Todas as etapas do nosso planejamento até agora certamente caíram como uma luva para o seu e-commerce e você já deixou suas equipes mais do que bem treinadas. Mas chegou a hora de olharmos para as particularidades desse tipo de negócio na Black Friday para o varejo virtual.

Neste tópico, trataremos sobre algumas peculiaridades do e-commerce (incluindo a plataforma que você utiliza para hospedar a sua loja virtual). Reserve alguns dias para verificar todas as plataformas e fornecedores que vamos mencionar aqui, pois o sistema precisa estar rodando perfeitinho no grande dia (ou nos grandes dias, já que a Black Friday vai muito além da sexta-feira). 

E-commerce: quais pontos checar antes da espiral Copa, Black e Natal?

A gente sabe que o final do ano vai ser corrido: Copa do Mundo, Black Friday e Natal, todas as datas comemorativas super próximas. Para você ter uma ideia: a Copa começa cinco dias antes da Black Friday e termina a sete do Natal.

Com tanta coisa para fazer e muita oportunidade de vender, é melhor deixar seu e-commerce “redondo” desde já para segurar bem os acessos nos dias mais agitados. Então, vamos falar dos pontos para marcar o check antes dessa espiral de datas comemorativas.

Bots e inteligência artificial

Há várias maneiras de usar a Inteligência Artificial (IA) ao seu favor. O uso mais comum dessa tecnologia é o atendimento por chatbots, para que sua loja responda às mensagens dos clientes a qualquer horário.

Os bots podem aprender a usar uma linguagem mais humanizada (chamada Natural Language Generation), o que evita a sensação de uma resposta automática. Os sistemas mais avançados conseguem até fazer sugestões personalizadas de acordo com as preferências e necessidades do cliente.

Além disso, uma operação de IA é capaz de sugerir ao consumidor produtos relacionados a seus interesses, como aquelas sugestões de séries e filmes dos serviços de streaming.

A Inteligência Artificial também pode ajudar seu negócio em funções como planejar estoque e prever operações de logística, planejando rotas e coordenando prazos e destinos.

Garanta a infraestrutura

Não precisamos dizer que os acessos ao seu site vão ser bem maiores no período da Black Friday, certo? Até porque você está trabalhando para isso acontecer! Então, tenha cuidado com a infraestrutura da sua página, que vai precisar suportar um tráfego anormal. Sem o devido preparo, ele pode ficar lento ou até cair, o que representaria um prejuízo diante de tudo o que você investiu para vender nessa época.

Entre em contato com o suporte da sua plataforma de e-commerce ou a empresa de hospedagem do seu site para ter certeza de que sua loja virtual não vai deixar você na mão.

Faça todos os testes

Além dos riscos de lentidão e queda, as lojas virtuais podem apresentar alguma falha que prejudique ou impeça a compra, o que também pode causar um grande prejuízo em épocas como a Black Friday. Por isso, apenas realizando todos os testes possíveis você poderá garantir que vai passar pela data sem problemas. Confira agora alguns procedimentos indispensáveis:

  • Teste de carga: avalia como o site, aplicativo ou API responde a um tráfego acima do normal, simulando o aumento da audiência durante a Black Friday
  • Teste de vulnerabilidade: identifica pontos fracos que podem tornar um site suscetível a ataques ou tentativas de invasão
  • Teste de funcionalidade: verifica se todos os links e formulários funcionam normalmente
  • Teste de cookies: verifica o funcionamento dos cookies e o desempenho com ou sem a ativação, entre outros aspectos relacionados.

Muitos destes testes podem ser feitos gratuitamente na internet. E você também pode procurar por falhas realizando todos os caminhos possíveis para fazer uma compra.

Ainda que não haja problemas, é preciso garantir um sistema amigável e intuitivo o suficiente para que mesmo uma pessoa não familiarizada com tecnologia possa comprar da sua loja.

Marketplace

Para quem anuncia em marketplaces, a Black Friday é um período de alta concorrência entre os anunciantes da mesma plataforma. Afinal, você garante uma visibilidade para o seu produto sem precisar investir em estratégias de marketing. 

Mas há muitos concorrentes contando com as mesmas plataformas (Mercado Livre, Shopee, Americanas e muitas outras). Por isso, vamos dar agora algumas dicas para seu produto se destacar:

Capriche na descrição

Em um marketplace, você conta com as vantagens de um bom posicionamento de SEO. Isso significa aparecer bem para pessoas que pesquisam por produtos como os seus em mecanismos de busca, como o Google. 

