Com o Dia das Crianças chegando, é preciso preparar bem o seu e-commerce para aproveitar as oportunidades e alavancar as vendas. O 12 de outubro pode render bons negócios para os mais variados nichos, e você certamente não quer perder essa oportunidade.  

Os números provam a importância da data para o comércio brasileiro. De acordo com dados de um levantamento da Behup, encomendado e divulgado pela Globo, 81% do público brasileiro pretende fazer compras pela data, sendo que cada pessoa pretende presentear duas crianças, em média.

A intenção de consumo varia bastante conforme a faixa etária do presenteado, desde bolas, bonecas, carrinhos e bichinhos para os menores, passando por livros, bicicletas e videogames até chegar a aparelhos eletrônicos em geral e roupas para os pré-adolescentes.

Pensando nisso, preparamos neste artigo uma série de dicas que vão ajudar você a faturar bastante na data, além de cuidados que precisa tomar ao fazer campanhas para crianças.

Mas, primeiro, veja como é alto o potencial desta data.

Números do Dia das Crianças no Brasil

O Dia das Crianças é considerado a terceira principal data do comércio brasileiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2021, movimentou quase R$ 400 milhões somente no e-commerce, segundo levantamento da entidade.

De acordo com outra pesquisa, feita pela Rede, as lojas virtuais tiveram em 12 de outubro de 2021 um aumento de 92% no faturamento em relação a 2020. No último final de semana antes da data, a alta foi de 57%.

Os números foram animadores também no varejo físico, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce): entre os dias 6 e 12 de outubro de 2021, os centros de compra registraram um faturamento de R$ 3,9 bilhões, 25,9% acima do registrado no ano anterior, quando o setor ainda era bastante impactado pela pandemia de covid-19.

São dados que mostram a relevância do Dia das Crianças para a economia. E, se você trabalha com comércio, é preciso ter atenção para aproveitar bem o embalo.

Dicas para vender mais no Dia das Crianças

Para explorar bem o potencial do Dia das Crianças no comércio, é preciso preparar o seu negócio. Mais que agradar os pequenos, o segredo é ganhar a preferência dos adultos que fazem as compras.

Para isso, além de uma boa divulgação, ações para engajar seu público e oferecer vantagens que se encaixem no seu orçamento são essenciais. Então confira agora dicas para se sobressair.

Prepare sua loja

Nem todo mundo já sabe o que comprar para as crianças. Por isso, a melhor forma de ajudar pais, mães, tias, tios, avós e avôs nesta escolha é preparar a sua loja para a data.

Você pode organizar um ambiente dedicado aos produtos que seu e-commerce vende voltado para crianças. Por exemplo, se o seu comércio eletrônico é de games, separe os jogos mais amados pelos pequenos, dividindo por faixa etária e não se esqueça de colocar chamadas (também conhecidas como call-to-action) na primeira página de seu site.

O objetivo é facilitar que o seu consumidor encontre o presente certo para a data, então invista também na criação de um guia de presentes, cheio de sugestões com preços que cabem em qualquer bolso.

Crie e-mails superpoderosos

E-mail marketing continua sendo uma poderosa ferramenta para aumentar suas conversões, e consequentemente você não deve esquecê-lo no Dia das Crianças.

Tente brincar mais no título, criar chamadas interessantes, além de usar um design criativo, afinal, vale tudo na hora de incentivar seus consumidores a presentearem os baixinhos.

Aliás, não se esqueça de usar uma poderosa ferramenta de conversão em seu e-mail: o senso de urgência e escassez. Para isso, inclua palavras como “não perca”, “agora”, “está acabando” ou ainda “restam apenas X produtos” (sites de reserva de hotéis, como o Booking.com, são exemplos que trabalham muito bem o gatilho da escassez).

Se você navegar pelas páginas de hotéis, caixas de diálogo informam que “uma pessoa acabou de fazer uma reserva neste hotel” ou que “restam apenas dois quartos”, tentando criar uma ideia de que você precisa finalizar a reserva antes que acabe.

Então, inspire-se nessas táticas e as inclua em sua comunicação para o Dia das Crianças.

Faça ações especiais nas redes sociais

Além do e-mail marketing, vale a pena brincar também nas redes sociais, como Instagram e Facebook – e por que não o Tik Tok? Afinal, todas são ferramentas cada vez mais importantes para impulsionar vendas e é uma maneira simples e barata de mostrar que seu negócio está no clima da data (desde que você planeje ações especiais com criatividade).

Comece mudando o visual das suas páginas, usando filtros e outras artes que remetem à infância. Uma ação simples como essa já pode despertar no consumidor a lembrança da data. 

E lembre-se: você não precisa apenas divulgar produtos voltados para o público infantil, também é possível engajar sua audiência com brincadeiras. O Dia das Crianças é uma ótima data para incentivar a nostalgia entre os adultos, e assim você pode impulsionar suas postagens de maneira orgânica com os comentários e respostas do público.

O tipo de iniciativas e de conteúdo varia conforme o nicho do seu negócio. Uma ideia simples e criativa é postar fotos dos seus colaboradores quando eram crianças, convidando seus seguidores para fazerem o mesmo usando uma hashtag personalizada.

Inove na divulgação porque ela vai garantir mais conversões para seu e-commerce.

Considere o frete

Se você trabalha com e-commerce, sabe que um dos principais motivos que levam o consumidor a desistir do carrinho é o preço do frete. Logo, uma boa maneira de surpreender os compradores é eliminar o frete nas compras para o Dia das Crianças.

Você pode usar a comunicação a seu favor e dizer que dessa vez o valor é por sua conta. Agora, se eliminar totalmente o frete não for viável para seu orçamento, uma saída talvez seja isentar a taxa de entrega apenas a partir de um determinado valor mínimo de compras. Isso também pode incentivar os consumidores a comprarem uns presentinhos a mais em sua loja.

Facilite o pagamento

Além do valor do frete que citamos acima, outro motivo que pode afastar os clientes do seu e-commerce no Dia das Crianças é uma pequena variedade de opções de pagamento.

O cartão de crédito é um dos meios favoritos dos e-consumidores, mas também é um diferencial oferecer opções como pix, débito em conta e boleto bancário.

Para isso, considere usar uma solução de pagamento que disponibilize diversidade aos seus clientes na forma de pagamento e que, além disso, trabalhe com taxas justas, assim você economiza nas tarifas e pode oferecer mais vantagens para os consumidores.

Cuidados e desafios nas promoções do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data um pouco diferente das demais. Estamos tratando com um público que não tem a mesma noção de consumo que um adulto, então, ao planejar suas ações, tenha cuidado para não ferir nenhum regulamento criado para proteger os pequenos.

Neste tópico, destacamos dois pontos essenciais.

Cuidado com a publicidade infantil

Quando falamos em Dia das Crianças, um dos principais cuidados que você precisa ter é em relação à publicidade infantil. A resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) tem regras rígidas para evitar propagandas abusivas para crianças.

Como explicamos, o ideal nessas datas é dedicar sua publicidade para chamar a atenção dos adultos.

Mesmo assim, é importante levar em consideração itens como:

  • Não usar verbos imperativos (como “compre”, “peça”, “aproveite”)
  • Não desvalorizar valores como honestidade, amizade e respeito
  • Não incentivar qualquer sentimento de discriminação ou inferioridade de quem não possui determinado produto
  • Não associar crianças e adolescentes a situações ilegais ou perigosas
  • Não causar constrangimento a pais ou responsáveis
  • Não usar personagens infantis para chamar a atenção do público.

Para ajudar empreendedores que atuam na internet, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e o Google elaboraram um guia de boas práticas.

A publicação destaca recomendações como:

  • Considerar o impacto da comunicação sobre os valores éticos e sociais da criança ou adolescente
  • Incentivar a supervisão dos pais
  • Exigir autorização dos pais para participar de sorteios ou ações envolvendo downloads de aplicativos
  • Proteger dados pessoais de crianças e adolescentes.

Depois de planejar e preparar suas ações, é importante revisar esses documentos para garantir que estejam de acordo com essas regulamentações.

Regras para concursos e sorteios

Também é importante destacar a regulamentação rígida para a realização de concursos e sorteios. De acordo com a lei 5.768/1971, para distribuir brindes por sorteios, concursos e ações similares, é preciso ter a autorização do Ministério da Economia.

Uma forma de evitar essa burocracia é realizar concursos culturais, com desafios como escrever, desenhar ou mesmo fotografar. Para poder distribuir brindes, porém, é preciso cumprir essas condições:

  • A ação não pode envolver nenhum tipo de propaganda de produtos ou serviços
  • A escolha do vencedor não pode envolver o fator sorte
  • Não pode ser exigido nenhum tipo de compra para participar.

Evitando essas práticas, você pode realizar uma ação que aumente o engajamento do público sem precisar de burocracia e muito menos ferir a legislação.

Depois do Dia das Crianças, planeje-se para a Black Friday!

Além de ser uma das principais datas do calendário brasileiro, o Dia das Crianças é a última antes da Black FridayPortanto, além de alavancar boas vendas, a data pode servir também como uma preparação para este grande evento do varejo.

Passado o 12 de outubro, nada de descanso: é hora de conferir se seu negócio está pronto e dar início a uma preparação que garanta os melhores resultados para fechar o ano com chave de ouro.

Pensando em garantir o seu sucesso, a Vindi preparou uma comunidade de estudos para que você receba todas orientações necessárias para ter sucesso na data. Vamos mostrar todos os passos para o sucesso na Black Friday, do planejamento estratégico ao pós-venda, passando por todas as etapas. Assim, quando chegarmos ao 25 de novembro, você terá a garantia que não ficou nada para trás

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