Nos últimos anos, problemas como pagamento de contas, gestão de finanças e investimentos, transferências bancárias internacionais e empréstimos para pequenas empresas vêm ganhando soluções que antes eram inimagináveis. Dezenas de startups financeiras – também conhecidas como Fintech – estão criando produtos inovadores e tornando as transações financeiras mais rápidas e baratas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, o investimento global em Fintech triplicou nos últimos cinco anos, passando de menos de US$ 930 milhões para mais de US$ 2,97 bilhões.

Vamos conhecer algumas startups do segmento financeiro (fintechs brasileiras) que estão transformado o mercado brasileiro? Segue uma lista que preparamos, excluindo a própria Vindi.

Conta Azul

O ContaAzul é um sistema completo de gestão online para micro e pequenas empresas que oferece ferramentas para o controle de vendas e estoques e permite a emissão de notas fiscais eletrônicas sem qualquer complicação. Hoje, a empresa conta com mais de dez mil clientes e recebeu investimentos de vários programas de aceleração, como 500 Startups, Monashees, Ribbit e Napkn.

Nubank

O Nubank é uma alternativa para brasileiros que buscam a conveniência de uma interface totalmente digital para administrar seus gastos. Ele oferece um cartão de crédito MasterCard Platinum internacional sem nenhuma tarifa ou anuidade e com as menores taxas de juros do mercado, que pode ser gerido através de um aplicativo mobile.

ZeroPaper

A ZeroPaper desenvolveu um software de gestão financeira empresarial baseado na nuvem, que é voltado para profissionais liberais, autônomos e empreendedores individuais. O produto elimina as planilhas tradicionais, além de oferecer educação financeira para quem o utiliza. A empresa tem uma base de 45 mil usuários e vê um potencial mercado de 27 milhões de clientes.

Vindi

Difícil falar de nós mesmos, mas vale a citação por termos a característica de uma fintech brasileira com foco em cobrança recorrente, pagamentos online e emissão de faturas. Através da Vindi, as empresas podem também emitir notas fiscais, conciliar boletos, enviar notificações de cobranças e reduzir inadimplência através de uma série de ferramenta de notificações.

 

Intoo

A Intoo é desenvolvedora de uma plataforma online B2B que funciona como uma intermediadora e permite fazer a cotação de crédito em inúmeras instituições financeiras. Ela é uma ótima solução para aquelas pequenas e médias empresas que estão em busca de um financiamento.

Guia Bolso

O GuiaBolso é uma ferramenta online e gratuita que auxilia a gestão financeira de quem deseja tomar melhores decisões econômicas e “sair do vermelho”. O seu uso pode gerar uma economia de até 10% nos gastos mensais, segundo usuários. Em novembro de 2014, o GuiaBolso era o app da plataforma iOS mais baixado do Brasil, com mais de 220 mil usuários.

Extrato Certo

O Extrato Certo é um sistema SaaS que concilia a automação comercial no PDV com o extrato eletrônico dos adquirentes. Com ele, a empresa consegue controlar todas as transações realizadas em tempo real e responder as questões que impactam diretamente o seu faturamento, o que contribui para uma tomada de decisão com maior chance de sucesso.

Nibo

O Nibo é uma plataforma online que oferece aos empresários um sistema simples de gestão financeira e relacionamento com clientes. Em 2014, ela lançou uma nova interface para contadores, que tem como objetivo reduzir o tempo de transmissão de dados financeiros e a burocracia tributária e aumentar a produtividade dos profissionais. Hoje, mais de 300 escritórios de contabilidade já usam a ferramenta.

Broota

A Broota é uma plataforma online de investimentos coletivos que une empreendedores, mentores e investidores. Ela é a primeira empresa da América Latina que segue o modelo equity crowdfunding (investimento coletivo para micro e pequenas empresas), visando democratizar o acesso ao capital semente e o investimento em Startups.

Magnetis

A Magnetis compartilha a visão de que investir não é complicado. Usando tecnologia de ponta e a experiência financeira da sua equipe, ela monta o melhor plano para o investidor que o ajuda a maximizar seus ganhos e atingir objetivos a longo prazo.

Nfe.io

A Nfe-io é uma startup que resolve todos os problemas relacionados à emissão de notas fiscais. Através da integração de uma plataforma SaaS, ele permite que a empresa elimine o erro humano e economize tempo e dinheiro.

Catarse.me

O Catarse é a primeira plataforma de financiamento colaborativo do Brasil que conta com uma rede enorme de parceiros comerciais e não-comerciais que viabilizam projetos dentro do site. Seus criadores acreditam que a diversidade, a convivência harmoniosa de visões de mundo e um maior diálogo entre diferentes redes podem potencializar o crowdfunding no nosso país.

Concil

A Concil é especializada em inteligência de conciliação bancária e de cartão de crédito e débito. Com sua solução, as pequenas e médias empresas conseguem ter a visão necessária do fluxo de caixa em um painel simples, deixando a gestão da cadeia de pagamentos totalmente transparente. Hoje, ela reúne uma carteira com mais de 3 mil estabelecimentos usuários de sua solução.

Konduto

A Konduto é uma plataforma lançada em 2014 que oferece um serviço de análise de fraude para lojas virtuais. Sua missão é detectar as fraudes antes que elas ocorram e geram prejuízos aos lojistas, tendo como base o comportamento de compra do usuário para determinar o risco de um pedido ser fraudulento.

boletos

Você usa as soluções de alguma dessas startups? Então conte-nos como foi sua experiência com elas nos comentários!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies