Organizar as contas do começo de ano é um desafio para muitas empresas, afinal, há muitas despesas que são próprias desta época.

Por isso, seu negócio precisa manter as finanças equilibradas, caso contrário, terá que recorrer a empréstimos e outros serviços.

Para evitar transtornos, confira neste artigo algumas das principais contas de começo de ano e nossas dicas para organizar a gestão financeira do seu negócio!

Quais são as principais contas do começo de ano para empresas?

Dependendo da atividade e das características da sua empresa, algumas despesas extras podem aparecer no começo do ano.

Vamos ver algumas delas.

Seguros

Seguros de vários tipos estão entre as principais despesas de empreendedores.

Empresas de determinados segmentos são obrigadas a pagar seguro de vida aos funcionários, e mesmo alguns negócios sem essa obrigação oferecem como um benefício.

Além disso, é normal usar esse serviço para proteger patrimônio.

Em geral, valores de seguros sofrem renovações anuais cobradas no começo do ano.

Por isso, revise suas apólices e anote os gastos previstos, afinal, atrasar esse pagamento é perigoso, pois você nunca sabe quando vai precisar.

Adiantamentos de férias

Início de ano no Brasil é época de verão.

Por isso, é comum vários funcionários saírem de férias, o que aumenta o volume a ser pago em adiantamentos, conforme a legislação trabalhista.

Empresas com alto número de colaboradoras precisam se preparar para isso.

PPR e PLR

Se o seu negócio oferece aos colaboradores uma remuneração variável, como Programa de Participação de Resultados (PPR) ou Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), essa despesa certamente já está prevista no seu planejamento.

Em geral, os pagamentos referentes a determinado ano são pagos no começo do ano seguinte.

IPVA e IPTU

O IPVA é de abrangência estadual, e o IPTU é municipal.

Em todo início de ano, estados e municípios oferecem descontos para o pagamento integral do tributo referente ao ano todo.

Portanto, são valores que entram na lista de despesas de início de ano.

Se o seu negócio tem espaços ou veículos locados, é preciso analisar cada situação.

Vale destacar que o IPTU de um espaço alugado só precisa ser pago pelo locatário se esta exigência estiver expressa no contrato de aluguel.

Em relação ao IPVA, conforme uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal, as locadoras devem pagar o tributo ao estado onde cada veículo circula.

6 dicas para organizar sua gestão financeira PJ

Outras despesas, mais específicas do seu nicho, podem aparecer nesta época, e é importante sempre se preparar para eventualidades.

Para isso, confira algumas dicas para manter em dia as contas da empresa durante o ano todo.

1. Separe o pessoal e o profissional

Esta dica vale para micro e pequenos empresários, que gerenciam empresas junto com suas finanças pessoais.

Elabore um orçamento apenas com receitas e despesas da empresa antes de analisar os valores que você tem a pagar e a receber.

Se você não possui uma conta bancária específica para seu CNPJ, abra uma.

De lá, tire seu pró-labore e use o resto apenas para gerenciar o negócio.

2. Elabore um planejamento orçamentário

Uma empresa bem organizada entra o ano com o planejamento orçamentário para os 12 meses do ano.

Faça um detalhamento das previsões de gastos e investimentos do negócio e metas de receitas e lucros.

Leve em consideração despesas como o pagamento do 13º aos colaboradores e outras despesas sazonais.

Se possível, inclua a formação de um fundo de reserva tributário para evitar sustos com impostos.

3. Analise o histórico do ano anterior

A análise das entradas e saídas do ano anterior são importantes para ajudar a identificar padrões no desempenho da sua empresa.

Relatórios que apontam receitas e lucros em determinado período e dados do controle de fluxo de caixa podem ser úteis para eliminar gargalos na sua operação e se preparar para despesas imprevistas.

Afinal, tudo o que acontece no seu negócio é um aprendizado.

4. Reduza despesas

Nem sempre é simples reduzir despesas, principalmente em negócios pequenos.

Porém, uma boa dica para isso é aproveitar a análise do ano anterior.

Com ela, você saberá quais custos podem ser enxugados sem comprometer suas operações.

Rever taxas bancárias e negociar preços e condições com fornecedores e entregadores também são boas práticas para manter sua sustentabilidade.

5. Entenda o mercado

Conhecer bem os padrões da sua empresa certamente é útil, mas é apenas uma parte do processo.

Uma boa pesquisa de mercado pode dar uma visão mais ampla da situação que você vai enfrentar ao longo do ano.

Procure saber quais são as projeções de especialistas no seu segmento e monitorar sua concorrência.

6. Conte com um software

Há vários tipos de software que podem ajudar sua empresa a ter uma gestão financeira equilibrada.

Há plataformas que criam automaticamente relatórios e apresentam dados em interfaces simples e de fácil entendimento.

Outras usam tecnologias de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) para eliminar tarefas repetitivas, melhorando o desempenho da sua equipe.

Além disso, sistemas de computação em nuvem permitem acesso em qualquer dispositivo, sendo úteis para gestores que passam bastante tempo longe da sede da empresa.

Ao escolher seu software, procure entender qual é o que melhor pode ajudar com as demandas do seu negócio.

Há muitas alternativas no mercado, e é importante contar com uma solução que possa ser integrada às ferramentas que você já usa.

Saiba como a Vindi pode te ajudar nesse processo

A Vindi é uma plataforma de pagamentos com soluções para lojas físicas e virtuais e negócios recorrentes, como clubes de assinatura.

Além de garantir uma cobrança eficiente, nosso sistema permite o acompanhamento de métricas a partir da emissão de relatórios de vários tipos.

Assim, você fica por dentro do desempenho do seu negócio em qualquer momento.

Contamos também com o serviço de antecipação de recebíveis para solucionar imprevistos.

Funciona assim: você recebe de forma antecipada valores pagos a prazo ou parcelados, que são previstos para dias ou meses.

O melhor é que esse serviço pode ser solicitado automaticamente pela nossa plataforma, assim como vários outros que podem ajudar o seu negócio.

Não fique no vermelho!

Pague suas contas em dia com a antecipação de recebíveis da Vindi!

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