Você, que adora devorar os ótimos artigos aqui do blog da Vindi, tem total ideia da mina de ouro que é a recorrência, não é mesmo? Eu também concordo, mas tenho novidade meio chatinha para te contar: você sabia que este modelo de negócio é suscetível à atividade de criminosos cibernéticos? É, mas tem uma boa notícia sobre isso: é muito fácil combater a fraude, e vamos te explicar isso tintim por tintim neste artigo.

“Você está falando sério? Não é possível, porque o meu negócio não tem fraude e nem vai ter… não é um produto alvo para criminosos”, você pode pensar.

Mas é aí que você pode estar super enganado, minha guerreirinha. Só em 2018, a taxa de tentativas de fraude em pagamentos digitais e no e-commerce brasileiro foi de 2,20%, de acordo com o relatório Raio-X da Fraude, que produzimos na Konduto. Este número tem diminuído ano após ano, mas ainda assim é um índice alarmante: significa que 1 a cada 44 compras feitas na internet brasileira são de origem criminosa. Segundo nossos cálculos, é como se uma tentativa de fraude fosse realizada a cada 6,5 segundos!

Sim, você tem razão quando diz que o seu produto pode não ser alvo de fraudadores – os segmentos que mais sofrem são eletrônicos, passagens aéreas e bens ou serviços de maior liquidez ou valor agregado. Só que, muitas vezes, fraudadores não estão interessados necessariamente no que você vende: eles querem, na verdade, usar o seu sistema de pagamentos. É o famoso golpe dos testadores de cartão.

O que são os testadores de cartão?

A maioria das fraudes on-line no Brasil é feita a partir de pagamentos com cartões de crédito clonados ou vazados: criminosos obtêm dados válidos (geralmente milhares deles) e precisam validar aquelas informações e descobrir quais cartões estão válidos ou quais já foram cancelados.

Para isso, esses criminosos procuram negócios online que vendam produtos ou serviços com ticket médio mais baixo e contam com um checkout mais “vulnerável”. Eles, então, criam algum script para realizar milhares de transações por hora e conseguem separar rapidamente quais cartões podem ser usados para transações de maior valor – para comprar um smartphone, por exemplo.

Até mesmo ONGs e instituições de caridade que recebem doações via pagamentos por cartão de crédito costumam sofrer com esses criminosos. Nesses casos, por mais que o único “prejuízo” aparente seja o não recebimento da doação, essas organizações acabam ultrapassando (e muito) o limite de 1% de chargebacks sobre o faturamento e chegam até a perder o credenciamento junto às operadoras de cartão.

É todo dia um 7 a 1 diferente?

Não, e nem precisa ser. E você, que aposta na recorrência, deve ficar só com o lado bom deste tipo de negócio, que é vender e cuidar com carinho de quem compra de você.

estamos-juntos

Deixe a parte “chata” da análise de risco com quem sabe lidar com este tipo de problema e foque o seu tempo e os seus recursos em outras ações.

Para sistemas de alta eficiência, combater a fraude é uma tarefa relativamente simples. E a Vindi possui uma integração molezinha com a Konduto, para facilitar ainda mais a vida de quem quer surfar com estilo a onda da recorrência!

surfando-onda-recorrencia

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies