Difícil escrever uma lista tão importante, como é no caso do segmento de educação. Esse tema é tão grandioso e tão pouco falado ultimamente, que não tenho visto discussões nesse sentido em conversas por aí. Venho estudando bastante sobre esse assunto e mergulhei em algumas novas escolas e tive grandes surpresas: tem gente com o verdadeiro propósito de transformar esse país.

Fiz um apanhado sobre quais escolas estão inovando em método, propósito e impacto.

Isso já tira por exemplo, as escolas tradicionais, que ainda usam métodos centenários (e ultrapassados) de ensino. Mesmo que cometendo uma possível injustiça com algumas escolas, aqui vai a nossa lista das 5 escolas mais inovadoras do Brasil.

Perestroika

Escola que vem defendendo a bandeira criativa (e futurista) para qualquer tipo de profissional. Seja você médico, advogado, empreendedor ou bailarina, a Perestroika é considerada a nova cara da educação criativa. De fato, fazer um curso lá anos atrás, era coisa de publicitário, de criativo…agora não mais.

perestroika-emicida

Sim, executivos estão recebendo aulas do Emicida (Economia dos desajustados). Foto: Reprodução Perestroika.

Cursos como ChoraPPT, Friends of Tomorrow e Refresh farão você repensar seu MBA e sua carreira até esse momento. Recomendo conhecer. Lá executivos têm aulas com o Emicida, só para citar.

Conheça agora: perestroika.com.br

Alura

Eu defendo uma bandeira forte de que para um país ser representativo no futuro, ele precisará formar um exército. Só que não de militares. De programadores de software. E é essa escola (que sou fã) que faz exatamente o que precisamos para se tornar um país de alto impacto tecnológico: ela ajuda a formar profissionais de tecnologia na prática (e online). Juntamente com a Caelum, escola do mesmo grupo, as duas já formaram mais desenvolvedores do que qualquer universidade no país.

alura

Precisamos formar um exército de programadores. E precisamos começar agora. Foto: Reprodução Alura

O que é ainda mais legal, é que 90% dos instrutores do grupo são ex-alunos. Ou seja: você vai aprender com que está literalmente “metendo a mão na massa”.

Conheça agora: alura.com.br

eduK

A “Netflix da Educação”. Não é exagero essa comparação. Conheço pessoalmente essa escola e não demorará para que ela entre na televisão, no seu smartphone e no que você gostaria de aprender a seguir. Conheço executivo de sucesso que faz curso de fotografia lá. A eduK não ensina matemática, história ou geografia, ela ensina na prática: gastronomia, fotografia, moda, artesanato e uma infinidade de cursos profissionalizantes. Com milhares de assinantes, a eduK já é um fenômeno de público.

eduk

Até a Palmirinha dá aulas! Foto: Reprodução eduK.

Até a Palmirinha dá curso lá :)

Conheça agora: eduk.com.br

CIEJA

Êda Luiz, diretora da CIEJA, uma escola no coração da periferia de São Paulo é contundente e diz:

“São os princípios e valores construídos no coletivo: acolhimento, respeito, diálogo e solidariedade que levam à inovação”.

cieja

Idosos, alunos expulsos e deficientes. Uma aula livre, onde o compartilhamento é dever. Foto: Reprodução CIEJA.

Com esse direcionamento a CIEJA (Centro Integrado de Jovens e Adultos) abre os braços para a maioria dos excluídos: deficientes, idosos e alunos expulsos de outras escolas. Sem métodos tradicionais ou teorias adaptadas de pensadores, a CIEJA é pautada nas disciplinas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ensaios Lógicos /Artísticos e Ciências do Pensamento. Jovens estudam com idosos, que estudam com deficientes. Todos voluntariamente. É o símbolo máximo da educação libertária.

Faça um favor para si mesmo, não entre no site, vá lá e faça uma aula: Rua Cabo Estácio da Conceição, Nº 176 – Cep: 05854-060 – Campo Limpo – São Paulo.

Lumiar

Esqueça aquela “escolinha” que você estudou ou aquela que seu filho está estudando. A Lumiar propõe o aprendizado na reprodução de situações e aplicação de ideias que estimulam inquietude, curiosidade e criatividade no estudante. Nesse contexto de incentivar o questionamento da própria criança, a Lumiar foi eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft, UNESCO e Stanford University. É o sonho de qualquer pai.

emicida perestroika

Na Lumiar, crianças aprendem a cozinhar de verdade. Foto: Reprodução Lumiar.

Fui lá e me impressionei.

Conheça agora: lumiar.org.br

Fizemos um material para ajudar escolas a melhorarem a retenção nesse ano, clique no banner abaixo para receberem o material.

Conhece alguma que merecia ser citada nesse texto, conte para mim!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies