Bitcoin como forma de pagamento no varejo

“font-weight: 400;”>Atualmente estamos acompanhando no mercado um grande movimento de interesse pelas criptomoedas, a mais famosa atualmente é a Bitcoin.

É notável o quanto esse mercado está crescendo, porém junto com ele cresce a incerteza de aceitação pelos governos e também a incidência de roubos, tanto de dinheiro quanto de dados (o famoso phishing). Pensando como dono de um e-commerce, devo apostar nesse mercado e aceitar essa moeda na minha loja virtual?

Para quem não sabe, a criptomoeda (ou moeda virtual) é uma espécie de dinheiro só que, diferente do dinheiro “real” que estamos acostumados e que é controlado por um banco central, ele é controlado apenas por tecnologia e criptografia de dados.

Blockchain

O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia baseada na descentralização. Consiste em um grande banco de dados que funciona como um livro público de registros, mas inviolável e extremamente eficiente.

Hoje, já existem gateways de pagamento oferecendo Bitcoin como opção, alguns inclusive gratuitos. Em dezembro a Época trouxe alguns nomes de estabelecimentos físicos aceitando a moeda, destacando regiões como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

A Tecnisa aceita Bitcoin como parte do pagamento da primeira parcela do imóvel, fora do Brasil temos a Tesla, a Microsoft.. Enfim, exemplos de peso não faltam. Mas, e para o pequeno varejista?

Segundo o fundador da Foxbit, João Cunhada, Bitcoin é uma aposta interessante de investimento, pois seu comportamento em momentos de crise política é de alta, portanto vale a pena reservar um espaço no portfólio, no entanto o mercado ainda não está maduro para aceitar a moeda como meio de pagamento.

A taxa e o tempo de conversão, dependendo do valor do produto ou serviço, não compensa para o comerciante.

Essa é sim uma aposta para o futuro, mas hoje deve ser utilizada com cautela. Mas a tecnologia por trás dela veio sim para ficar e promete revolucionar setores como medicina e automobilística. Nos resta mantermos o entusiasmo e aguardar.

Marcela é uma das maiores especialistas em credenciamento de e-commerce no país. Formada em Administração e Gestão, é corredora nos finais de semana.

Você vai gostar também

Formas de Pagamento Online Uma pesquisa da Google apresentada na quarta-feira (21/9) mostrou que a intenção de compra dos consumidores para a Black Friday este ano teve alta. No...
Qual é o futuro do pagamento? Entenda as principai... Se há alguns anos alguém lhe dissesse que o futuro do pagamento envolveria o reconhecimento da nossa íris ou mesmo roupas inteligentes o suficiente pa...
PCI Compliance O PCI Compliance ou "PCI DSS", é uma das maiores certificações de segurança do mundo. Mas o que é o PCI Compliance? É o Padrão de Segurança de Dados p...
Desafios no setor de ensino: Como enfrentar o prob... A atual situação do nosso país, com desafios afetando todos os setores econômicos, nos obriga a enfrentar a situação e encarar os dados das estatístic...