Em momentos de crise, é importante aumentar a eficiência dos processos empresariais para evitar fraudes. São preocupações que atingem todos os setores e portes de empresa, como clubes, condomínios, escolas, editoras, institutos de treinamentos, estacionamentos, hospedagem, seguros, setor de serviços, plano de saúde, e-commerce, dentre outros.

Melhorar a forma de faturamento com cobranças recorrentes e automáticas, aprimorar o controle de clientes (alunos, mensalistas ou planos), reduzir o índice de cancelamento ou abandono, bem como o da inadimplência, são alternativas importantes que podem ser mais efetivas quando são adotadas ferramentas especializadas em gestão de pagamento.

1. Conheça as principais ferramentas

No Brasil, a Konduto (https://www.konduto.com/) possui os recursos de processamento para analisar como os clientes navegam na Internet e suas intenções de compra em sites de comércio virtual. Utiliza algoritmo com aprendizagem automática para identificar fraudes e consegue identificar transações suspeitas para que sejam tomadas as devidas decisões gerenciais. Possui também integração simples por meio de sua API REST, que utiliza as bibliotecas em PHP, Java, .NET e JavaScript.

Uma vez integrada, quando um cliente entra no site da empresa, a ferramenta consegue saber de onde ele veio (redes sociais, ferramentas de busca, link em e-mail, anúncios e outros), monitora como ele utiliza o sistema para entender o que estão procurando e se há segundas intenções. Quando se faz uma compra, o site envia todos as informações para a Konduto para saber mais sobre esse comprador. Neste momento, são analisados o comportamento de navegação do cliente, seus dados de Identificação da Máquina (ID), geolocalização, análise de redes sociais (ARS), detecção de proxy e contadores de velocidade. A resposta sobre a possibilidade de a compra ser fraudulenta e as recomendações sobre o que fazer são dadas em tempo real. A empresa revisa os pedidos pendentes para que possa tomar uma decisão. Ao longo do processo, o sistema continua aprendendo (learning machine) ao procurar novos padrões de comportamento para detectar as fraudes do e-commerce antes que elas aconteçam.

Existem outras ferramentas com o mesmo propósito, como a Clearsale, que possui soluções para e-commerce, telecom e para o segmento financeiro para emissão indevida de cartões, e a FControl, integrante do PayU Group, que utiliza a tecnologia de redes neurais, metodologia de inteligência artificial, para análise de riscos. Outro exemplo é a norte americana Sift Science, que também utiliza recursos inteligentes para evitar chargeback e contas de usuários falsos.

2. Escolha a melhor

A decisão pela melhor ferramenta deve ser baseada no que ela oferece de dados para que a análise gerencial seja eficaz e também na facilidade de integração com as soluções tecnológicas já adotadas pela empresa, seja de e-commerce ou de gestão financeira. Afinal, fraudes podem acontecer a qualquer hora, ser de qualquer tamanho e forma. Com certeza, é um problema que deve ser evitado.

O primeiro passo é identificar se a gestão financeira atual possui falhas. O segundo, identificar quais são os pontos fracos. Caso eles sejam relacionados aos problemas de pagamento recorrente, controle de clientes ou Churn Rate, é possível que a solução seja a inovação tecnológica. Optar pela automação de processos como a alternativa mais eficiente para melhorar a gestão do tempo e evitar perdas financeiras.

Faça contato com as empresas que oferecem os recursos que mais atendam seu negócio, peça orçamento e analise suas tarifas. Teste em suas plataforma! A maioria oferece um período trial para que testes possam ser realizados. Somente a partir deste ponto que deve-se aderir à alguma em específico.

melhor api de pagamento

Para integrar o sistema antifraude com uma plataforma de gestão de pagamento recorrente visite o site da Vindi.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies