O cashback se revelou uma estratégia vantajosa para consumidores e empresas e, por isso mesmo, só cresce no Brasil.
Segundo dados do Sebrae, cerca de 6,5 milhões de empresas brasileiras já se cadastraram em plataformas que oferecem esse benefício.
Ao mesmo tempo, um estudo da TSI mostra que mais de 80% dos brasileiros preferem comprar de empresas que oferecem benefícios de fidelidade, tendo o cashback como principal atrativo.
O seu negócio já oferece cashback? Como consumidor, você já aproveita as vantagens do dinheiro de volta ao fazer uma compra?
Para que você possa explorar esse benefício ao máximo, vamos explicar neste guia o que é cashback, como funcionam essas plataformas e por que fazem tanto sucesso, além de dar exemplos de programas.
Leia até o final para acompanhar o crescimento dessa tendência como empreendedor e consumidor.
O que é cashback?
Cashback em português significa “dinheiro de volta”.
Cashback, em português, significa “dinheiro de volta”. Consiste, portanto, em devolver ao consumidor uma parte do valor gasto por ele em compras, sendo que a porcentagem devolvida pode variar bastante, desde 0,5% até o valor integral.
O cashback também funciona com um valor fixo em vez de um percentual. De qualquer forma, é possível converter o desconto para novas compras, depositar a quantia em uma carteira digital ou mesmo transferir para uma conta bancária.
Tudo varia de acordo com as características e o modelo de negócios da empresa responsável pelo cashback.
Existem muitas empresas atuando como intermediárias entre o consumidor e as lojas online, e uma parceria com uma delas pode ajudar bastante o seu negócio.
Como funciona o cashback
Há uma variedade enorme de modelos de negócio de cashback, cada um com suas próprias regras.
Em geral, todas funcionam a partir dessa lógica:
- Primeiro, o consumidor faz uma compra em um e-commerce que tenha parceria com uma empresa intermediária, responsável por um programa de cashback
- O cliente pode ativar o cashback referente a determinada compra no checkout da loja ou por um site ou aplicativo do programa
- Depois de ter a venda confirmada, o e-commerce libera o crédito do cashback, que fica disponível em uma carteira virtual
- O consumidor resgata sua porcentagem, podendo sacar ou usar em outras compras (em alguns casos, pode ser necessário acumular um certo valor para poder usar)
- A loja paga uma comissão ao programa de cashback pela venda concretizada.
Para entender melhor esse funcionamento, pense no intermediário do cashback como uma espécie de vendedor afiliado.
Isso porque os clientes que integram o programa já são direcionados às lojas parceiras pelo próprio site ou aplicativo do intermediário.
Portanto, a plataforma ajuda na divulgação do e-commerce e isso dá ao comércio virtual a vantagem de conquistar e fidelizar clientes, aumentando assim seu ticket médio.
Qual foi a primeira empresa a oferecer cashback?
A primeira empresa a oferecer cashback no mundo foi a operadora de crédito estadunidense Discover, que lançou um programa de dinheiro de volta em 1986. A ideia surgiu para inovar os programas de recompensas que, na época, se resumiam a juntar pontos com o cartão de crédito e trocar por produtos e serviços.
Mais de uma década depois, em 1998, a empresa Ebates, também dos EUA, se tornou a primeira plataforma de cashback, com mais de 2 mil varejistas cadastrados. Em 2014, a marca foi comprada pela empresa japonesa Rakuten e se tornou Rakuten Rewards.
Já no Brasil, a empresa que leva o título de pioneira do cashback é a Méliuz, fundada em 2011. Atualmente, a plataforma tem mais de 3 mil lojas parceiras e já conta com mais de 30 milhões de clientes cadastrados para receber dinheiro de volta.
Conheça os 4 tipos de cashback e saiba como ganhar dinheiro de volta
Embora o mecanismo de funcionamento seja sempre o mesmo, há várias modalidades diferentes de cashback.
Cada plataforma é única em relação ao regulamento e à forma como as vantagens são oferecidas, o que torna bem difícil dividir em categorias.
Em resumo, podemos classificar os programas de cashback em quatro tipos, cada um com suas particularidades:
Cashback direto
O cashback direto é a modalidade mais simples, na qual o dinheiro de volta só pode ser usado na loja que concedeu o benefício.
O que é?
É um tipo de cashback oferecido em programas próprios das empresas.
Dessa forma, o cliente recebe um percentual de dinheiro de volta para usar em novas compras na mesma loja.
Como acumular?
Para acumular cashback direto, basta fazer compras em lojas que oferecem esse benefício e fazer o cadastro solicitado.
O crédito do cashback fica disponível na própria conta do cliente.
Como resgatar?
Para resgatar o cashback direto, você deve acessar sua conta da loja que oferece o benefício e verificar as condições para uso do crédito.
Então, é só utilizar o saldo disponível como desconto em novas compras.
Algumas empresas determinam que o dinheiro de volta só pode ser utilizado em algumas categorias de produtos ou serviços, por exemplo.
Cashback indireto
O cashback indireto foi uma grande revolução no mercado de fidelidade, pois permite que o dinheiro de volta seja utilizado em diferentes estabelecimentos ou para qualquer finalidade.
O que é?
É um cashback recebido em compras que pode ser utilizado em diversas lojas e para várias finalidades.
Dessa forma, ele oferece mais liberdade ao consumidor, uma vez que os créditos ficam disponíveis para comprar em outras lojas, pagar contas, investir e qualquer outro objetivo.
Como acumular?
A forma mais comum de ganhar cashback indireto é por meio de plataformas de fidelidade como Méliuz, Ame Digital e Cuponomia.
Basta instalar as extensões ou baixar os apps dessas empresas para ganhar dinheiro de volta e cupons de desconto em várias lojas parceiras.
Assim, o consumidor pode acumular cashback em diversas compras e usar o saldo como quiser.
Como resgatar?
As plataformas de cashback indireto tem algumas regras para resgate, como a exigência de um valor mínimo acumulado para uso do saldo.
Após a liberação do valor, o consumidor pode solicitar a transferência para sua conta bancária e utilizar o dinheiro como preferir.
Cashback em carteira digital
Algumas carteiras digitais oferecem essa solução para incentivar o consumidor a usar essa forma de pagamento.
O que é?
Neste modelo, o valor devolvido ao consumidor é depositado em uma carteira digital – ou seja, um dispositivo que armazena dados financeiros e pode ser usado para fazer pagamentos.
Como acumular?
É possível acumular valores a partir do pagamento de contas e boletos bancários ou de compras, desde que o pagamento seja feito com o app da carteira digital.
Como resgatar?
Dependendo do programa, o usuário pode usar esse valor para fazer novas compras, pagar contas ou fazer depósitos para contas bancárias de terceiros.
Muitas vezes, o cliente precisa esperar que seja acumulada uma quantia mínima para poder usar.
Cashback financeiro ou em cartão de crédito
Essa modalidade pode ser usada pelo público em geral ou clientes de determinadas instituições financeiras.
O que é?
O cashback financeiro é uma modalidade oferecida por bancos, fintechs e outras instituições a seus clientes ou ao público em geral.
Além de lojas parceiras, gastos com cartão de crédito podem render cashback.
Como acumular?
O usuário pode fazer um cadastro em uma plataforma como Méliuz e Ame Digital e comprar em estabelecimentos parceiros ou usar o cartão de crédito de um banco ou bandeira que tenha essa funcionalidade.
Como resgatar?
No cashback financeiro, o valor é revertido em troca de créditos para o cliente, que pode repassar diretamente para sua conta bancária.
Algumas plataformas oferecem um modelo misto, em que o valor revertido pode ser sacado ou usado em mais compras.
Cashback social
Esse é um tipo diferente, pois tem como objetivo incentivar as compras por meio da solidariedade.
O que é?
Cashback social é um modelo em que o valor revertido não volta para o consumidor, mas é direcionado a uma entidade beneficente.
Como acumular?
Para acumular o valor, é preciso fazer compras em um estabelecimento que tenha parceria com alguma plataforma de cashback social, como CB$ e Polen.
Em alguns casos, o consumidor precisa fazer o cadastro para receber um cartão.
Como resgatar?
O usuário só precisa informar qual entidade ou setor pretende ajudar entre as opções apresentadas.
Cashback em lojas físicas
Estabelecimentos presenciais, como supermercados e farmácias, também podem ter cashback.
O que é?
O cashback de lojas físicas é um sistema gerenciado pelos próprios estabelecimentos.
Na maioria dos casos, esse sistema é válido em todas as filiais de redes de varejo.
Como acumular?
Primeiro, é preciso informar algum dado de contato ao fazer a compra – geralmente o telefone celular.
A companhia indica quais transações são válidas para o programa de cashback.
Pode ser a compra de determinados produtos ou o pagamento por algum método específico.
Como resgatar?
O valor fica acumulado em um cartão e pode ser usado em novas compras no mesmo estabelecimento, ou em outros da mesma rede, sendo um tipo de cashback direto.
Como funcionam os prazos de validades dos cashbacks?
Cada empresa define um prazo de validade específico para o cashback recebido.
Grandes plataformas como Méliuz e Cuponomia permitem que os créditos de dinheiro de volta sejam usados em até 24 meses, por exemplo.
Já o PicPay, uma carteira digital, oferece diferentes prazos de validade de acordo com a campanha de cashback — em alguns casos, os créditos podem expirar se não forem resgatados em até 30 dias.
Na plataforma Zoom, o prazo para uso do cashback é de até 90 dias.
Logo, como você pode ver, as regras variam muito nesse aspecto.
Como funciona o cashback do cartão de crédito?
O cashback é um dos benefícios concedidos por algumas instituições financeiras para quem faz compras no cartão de crédito, dependendo da modalidade do cliente.
O cashback também é um dos benefícios concedidos por instituições financeiras para quem faz compras no cartão de crédito, dependendo da modalidade do cliente.
Como na maioria dos casos a modalidade é oferecida em parceria entre banco e bandeira, o dinheiro é depositado diretamente na conta bancária.
No entanto, o valor também pode ser usado para abater parte do pagamento da fatura.
Portanto, o modelo se encaixa no conceito de cashback financeiro que explicamos acima.
O percentual devolvido ao cliente costuma girar entre 0,1% a 1,5%, mas sob algumas condições específicas, pode chegar até um décimo do dinheiro gasto.
As regras variam bastante em relação ao banco e à bandeira.
Existem cartões que concedem benefícios exclusivos relacionados à atividade da empresa emissora.
Alguns exemplos são o cartão do aplicativo de delivery Rappi, que concede cashback de 3% em pedidos no app, e o cartão da operadora de telefonia Vivo, que devolve até 10% do valor de compras feitas em lojas da empresa.
Portanto, o consumidor deve analisar bem cada oferta para definir qual é a melhor opção de acordo com suas necessidades.
Por que as empresas oferecem cashback?
Pode parecer curioso que empresas e instituições financeiras devolvam uma parte do valor, mas na realidade essa modalidade também pode ser vantajosa a quem oferece.
Conseguir novos clientes é um dos principais atrativos, já que a vantagem oferecida pode determinar a escolha dos consumidores por determinado negócio em relação à concorrência.
E o cashback também tem um bom potencial para fidelizar, pois muitos consumidores se acostumam com a vantagem e inclusive têm uma “sensação de recompensa” que estimula novas compras.
Por isso, é comum vermos a devolução atrelada a condições como comprar em determinado estabelecimento ou usar um meio de pagamento específico.
Esse modelo se torna ainda mais vantajoso, e um bom exemplo é o cashback financeiro oferecido por fintechs.
A partir de parcerias com e-commerces, essas empresas ganham comissão sobre o valor das vendas para consumidores cadastrados.
Mesmo plataformas de cashback social têm lucro, a partir de comissões ou valores fixos cobrados dos comerciantes.
Da mesma forma, os bancos, bandeiras e carteiras digitais buscam atrair clientes para lucrar com taxas sobre os valores das transações, mensalidades ou anuidades.
Portanto, o cashback é um bom exemplo de iniciativa vantajosa para todos os lados.
Cashback vale a pena?
Então, será que vale a pena ingressar nessa modalidade?
A seguir, reunimos algumas vantagens do cashback tanto para o seu negócio quanto para os consumidores.
Vantagens do cashback para quem vende
Veja o que o seu negócio tem a ganhar aderindo ao cashback.
- Fidelização: a satisfação gerada por esse tipo de vantagem aumenta as chances de o cliente voltar a comprar de você
- Visibilidade: aderindo a uma parceria com um programas de dinheiro de volta, você expõe sua marca a um público numeroso e qualificado
- Diferencial competitivo: em um mercado tão concorrido, esse pode ser o diferencial entre comprar um produto seu ou de um concorrente
- Maior ticket médio: a ideia do cashback é estimular o consumidor a comprar mais, pois, quanto mais ele gastar, maior será o valor devolvido
- Coleta de dados: quando o usuário ingressa em um programa de cashback, ele precisa informar dados que podem ajudar na compreensão de seu comportamento de compra.
Vantagens do cashback para o consumidor
Não é só a empresa que se beneficia do cashback.
Veja agora por que essa é uma relação ganha-ganha.
- Monetização: garantir um trocado a mais é sempre satisfatório, ainda mais depois de fazer uma compra
- Transparência: o cliente conta com uma vantagem mais concreta em relação aos programas de recompensa convencionais, que podem ter critérios bem subjetivos para definir a pontuação
- Flexibilidade: é possível usar o valor revertido na compra que quiser ou, em alguns casos, até fazer um saque, o que dá ao cliente a liberdade de escolha sobre como aproveitar sua vantagem
- Pouca burocracia: o processo do cashback é todo automatizado, sem dar nenhuma dor de cabeça ao cliente que quiser aproveitar sua vantagem.
Cashback é seguro?
Como mostramos acima, há vários tipos de cashback.
Como mostramos acima, há vários tipos de cashback.
Tecnicamente, essa modalidade é segura se você firmar parcerias com um programa de qualidade.
Portanto, vale pesquisar bem sobre a empresa intermediária e garantir que você não vai ficar no prejuízo.
Observe os percentuais que serão oferecidos para ter uma boa margem de lucro, faça bem as contas antes de definir quanto o seu cliente receberá de volta e também procure contar com mecanismos de proteção contra fraudes.
Tomando essas precauções, você aumenta bastante a segurança para aderir ao cashback.
7 Ferramentas que oferecem cashback no Brasil
Há cada vez mais negócios, dos mais variados nichos, que oferecem cashback no país.
Eles fazem parte de programas que são gerenciados por empresas intermediárias, como explicamos no início deste artigo.
Vamos mostrar agora alguns dos principais programas brasileiros de cashback.
Méliuz
Com mais de 3 mil empresas parceiras, a Méliuz é a maior intermediária de cashback nacional.
Ela conta com um aplicativo e até uma extensão para ser instalada no navegador para avisar sobre os e-commerces participantes.
Também é possível obter o cashback comprando em algumas lojas físicas, fornecendo dados e pagando no cartão.
Quando um valor mínimo de R$ 20 é acumulado, o usuário pode resgatar, enviando diretamente para sua conta bancária.
Cuponomia
A Cuponomia é uma plataforma de cupons de desconto e cashback com mais de 2 mil lojas parceiras.
Da mesma forma que a Méliuz, o site permite o resgate do dinheiro a partir de R$ 20 acumulados.
Para ganhar cashback pelo Cuponomia, o consumidor deve se cadastrar no programa e ativar o benefício clicando nos cupons e ofertas.
Entre as lojas credenciadas estão Carrefour, O Boticário, Avon KaBuM!, Natura e AliExpress.
CRM Bônus
A CRM Bônus é uma plataforma de giftback, que significa, basicamente, um cashback direto.
Com ela, as empresas podem criar seu próprio programa de cashback e oferecer o dinheiro de volta para futuras compras dos clientes, aumentando os níveis de fidelização.
As regras são customizáveis, de modo que as empresas podem determinar como seus clientes ganham dinheiro de volta, como podem usar e qual será a validade dos créditos.
Meu Dim Dim
A Meu Dim Dim é uma alternativa dedicada a pequenos e médios negócios e também tem extensão para navegadores.
O usuário também pode procurar pelo produto que pretende comprar na própria plataforma.
Ao ativar o cashback, ele é direcionado para o e-commerce.
A empresa que aderir ao programa precisa pagar uma taxa de até 30% sobre o valor devolvido.
Ame Digital
A Ame Digital faz parte do grupo B2W e, por isso, atua em parceria com alguns gigantes do e-commerce, como Americanas, Shoptime e Submarino.
Para usar, é preciso baixar o aplicativo para smartphone.
O valor não pode ser resgatado para a conta do mesmo titular, mas o cliente pode usá-lo em novas compras, transferir para outros usuários e, eventualmente, pagar contas.
PicPay
Esse cashback é um pouco diferente: em vez de ser referente a compras, o percentual que o consumidor recebe no PicPay pode ser sobre vários tipos de pagamento.
Parcelamento de contas, boletos bancários, abastecimento de automóveis e recarga de celular e de cartão de transporte são exemplos de transações que podem render cashback, que também pode ser usado para pagamentos e enviado a outras pessoas.
Banco Inter
Neste exemplo de cashback financeiro, a instituição conta com uma rede com mais de 200 comércios parceiros.
O usuário pode resgatar até 20% do valor gasto em uma compra, mesmo não tendo conta no banco.
Também é possível receber cashback pelo cartão de crédito, desde que o pagamento seja feito em débito em conta.
Como oferecer cashback?
Se você decidiu ingressar em uma plataforma para oferecer dinheiro de volta a seus consumidores, é importante que a iniciativa seja bem planejada.
Se você decidiu ingressar em uma plataforma para oferecer dinheiro de volta a seus consumidores, é importante que a iniciativa seja bem planejada.
A empresa intermediária é responsável pela operação, mas ainda assim você precisa tomar decisões importantes para alcançar os resultados almejados.
Para isso, observe os passos a seguir:
Defina seus objetivos
Como mostramos acima, há diferentes modalidades de cashback. Portanto, o primeiro passo é escolher como você espera que a plataforma ajude sua empresa.
Por exemplo, se você quiser aumentar o ticket médio, o ideal é se valer de uma intermediária da modalidade carteira digital. Assim, você estimula o consumidor a aproveitar o cashback em novas compras.
Se a prioridade é aumentar a visibilidade, contar com uma plataforma que tenha um público amplo pode ser mais importante do que o tipo de vantagem oferecida.
Lembre-se também que, como o cashback envolve dados de clientes, é preciso estar de acordo com a LGPD.
Escolha a empresa parceira
Para escolher a melhor alternativa para o seu negócio, é preciso avaliar todas as características de cada programa de cashback.
Leve em consideração fatores como:
- Forma como as vantagens são oferecidas
- Auxílio na divulgação dos seus produtos
- Custo para aderir à plataforma
- Integração com seu sistema de gestão de clientes, seja ERP ou CRM.
Defina sua política de cashback
Uma vez escolhida a plataforma, ainda há outras decisões a tomar.
Esta é a etapa em que você vai verificar se o formato escolhido será lucrativo para seu comércio.
Para isso, é preciso definir:
- Em quais produtos você vai oferecer cashback
- Que tipo de vantagem será oferecida
- Qual percentual ou valor fechado será devolvido.
Monitore os resultados
Depois de dar início a sua parceria de cashback, o monitoramento nos primeiros meses é crítico.
Além de conferir seus objetivos, é preciso avaliar a satisfação do consumidor.
Isso pode levar a eventuais mudanças na sua política – ou, em casos mais drásticos, você pode até decidir trocar de plataforma.
Como aumentar seus ganhos com os cashbacks?
Oferecer dinheiro de volta para os clientes pode parecer um gasto a mais no orçamento da empresa.
Mas, na realidade, é um investimento com excelente retorno, capaz de aumentar as vendas, a fidelização e os lucros do negócio.
De acordo com uma pesquisa da IZIO&Co publicada na Veja, o cashback tem o poder de aumentar a retenção de clientes em 4,5 vezes e incrementar o ticket médio em 85%.
Então, é fácil concluir que o investimento nesse benefício retorna em forma de lucro, superando tranquilamente o valor gasto pelo negócio.
Por isso, cada vez mais empresas investem em cashback para atrair mais consumidores, aumentar a taxa de recompra, elevar o ticket médio e construir uma base de clientes fiel.
Qual a diferença entre cashback e chargeback?
Embora os nomes sejam semelhantes, os dois conceitos são bem diferentes.
Chargeback significa devolução ou estorno do pagamento, ou seja, o cancelamento de uma compra.
Esse processo pode ser solicitado pelo cliente quando não reconhece a transação ou considera diferente do que foi contratado.
É muito comum no caso de fraudes e golpes, mas também acontece por erros na análise de ferramentas antifraude.
Cashback é o mesmo que desconto?
Embora o cashback pareça um “desconto ao contrário”, ele é muito mais eficiente para atrair clientes. Afinal, os consumidores já estão muito habituados com o abatimento de valores na hora da compra — e, muitas vezes, a baixa no preço nem gera mais tanto impacto.
Com o dinheiro de volta, o consumidor consegue reverter suas compras em benefícios reais.
No caso de cashbacks indiretos, por exemplo, o dinheiro pode ser usado para as mais diversas finalidades, proporcionando liberdade de escolha.
Além disso, o cashback gera uma sensação de ganho muito maior do que o desconto.
Por isso, ele é considerado uma evolução das promoções tradicionais, que apenas baixam um percentual dos preços.
Entendeu tudo sobre o cashback e suas vantagens?
Então, conte com a Vindi para automatizar seus pagamentos e aumentar ainda mais a satisfação dos seus clientes.