Atualmente estamos acompanhando no mercado um grande movimento de interesse pelas criptomoedas, a mais famosa atualmente é a Bitcoin.
É notável o quanto esse mercado está crescendo, porém junto com ele cresce a incerteza de aceitação pelos governos e também a incidência de roubos, tanto de dinheiro quanto de dados (o famoso phishing). Pensando como dono de um e-commerce, devo apostar nesse mercado e aceitar essa moeda na minha loja virtual?
Para quem não sabe, a criptomoeda (ou moeda virtual) é uma espécie de dinheiro só que, diferente do dinheiro “real” que estamos acostumados e que é controlado por um banco central, ele é controlado apenas por tecnologia e criptografia de dados.
Blockchain
O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia baseada na descentralização. Consiste em um grande banco de dados que funciona como um livro público de registros, mas inviolável e extremamente eficiente.
Hoje, já existem gateways de pagamento oferecendo Bitcoin como opção, alguns inclusive gratuitos. Em dezembro a Época trouxe alguns nomes de estabelecimentos físicos aceitando a moeda, destacando regiões como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
A Tecnisa aceita Bitcoin como parte do pagamento da primeira parcela do imóvel, fora do Brasil temos a Tesla, a Microsoft.. Enfim, exemplos de peso não faltam. Mas, e para o pequeno varejista?
Segundo o fundador da Foxbit, João Cunhada, Bitcoin é uma aposta interessante de investimento, pois seu comportamento em momentos de crise política é de alta, portanto vale a pena reservar um espaço no portfólio, no entanto o mercado ainda não está maduro para aceitar a moeda como meio de pagamento.
A taxa e o tempo de conversão, dependendo do valor do produto ou serviço, não compensa para o comerciante.
Essa é sim uma aposta para o futuro, mas hoje deve ser utilizada com cautela. Mas a tecnologia por trás dela veio sim para ficar e promete revolucionar setores como medicina e automobilística. Nos resta mantermos o entusiasmo e aguardar.