Cliente Case: Academia Esporte Concentração

A Academia Esporte Concentração é o que podemos chamar de “um exemplo de gestão” e já é uma das academias que lidera a mudança do mercado fitness no Brasil. Pioneira no uso do Débito Recorrente com seus alunos, ela faz parte dos 5% das academias que vão mudar o mercado nos próximos 10 anos.

Fundada em 2001, pelo casal Eduardo e Sonia Torres, nasceu como um pequeno complexo de esportes no Tatuapé, com uma quadra de futebol society, uma quadra de tênis e uma pequena academia de musculação e ginástica.

Essa história ficou desse jeito até meados do ano de 2009, com a vinda do filho Tiago na gestão da academia, que por consequência do falecimento do pai, teve que assumir por completo as rédeas daquele negócio. Tiago, a mãe e o irmão Felipe tiveram que colocar mãos à obra para que o negócio continuasse a dar frutos e prosperasse. Tiago, com uma visão mais dura e prática das coisas, tomou a decisão de extinguir a quadra de futebol para de vez assumir a identidade de uma academia. Sai a quadra, entra uma sala de musculação e ginástica de 600 metros quadrados. Na prática, onde se podia colocar dois times de futebol com 16 pessoas, a partir daí, era possível colocar dezenas e dezenas de pessoas “malhando”. Isso tudo ainda em 2009.

esporte concentracao
Fachada da Academia. (Foto: Esporte Concentração)

Ser uma agente de transformação é perfil do Tiago como empreendedor. Um dos primeiros gestores do ramo fitness a procurar e acreditar na cobrança recorrente para academias, o vôo da Esporte Concentração continua alto.

Prestes a completar 14 anos de vida, aquela então quadra de futebol tradicional do Tatuapé que o sr. Eduardo e a sra. Sonia fundaram, já se transforma numa das maiores salas de musculação do Brasil, com 1000 metros quadrados de equipamentos de primeira linha e conforto para os milhares de alunos que frequentam a academia diariamente. E não pára por aí: a quadra de tênis também foi deixada para trás: a Esporte Concentração está em plena reforma para inaugurar uma das maiores academias de São Paulo. Com estimados 4000 metros quadrados de Academia, Tiago, Felipe e a sra. Sonia estão realizando em família, o sonho de qualquer empresário do ramo fitness: Liderar a mudança. 

ginastica
Estrutura, um dos segredos da EC. (Foto: Esporte Concentração)

Um dos fatores que fazem dessa academia ser o que é, e de fato transformar a vidas das pessoas que frequentam a Esporte Concentração é a dedicação, empenho e pioneirismo com que a família encara a gestão do negócio. Segundo o próprio Tiago, os alunos declaram que a Esporte Concentração é a extensão da casa deles. Isso só é possível pela qualidade dos colaboradores (e a motivação deles), ambiente familiar, que faz com que famílias inteiras treinem juntos e seis fatores decisivos na hora da escolha do aluno:

Preço competitivo x Opções de pagamento – poucas opção de planos, com grande flexibilidade de pagamento (o Débito Recorrente é um deles);

Serviço – a Academia dá um show nas opções de aulas, treinamentos , lutas, danças e modalidades. Famílias inteiras fazem matrículas simultaneamente;

Estrutura – estacionamento amplo, espaço físico adequado, equipamentos de alto padrão, lojas, restaurantes, e etc;

Bons profissionais – basta frequentar a academia para sentir como os funcionários são engajados e preparados;

Localização – no coração do Tatuapé;

Gestão – paixão por empreender e foco no cliente.

musculacao (2)
Grande, confortável e com bom atendimento. (Foto: Esporte Concentração)

A combinação dessas variáveis com o pioneirismo da Esporte Concentração em oferecer aos seus alunos o débito recorrente como forma de pagamento, fazem da academia, uma das maiores referências do ramo fitness no Brasil.

Fizemos três perguntas para o Tiago, para que não ficássemos só no texto:

1) Qual é a principal dor na gestão de uma academia, na sua opinião?

Tiago: Na minha opinião é a sazonalidade com um baixo índice de renovação, o que deve mudar com o débito recorrente.

2) O que fez você chegar até a o EVO e Vindi? O que chamou a sua atenção?

Tiago: Bom comecei a buscar algo sobre débito recorrente porque queria criar um plano para meus clientes onde não teria um final definido, onde teria inúmeras vantagens para eles como por exemplo não tomar o limite do cartão.

3) O que para vocês seria impossível sem a o débito recorrente, EVO e a Vindi?

Tiago: A Vindi veio para me ajudar muito no índice de renovações e hora da venda do plano novo, pela praticidade de tudo. E o diferencial do debito recorrente, que vai ser a maior solução de pagamento, num futuro proximo.

A missão da Esporte Concentração é definida em uma frase: “Excelência em atendimento é nosso principal foco.”

Mais sobre a Academia

Fundação: 2001
Localização Tatuapé / São Paulo
Modalidades: 7 (dança, luta, corrida, ginástica, musculação, spinning e yoga)
 —

btn-como-conquistar-novos-alunos-reestruturando-a-estrategia-da-sua-academia

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

Mercado Fitness – o que as academias vão enf... O ano de 2014 foi alucinante para o dono e gestor de uma academia e para o mercado fitness em geral. Eu sei bem disso, em 2014 conhecemos (aqui na Vin...
Vindi dá boas vindas à Zendesk no Brasil Em convite feito pela Zendesk USA, a Vindi marcou presença no evento que anunciou formalmente a vinda da Zendesk ao Brasil. O happy hour oferecido pel...
Evite fraudes e aumente a lucratividade Em momentos de crise, é importante aumentar a eficiência dos processos empresariais para evitar fraudes. São preocupações que atingem todos os setores...
Recuperação de inadimplência Aí vai uma dica nossa (bem rápida) de como a nossa plataforma pode ajudar na recuperação de inadimplência. Quer saber mais? Acesse Aqui. &nb...