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Em momentos de crise, é importante aumentar a eficiência dos processos empresariais para evitar fraudes. São preocupações que atingem todos os setores e portes de empresa, como clubes, condomínios, escolas, editoras, institutos de treinamentos, estacionamentos, hospedagem, seguros, setor de serviços, plano de saúde, e-commerce, dentre outros.

Melhorar a forma de faturamento com cobranças recorrentes e automáticas, aprimorar o controle de clientes (alunos, mensalistas ou planos), reduzir o índice de cancelamento ou abandono, bem como o da inadimplência, são alternativas importantes que podem ser mais efetivas quando são adotadas ferramentas especializadas em gestão de pagamento.

1. Conheça as principais ferramentas

No Brasil, a Konduto (https://www.konduto.com/) possui os recursos de processamento para analisar como os clientes navegam na Internet e suas intenções de compra em sites de comércio virtual. Utiliza algoritmo com aprendizagem automática para identificar fraudes e consegue identificar transações suspeitas para que sejam tomadas as devidas decisões gerenciais. Possui também integração simples por meio de sua API REST, que utiliza as bibliotecas em PHP, Java, .NET e JavaScript.

Uma vez integrada, quando um cliente entra no site da empresa, a ferramenta consegue saber de onde ele veio (redes sociais, ferramentas de busca, link em e-mail, anúncios e outros), monitora como ele utiliza o sistema para entender o que estão procurando e se há segundas intenções. Quando se faz uma compra, o site envia todos as informações para a Konduto para saber mais sobre esse comprador. Neste momento, são analisados o comportamento de navegação do cliente, seus dados de Identificação da Máquina (ID), geolocalização, análise de redes sociais (ARS), detecção de proxy e contadores de velocidade. A resposta sobre a possibilidade de a compra ser fraudulenta e as recomendações sobre o que fazer são dadas em tempo real. A empresa revisa os pedidos pendentes para que possa tomar uma decisão. Ao longo do processo, o sistema continua aprendendo (learning machine) ao procurar novos padrões de comportamento para detectar as fraudes do e-commerce antes que elas aconteçam.

Existem outras ferramentas com o mesmo propósito, como a Clearsale, que possui soluções para e-commerce, telecom e para o segmento financeiro para emissão indevida de cartões, e a FControl, integrante do PayU Group, que utiliza a tecnologia de redes neurais, metodologia de inteligência artificial, para análise de riscos. Outro exemplo é a norte americana Sift Science, que também utiliza recursos inteligentes para evitar chargeback e contas de usuários falsos.

2. Escolha a melhor

A decisão pela melhor ferramenta deve ser baseada no que ela oferece de dados para que a análise gerencial seja eficaz e também na facilidade de integração com as soluções tecnológicas já adotadas pela empresa, seja de e-commerce ou de gestão financeira. Afinal, fraudes podem acontecer a qualquer hora, ser de qualquer tamanho e forma. Com certeza, é um problema que deve ser evitado.

O primeiro passo é identificar se a gestão financeira atual possui falhas. O segundo, identificar quais são os pontos fracos. Caso eles sejam relacionados aos problemas de pagamento recorrente, controle de clientes ou Churn Rate, é possível que a solução seja a inovação tecnológica. Optar pela automação de processos como a alternativa mais eficiente para melhorar a gestão do tempo e evitar perdas financeiras.

Faça contato com as empresas que oferecem os recursos que mais atendam seu negócio, peça orçamento e analise suas tarifas. Teste em suas plataforma! A maioria oferece um período trial para que testes possam ser realizados. Somente a partir deste ponto que deve-se aderir à alguma em específico.

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Para integrar o sistema antifraude com uma plataforma de gestão de pagamento recorrente visite o site da Vindi.

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