A recorrência, lá atrás, começou com uma ideia de que serviria apenas para clubes de assinaturas de algum produto específico. Mas, isso não é uma verdade né?
A recorrência é utilizada para qualquer modelo de pagamento que você queira efetuar. Para isso, ela precisa ter um tempo certo (mensal, trimestral, anual, etc…) ou indeterminado (até o dia que quiser cancelar). A ideia por trás é transformar a necessidade num processo simples, fácil, rápido e conveniente.
Alguns exemplos são: um curso, uma academia, um clube de vinho ou cerveja, o condomínio, a escola… ou seja, temos um mercado gigante para atuar quando falamos de recorrência. Diferente do que se imaginava, qualquer segmento se encaixa.
Outro ponto importante é que falamos muito da recorrência somente online, mas você pode ter um estabelecimento físico e realizar apenas a operação de pagamento/checkout no online.
Os números atuais de mercado indicam que, no geral, as pessoas possuem no mínimo duas recorrências/assinaturas. E, quando falamos no público masculino, elas aumentam para 3 ou mais.
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Mas Camilla, o que o e-commerce tem a ver com isso?
Bom, quando você vende alguns produtos no seu e-commerce, as pessoas compram pontualmente. Correto?
Um dia esse produto acaba? Ou ele é eterno? Possui algum acessório? Seguro? Precisa de manutenção? Ou melhor, será que tem algum produto aqui no meu e-commerce que faça sentido eu montar uma assinatura/box/combo?
Que tal usar a criatividade?
Temos muitos clubes que começaram só como recorrência e entenderam que precisavam ter os produtos avulsos (e-commerce) para os clientes terem a experiência antes de assinar, e vice-versa. E também lojas online que notaram que tinham produtos que são recorrentes, buscando informações de compras na sua própria base, facilitando assim, a ideia de promover a assinatura.
Nichos como farmácias, petshop, lojas de bebida, snacks fit, comida congelada, seguros, manutenção, produtos de reabastecimento (lâminas, fralda) são exemplos que deram certo. E o melhor resultado disso foi aumentar a receita e torná-la previsível, além de fidelizar os clientes. Isso te dá possibilidades de fazer ações de marketing para vender mais, melhorar seu fluxo de caixa e buscar novas opções de coisas atrativas para seus clientes.
Um dia desses me perguntaram sobre o setor de beleza, onde os produtos duram um tempo maior, e eu disse: “óbvio que dá, precisa pensar com carinho, criar box com novidades todos os meses, fixar um valor da assinatura e deixar o consumidor escolher todo mês o que quer levar com esse valor”. Ter produtos diferentes do comum do mercado, dar descontos para compras nos produtos se for assinante é o grande segredo do sucesso.
O legal é mostrar sempre que o cliente tem a opção de comprar no e-commerce com o atrativo da recorrência, de facilitar a vida.
Poxa, todo mês tem que ficar lembrando aquilo, colocando dados do cartão, buscar um player para comprar… esses podem ser alguns dos argumentos que você pode usar para gerar valor e convencer seu cliente a assinar e fidelizar. Além disso, ter mais atrativos para os consumidores, como cashback, programa de fidelidade, desconto e prêmios também é importante.
Que tal fazer um teste? Vamos pensar em alguma coisa legal utilizando a recorrência?