Para aproveitar esse benefício, é preciso caprichar na descrição de cada item anunciado. Cada anúncio precisa ter detalhados o nome, a marca, o modelo e outras informações que sejam relevantes, como as vantagens que o produto oferece.

Use palavras-chave populares em relação ao produto, como apelidos e formas como as pessoas se referem ao item. Ao explicar do que se trata, acrescente todas as informações técnicas que tiver e não deixe dúvidas.

Nós temos um episódio do Dentro do Ringue sobre SEO que vai te ajudar nesta etapa:

Use boas imagens

As imagens da sua “vitrine” precisam estar em alta resolução, para que o consumidor consiga visualizar bem, mas não muito pesadas para não interferir no tempo de carregamento da página.

Além disso, muitos marketplaces têm uma chamada “função lupa”, que aumenta a imagem em uma parte. Assim, o consumidor consegue ver todos os detalhes do item, o que pode inclusive aumentar seu desejo pelo produto. Se a imagem não estiver em uma resolução boa, essa função acaba não sendo útil, pois o detalhe fica prejudicado.

Seja competitivo no frete

Nós já falamos da importância do frete para o seu negócio. Em um marketplace, essa importância é ainda maior, pois pode representar uma grande vantagem – ou desvantagem – diante dos outros anunciantes.

Por isso, não deixe de seguir as dicas que demos no terceiro capítulo deste livro e ofereça a melhor logística possível. Mas também tome cuidado para não ficar no prejuízo. Falamos bastante sobre esse tema neste episódio do Dentro do Ringue, especial com o Melhor Envio:

Experiência digital

Para um e-commerce, a experiência digital é essencial. Os conceitos UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário) existem para tornar a navegação em um site ou aplicativo intuitiva e agradável.

Seja qual for a porta de entrada do usuário ao seu site, quanto mais simples for o seu site, mais fácil será vender. Por isso, vamos dar algumas dicas que podem fazer a diferença nesta Black Friday.

Tenha um layout clean

Layout do site é o formato pelo qual as informações são apresentadas em uma página na internet. Uma página com uma quantidade excessiva de imagens e textos pode parecer confusa. Por isso, aposte na simplicidade, deixando as informações claras para o seu público.

Ao elaborar uma página, é preciso pensar que qualquer tipo de pessoa precisa entender bem todas as informações. E, se você tiver feedbacks de clientes sobre o que pode melhorar, aproveite para atualizar o seu site.

Evite formulários longos

Ninguém quer passar horas preenchendo formulários com dados antes de fechar sua compra. A internet é cada vez mais dinâmica, e um processo de compra muito longo pode resultar no abandono do carrinhoPor isso, peça apenas informações básicas e escolha outros momentos para captar outros dados de seus consumidores.

Seja mobile friendly

Não basta criar um lindo site no seu computador e não testar em um dispositivo móvel. Até porque a maioria do público usa o celular não só para pesquisar, como também para finalizar as compras. Na Black Friday de 2021, mais de 60% das visitas em e-commerces a partir de redes sociais foram feitas em telefones celulares, segundo o relatório da All In e Opinion Box.

Peça para alguém testar

Além dos riscos de lentidão e queda, também tem o risco do cliente não conseguir fazer uma compra e acabar desistindo. Isso pode acontecer por causa de alguma falha no seu sistema, ou mesmo pelo seu site não ser amigável e intuitivo o suficiente.

Ainda que pareça eficiente para você, sua plataforma pode ser confusa para alguém que não seja tão familiarizado com a internet. Por isso, peça para algum amigo ou parente que não seja habituado à tecnologia para tentar fechar uma compra de todas as formas possíveis.

Se você chegou até aqui…

Comemore, pois já passamos dos 50% do planejamento (caso você esteja seguindo nossa sugestão de roteiro) para garantir a Black Friday nota 10 para o seu negócio digital. Muito planejamento e muito estudo já foram feitos até aqui, você certamente já deixou muita coisa preparada.

Antes de avançarmos, respire fundo e veja o quanto já foi feito. Dá um orgulho, não é mesmo? Pois então use esta sensação como combustível para o que vem a seguir. Falaremos bastante de números no planejamento financeiro, mas logo em seguida alguns frutos já poderão ser colhidos.

Tudo pronto? Vamos lá?

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