Um dos serviços que as instituições financeiras oferecem é a cobrança bancária. Através desse recurso, as empresas podem receber pagamentos usando um título de compensação – o boleto bancário. Até a data do seu vencimento, podem ser pagos em qualquer banco, o que torna o procedimento muito mais fácil para o cliente.

Tipos de cobrança

Entre os diferentes tipos de cobrança bancária, destacamos os mais comuns:

Cobrança Simples

Nesse modelo, o trabalho do banco se limita a efetuar a cobrança, e então repassar o dinheiro para a conta da empresa. Por outro lado, as instruções da cobrança, como prazo, multa e correção monetária, ficam a cargo da própria empresa. Isso inclui também o protesto.

Cobrança Caução

Através da cobrança caução, o banco lida com títulos de crédito, como letras de câmbio, duplicatas e notas promissórias. Nesse caso, a instituição financeira credita o valor do título, descontando os encargos, e recebe os títulos a vencer. É importante saber que os encargos precisam ser negociados entre a empresa e o banco.

Cobrança Desconto

Assim como na cobrança caução, a cobrança desconto é usada para duplicatas e outros títulos de cobrança. Da mesma forma, o banco credita os valores e desconta os encargos. Na falta de pagamento, o valor referente ao título é debitado na conta da empresa. A exemplo da cobrança simples, as instruções de cobrança são de responsabilidade da empresa, inclusive o protesto.

Como funciona a Carteira de Cobrança?

Sem a Carteira de Cobrança, nenhuma empresa pode gerar boletos bancários. Isso porque é pela carteira que o banco consegue identificar o pagamento dos boletos, para então fazer o crédito na conta da empresa.

Carteira sem registro

É o modelo mais simples de carteira e, também, o mais barato. Quando uma empresa escolhe a carteira sem registro, o banco não tem controle sobre os boletos. Por isso mesmo, a própria empresa é quem faz o preenchimento, a emissão e o envio do boleto. Da mesma forma, é a empresa que faz a cobrança caso o cliente não efetue o pagamento na data certa.

Por outro lado, não é necessário notificar o banco após gerar cada boleto, ao contrário da carteira registrada. Além disso, só é cobrada uma única taxa bancária, no momento que o boleto é pago.

Carteira registrada

Já quando a empresa escolhe a carteira registrada, é o banco que imprime e envia os boletos para os clientes. Em caso de inadimplência, a responsabilidade de protesto também é do banco, o que garante mais segurança à empresa. Além disso, os pagamentos em aberto podem ser recebidos de forma antecipada.

Por outro lado, é preciso notificar o banco sobre cada boleto gerado pela empresa. A instituição financeira também cobra taxas pelo seu serviço mesmo quando o cliente não efetua o pagamento.

Qual carteira é a melhor opção?

É impossível definir qual é a melhor opção sem conhecer a empresa que vai utilizar a cobrança, já que ambas têm suas vantagens e desvantagens.

Quando a empresa não deseja usar os serviços de protesto do banco, o ideal é optar pela opção mais simples, que é a cobrança sem registro. Assim, o custo do serviço sai bem mais conta. O mesmo vale para as empresas que realizam a emissão de um número pequeno de boletos, o que pode ser feito até numa impressora própria. Já a grande vantagem da cobrança registrada é garantir que o pagamento será feito, sem que a empresa tenha que se preocupar com isso. Desde a cobrança após o vencimento até as medidas legais, caso o pagamento não seja feito, a responsabilidade é da instituição financeira.

Antes de resolver qual modalidade contratar, é interessante consultar qual será o valor cobrado pelo banco para efetuar o serviço. Empresas que trabalham com uma quantidade grande de boletos, por exemplo, conseguem descontos e até a isenção de algumas taxas.

boleto pdf

Qual é a carteira que se encaixa com o perfil da sua empresa? Conte para nós!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies