O Dia Nacional do Futebol é celebrado em 19 de julho, e isso tem mais a ver com o seu negócio do que você imagina. Afinal, não importa a modalidade ou o segmento em que você atua, o futebol sempre pode influenciar positiva ou negativamente. E, por isso, é importante deixar esse placar a seu favor. Ainda mais em ano de Copa do Mundo! 

Neste artigo, vamos mostrar a origem do Dia Nacional do Futebol e mostrar como o esporte mais amado do Brasil pode ajudar a alavancar suas vendas. Vamos dar dicas para converter essa paixão nacional em vendas, além de mostrar o que não fazer para evitar transtornos.

Então, bola pra frente nessa leitura (ou navegue em tópicos, se seu interesse principal é em como aumentar a lucratividade durante o período da Copa.

Dia Nacional do Futebol: qual a origem da data?

O 19 de julho foi declarado o Dia Nacional do Futebol pela Confederação Brasileira dos Desportos (CBD), hoje chamada de CBF, em 1976, mas a origem da data escolha é bem mais antiga: é referente à fundação do primeiro time nacional em atividade, o Sport Club Rio Grande, em 1900. 

Município portuário do Rio Grande do Sul, Rio Grande costumava receber pessoas do mundo todo já naquela época. Alguns, familiarizados com o esporte criado na Inglaterra, jogavam bola ainda no século XIX. E esse cenário levou à oficialização do clube no ano 1900.

Uma semente plantada para que, em poucas décadas, o esporte se tornasse uma paixão nacional.

Futebol e vendas: uma relação lucrativa

Um século e cinco títulos mundiais depois, o futebol no Brasil foi além da paixão, tornando-se uma indústria bilionáriaClubes lidam com cifras milionárias e torcedores consomem cada vez mais produtos relacionados ao esporte.

Segundo um levantamento encomendado e divulgado pela CBF, o futebol brasileiro movimenta o equivalente a 0,72% do PIB nacional – percentual este que representa R$ 52,9 bilhõesCabe ressaltar que esses gastos não se limitam apenas a clubes e jogadores, mas também ao marketing voltado para a principal razão de ser do esporte: o torcedor.

Cada vez mais tipos de produtos esportivos são vendidos: muito além das camisetas, o público quer ter objetos como utensílios de cozinha, enfeites e ferramentas com o distintivo de seus times favoritos. Portanto, é uma boa oportunidade para melhorar seus resultados.

Para isso, basta seguir nossas dicas abaixo.

Como aproveitar o futebol para vender mais?

A Copa do Mundo de 2022 será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Por isso, se a sua loja ainda não possui uma estratégia de vendas relacionada ao futebol, essa é uma ótima oportunidade. Afinal, sabemos como o Brasil para quando o assunto é Copa. 

Vamos dar agora algumas dicas que poderão ajudar você a aproveitar esse gancho:

Produtos personalizados

Os torcedores gostam de se sentir parte do espetáculo, mesmo estando a milhares de quilômetros de lá.  Por isso, a venda de produtos personalizados costumam ter bom potencial nesta época.

Camisetas de futebol com o nomes e números nas costas, abrigos, canecas, sandálias, chapéus… tudo com muita alusão ao torneio ou à Seleção Brasileira podem fazer sucesso.

Monte kits

É comum, principalmente em ano de Mundial, torcedores receberem amigos e familiares para assistir aos jogos. Para essas ocasiões, sua loja pode oferecer kits com vários produtos para enfeitar a casa nos dias de jogos.

Desde pratos e copos descartáveis até perucas e “vuvuzelas” (aquelas cornetas barulhentas), use a criatividade para chamar a atenção.

Não se limite ao Brasil

De 2011 a 2020, o número de imigrantes no Brasil cresceu quase 25%, segundo a Agência BrasilPor isso, vender também produtos de outras seleções pode render bons resultados.

Pense nisso como uma segmentação e avalie se vale a pena explorar esse nicho – especialmente se você atuar fisicamente em regiões com grande presença de imigrantes de determinada nacionalidade, ou se souber que muitos compram em seu e-commerce.

O que fazer para vender mais na Copa do Mundo?

Ainda se recuperando do impacto causado pela pandemia, o varejo no Brasil deve faturar 12% a mais no segundo semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Esta projeção, feita pela Associação Brasileira do Varejo (ABV), tem muito a ver com a Copa do Mundo do Catar, como mostra esta reportagem da CNN Brasil.

Por isso, vamos ver o que seu negócio pode fazer para aproveitar essa tendência, seja um e-commerce ou uma loja física.

Negócios online

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) espera que a venda de artigos esportivos e eletrônicos impulsione uma alta no faturamento do e-commerce por causa do Mundial, segundo a reportagem que citamos acima.

Outros adereços relacionados ao esporte e torcida podem ter aumento nas vendas, como buttons, bandanas, perucas e vuvuzelas. Por isso, se o seu negócio vende algum produto que se encaixe nessas descrições, abasteça bem o seu estoque.

Também vale investir em meios de chamar a atenção dos usuários pelo celular, já que a maioria das pessoas não trabalha nos horários de partidas. Por consequência, há menos consumidores na frente do computador.

Negócios físicos

Quando chega a época de Copa do Mundo, o verde e amarelo tomam conta das ruas de cada cidade. Por isso, é importante não deixar sua loja de fora dessa tendência.

Encha sua vitrine de produtos temáticos de futebol e, dependendo do seu segmento, lembre-se dos artigos relacionados a futebol e torcida que mencionamos acima.

Mas tome cuidado com os contornos políticos que alguns símbolos nacionais tomaram recentemente. E você vai entender o porquê no tópico a seguir. 

Bônus: o que não fazer nas vendas relacionadas ao futebol

Como você viu acima, investir em futebol pode ser altamente lucrativo para o seu negócio. Porém, o marketing voltado ao futebol pode ter algumas armadilhas.

Então preste atenção nessas dicas do que não fazer:

  • Esqueça os horários de jogo: quando o Brasil está em campo, as vendas online despencam, então procure publicar suas postagens ou programar anúncios pagos para antes das partidas, de preferência na véspera, ou então após o apito final
  • Tome cuidado com o clubismo: para muitos, o time do coração é sagrado, portanto procure evitar material alusivo a clubes na sua publicidade, ou você perderá vendas com torcedores de times rivais – a menos que você equilibre as coisas, oferecendo produtos para todos os lados
  • Cuidado com outros contextos: tenha muita atenção para não criar campanhas que extrapolem o esporte e caiam em contextos xenofóbicos, políticos ou preconceituosos de modo geral
  • Evite nomes e logos oficiais: a Fifa é muito rígida na proteção dos seus símbolos oficiais quando o assunto é Copa do Mundo, então evite vender material com nome, logotipo e até mascote oficial da competição, a menos que sua empresa seja licenciada para isso.

Também não se esqueça que, para ter sucesso no comércio, é preciso contar sempre com um sistema para automatizar seus processos.

Então conheça o mais completo ecossistema de pagamentos do Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies