Comunicado Febraban – sobre o fim dos boletos sem registro

Transcrevemos a seguir, comunicado oficial da Febraban sobre o uso da cobrança registrada. A instituição definiu prazos e novas regras para que bancos pudessem adequar a oferta de boletos sem registros para as empresas correntistas.

Apesar de nada ainda ser oficial, existem bancos travando certas carteiras de emissão de boleto. Fale com a gente para entender o que está acontecendo!

Vale à pena ficar atento para não ter surpresas.

COMUNICADO FB-015/2015

São Paulo, 19 de Fevereiro de 2015

“A Todos os Bancos

At.:   – Diretoria de Serviços Bancários

– Área de Produtos

– Área de Cobrança

– Área de Compensação

– Diretoria de Prevenção a Fraudes

Ref.: Projeto Nova Plataforma de Cobrança – Definições e cronograma

Referimo-nos ao Comunicado FB-014/2015, de 12/02/2015, através do qual encaminhamos o cronograma, abaixo, de implantação das fases do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, para recomendar firmemente que o produto cobrança sem registro deixe ser ofertado, a partir de 01.06.2015, para os novos contratos de cobrança celebrados com clientes bancários emissores de cobrança.

Cumpre ratificar que, conforme informado nos Workshops realizados em 15 e 22.01.2015 nesta Federação, a partir de janeiro/2017 os boletos de cobrança oriundos de cobrança sem registro somente poderão ser recebidos pelo Banco Beneficiário (emissor).

A seguir o cronograma de implementação do projeto completo:

DATA AÇÃO
Junho/2015 Cessar a oferta da Cobrança sem Registro para novos entrantes e clientes atuais da cobrança.
Agosto/2015 Inicio da operação da base centralizada de beneficiários (inserção, manutenção e consulta).
Dezembro/2016 Término da migração das carteiras de Cobranca sem Registro para modalidade registrada.
Janeiro/2017 Inicio da operação da base centralizada de títulos, com a validação interbancária no momento da liquidação.Nota: o recebimento do titulo não localizado na base centralizada deverá ser realizado apenas no Banco emissor.

 

Por oportuno, informamos que a partir de 01.06.2015 para o registro do boleto, passará a ser obrigatório constar do respectivo campo no layout do arquivo e no registro via internet, o CPF/CNPJ/identificador do pagador (sacado), com a respectiva consistência pelo sistema do Banco.”

Wilson Roberto LevoratoVice-Presidente Executivo João Carlos Gomes da SilvaDiretor Setorial de Produtos Bancários PJ

Notem que o comunicado já apresenta mudanças do mês passado. Para esclarecer algumas dúvidas, entre em contato com nosso suporte para entender como vai funcionar melhor.

cta_fimdoboletosemregistro

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

Fim do boleto sem registro: sua empresa está prepa... Com o fim do boleto sem registro confirmado pela Febraban, milhões de empresas no país devem ser afetadas pela nova regra. Veja o que você precisa sab...
Fim do boleto sem registro: novo ciclo dos meios d... O comunicado número 015/2015 da FEBRABAN vem deixando muitos empresários e prestadores de serviços de cabelo em pé, literalmente. E a reação não poder...
Diferença entre boletos sem registro e boletos reg... Entenda a diferença entre as carteiras com e sem registro e saiba tudo sobre o fim do boleto sem registro. O boleto bancário é um meio de pagamen...