Atualmente estamos acompanhando no mercado um grande movimento de interesse pelas criptomoedas, a mais famosa atualmente é a Bitcoin.

É notável o quanto esse mercado está crescendo, porém junto com ele cresce a incerteza de aceitação pelos governos e também a incidência de roubos, tanto de dinheiro quanto de dados (o famoso phishing). Pensando como dono de um e-commerce, devo apostar nesse mercado e aceitar essa moeda na minha loja virtual?

Para quem não sabe, a criptomoeda (ou moeda virtual) é uma espécie de dinheiro só que, diferente do dinheiro “real” que estamos acostumados e que é controlado por um banco central, ele é controlado apenas por tecnologia e criptografia de dados.

Blockchain

O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia baseada na descentralização. Consiste em um grande banco de dados que funciona como um livro público de registros, mas inviolável e extremamente eficiente.

Hoje, já existem gateways de pagamento oferecendo Bitcoin como opção, alguns inclusive gratuitos. Em dezembro a Época trouxe alguns nomes de estabelecimentos físicos aceitando a moeda, destacando regiões como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

A Tecnisa aceita Bitcoin como parte do pagamento da primeira parcela do imóvel, fora do Brasil temos a Tesla, a Microsoft.. Enfim, exemplos de peso não faltam. Mas, e para o pequeno varejista?

Segundo o fundador da Foxbit, João Cunhada, Bitcoin é uma aposta interessante de investimento, pois seu comportamento em momentos de crise política é de alta, portanto vale a pena reservar um espaço no portfólio, no entanto o mercado ainda não está maduro para aceitar a moeda como meio de pagamento.

A taxa e o tempo de conversão, dependendo do valor do produto ou serviço, não compensa para o comerciante.

Essa é sim uma aposta para o futuro, mas hoje deve ser utilizada com cautela. Mas a tecnologia por trás dela veio sim para ficar e promete revolucionar setores como medicina e automobilística. Nos resta mantermos o entusiasmo e aguardar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies