Boas práticas para melhorar a segurança do seu site

As fraudes com cartão de crédito são cada vez mais constantes diante de uma mundo tecnologia que não para de crescer. Para se ter uma ideia, segundo ‘The Nilson Report’, as perdas globais de crédito e fraude no cartão de débito podem chegar, em 2020, a atingir mais de US$ 23 bilhões de prejuízo. De acordo com o relatório, às perdas devido à fraude podem representar 5% da receita em negócios online

Quais os agravamentos das fraudes online?

As perdas com fraudes são agravadas pela taxa adicional, juros e multas associadas aos estornos que as empresas devem realizar. Quando um fraudador usa um cartão roubado para comprar um produto e/ou contratar um serviço online, frequentemente, a transação é estornada. Comerciantes que constantemente se veem em tal situação, acabam comprometendo seu negócio, já que as taxas de estorno podem ser bem elevadas em certas situações, dependendo da natureza do seu negócio.

Prevenir contra situações de fraude é a solução, ajudando a empresa a:

– Maximizar a receita

– Diminuir os custos operacionais, já que elimina operações manuais e aplica ações antifraude;

– Reduz os riscos de propagar uma má reputação ao empreendedor

– Diminui as taxas de estornos.

Quais as soluções?

1. Faça backups regulares

Seu site não irá ficar protegido de ataques caso você faça um backup (cópia) de segurança, mas irá ficar prevenido para os casos em que seja atacado. Realizar backups regulares evita que todos os conteúdos sejam perdidos ou que plugins sejam instalados e possam infectar seu site.

Quando você tem uma cópia do conteúdo do seu site, os problemas podem ser resolvidos mais facilmente, podendo colocar tudo online novamente e sem a possibilidade de recomeçar do zero, já que irá manter a salvo seus materiais.

A recomendação aqui é realizar pelo menos um backup semanal de todo o site, e claro, não se esqueça da base de dados. Em sites com muitas atualizações diárias o recomendado é que os backups sejam feitos de forma mais regular, para evitar riscos maiores de perda.

2. Utilize uma hospedagem segura

Grande parte dos problemas causados por ataques de hackers está associado a problemas no servidor ou em uma conta de alojamento – que em muitos casos não são seguros. Alguns ataques feitos em sites são feitos através de falhas que existem no software que está instalado no servidor do site. Se você quer evitar problemas é importante ter tudo atualizado, usar sempre versões estáveis e nunca as famosas ‘versões editadas’ ou ‘personalizadas por amadores’. Pense que se fosse perder um site, também estará perdendo dinheiro e principalmente o tempo que foi empregado nele com melhorias e conteúdos.

3. Mantenha o navegador atualizado

A segurança do seu site está relacionado com a forma como você mantém atualizado seu navegador. Por isso, baixe as atualizações de segurança do seu navegador de internet, não deixando brechas para as vulnerabilidades dos browsers para hackers acessarem e utilizarem para instalar malwares em seus dispositivos.

Outra dica aqui é configurar seu navegador para não aceitar cookies de terceiros, plug-ins que geralmente você não usa, como o Active X; no tráfego de navegação configure o pedido de ‘Do not track’; desative, quando necessário, os scripts ativos; acione o bloqueador de pop up; além disso, desabilite barras de ferramentas que não são utilizadas para nada e; no Internet Explorer, altere o nível de segurança e privacidade para ‘alto’.

4. Escolhendo os plug-ins com segurança

Você sabia que um plug-in tem total acesso sobre o que você digita no seu navegador? Pois bem, a escolha de um plug-in com segurança é a forma mais eficaz de diminuir ameaças e riscos de invasão no seu site. No momento de aceitar estes complementos, é preciso ter certeza que as configurações não virão com nenhuma extensão para instalação sem seu consentimento. Analise com cuidado os plug-ins na internet e tenha cuidado com os pedidos de permissão.

Se o problema for fraude, recomendamos a Konduto como solução. A Konduto é o único antifraude que tem uma inteligência artificial para prevenção de fraudes online. Consulte nossa equipe para essa funcionalidade.

vindi

Gostou do nosso post? Que tal compartilhar conosco sua opinião!

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.