a emissão de notas fiscais eletrônicas sem qualquer complicação. Hoje, a empresa conta com mais de dez mil clientes e recebeu investimentos de vários programas de aceleração, como 500 Startups, Monashees, Ribbit e Napkn.

Nubank

O Nubank é uma alternativa para brasileiros que buscam a conveniência de uma interface totalmente digital para administrar seus gastos. Ele oferece um cartão de crédito MasterCard Platinum internacional sem nenhuma tarifa ou anuidade e com as menores taxas de juros do mercado, que pode ser gerido através de um aplicativo mobile.

ZeroPaper

A ZeroPaper desenvolveu um software de gestão financeira empresarial baseado na nuvem, que é voltado para profissionais liberais, autônomos e empreendedores individuais. O produto elimina as planilhas tradicionais, além de oferecer educação financeira para quem o utiliza. A empresa tem uma base de 45 mil usuários e vê um potencial mercado de 27 milhões de clientes.

Vindi

Difícil falar de nós mesmos, mas vale a citação por termos a característica de uma fintech brasileira com foco em cobrança recorrente, pagamentos online e emissão de faturas. Através da Vindi, as empresas podem também emitir notas fiscais, conciliar boletos, enviar notificações de cobranças e reduzir inadimplência através de uma série de ferramenta de notificações.

 

Intoo

A Intoo é desenvolvedora de uma plataforma online B2B que funciona como uma intermediadora e permite fazer a cotação de crédito em inúmeras instituições financeiras. Ela é uma ótima solução para aquelas pequenas e médias empresas que estão em busca de um financiamento.

Guia Bolso

O GuiaBolso é uma ferramenta online e gratuita que auxilia a gestão financeira de quem deseja tomar melhores decisões econômicas e “sair do vermelho”. O seu uso pode gerar uma economia de até 10% nos gastos mensais, segundo usuários. Em novembro de 2014, o GuiaBolso era o app da plataforma iOS mais baixado do Brasil, com mais de 220 mil usuários.

Extrato Certo

O Extrato Certo é um sistema SaaS que concilia a automação comercial no PDV com o extrato eletrônico dos adquirentes. Com ele, a empresa consegue controlar todas as transações realizadas em tempo real e responder as questões que impactam diretamente o seu faturamento, o que contribui para uma tomada de decisão com maior chance de sucesso.

Nibo

O Nibo é uma plataforma online que oferece aos empresários um sistema simples de gestão financeira e relacionamento com clientes. Em 2014, ela lançou uma nova interface para contadores, que tem como objetivo reduzir o tempo de transmissão de dados financeiros e a burocracia tributária e aumentar a produtividade dos profissionais. Hoje, mais de 300 escritórios de contabilidade já usam a ferramenta.

Broota

A Broota é uma plataforma online de investimentos coletivos que une empreendedores, mentores e investidores. Ela é a primeira empresa da América Latina que segue o modelo equity crowdfunding (investimento coletivo para micro e pequenas empresas), visando democratizar o acesso ao capital semente e o investimento em Startups.

Magnetis

A Magnetis compartilha a visão de que investir não é complicado. Usando tecnologia de ponta e a experiência financeira da sua equipe, ela monta o melhor plano para o investidor que o ajuda a maximizar seus ganhos e atingir objetivos a longo prazo.

Nfe.io

A Nfe-io é uma startup que resolve todos os problemas relacionados à emissão de notas fiscais. Através da integração de uma plataforma SaaS, ele permite que a empresa elimine o erro humano e economize tempo e dinheiro.

Catarse.me

O Catarse é a primeira plataforma de financiamento colaborativo do Brasil que conta com uma rede enorme de parceiros comerciais e não-comerciais que viabilizam projetos dentro do site. Seus criadores acreditam que a diversidade, a convivência harmoniosa de visões de mundo e um maior diálogo entre diferentes redes podem potencializar o crowdfunding no nosso país.

Concil

A Concil é especializada em inteligência de conciliação bancária e de cartão de crédito e débito. Com sua solução, as pequenas e médias empresas conseguem ter a visão necessária do fluxo de caixa em um painel simples, deixando a gestão da cadeia de pagamentos totalmente transparente. Hoje, ela reúne uma carteira com mais de 3 mil estabelecimentos usuários de sua solução.

Konduto

A Konduto é uma plataforma lançada em 2014 que oferece um serviço de análise de fraude para lojas virtuais. Sua missão é detectar as fraudes antes que elas ocorram e geram prejuízos aos lojistas, tendo como base o comportamento de compra do usuário para determinar o risco de um pedido ser fraudulento.

boletos

Você usa as soluções de alguma dessas startups? Então conte-nos como foi sua experiência com elas nos comentários!

Você vai gostar também

Débito em conta corrente: por que os bancos estão ... Nós temos tido algumas discussões importantes com alguns clientes solicitando a modalidade de débito em conta corrente. Por isso, decidimos escrever u...
Stefanini apoia inovação em programa de parceria c... A Stefanini, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, presente em 32 países, anunciou mês passado uma parceria com startups brasileiras para f...
Nós não vamos parar! Chegando o fim do ano, coisa comum é relaxarmos, no bom sentido. Parece que o mercado inteiro começa a pisar no freio e deixar a rotina ser levada pel...
Vindi no Vale do Silício A Vindi vai para o Vale do Silício. O cofundador e CEO Rodrigo Dantas, foi escolhido como um dos 13 empreendedores brasileiros de Alto Impacto no país...