Difícil escrever uma lista tão importante, como é no caso do segmento de educação. Esse tema é tão grandioso e tão pouco falado ultimamente, que não tenho visto discussões nesse sentido em conversas por aí. Venho estudando bastante sobre esse assunto e mergulhei em algumas novas escolas e tive grandes surpresas: tem gente com o verdadeiro propósito de transformar esse país.
Fiz um apanhado sobre quais escolas estão inovando em método, propósito e impacto.
Isso já tira por exemplo, as escolas tradicionais, que ainda usam métodos centenários (e ultrapassados) de ensino. Mesmo que cometendo uma possível injustiça com algumas escolas, aqui vai a nossa lista das 5 escolas mais inovadoras do Brasil.
Perestroika
Escola que vem defendendo a bandeira criativa (e futurista) para qualquer tipo de profissional. Seja você médico, advogado, empreendedor ou bailarina, a Perestroika é considerada a nova cara da educação criativa. De fato, fazer um curso lá anos atrás, era coisa de publicitário, de criativo…agora não mais.
Cursos como ChoraPPT, Friends of Tomorrow e Refresh farão você repensar seu MBA e sua carreira até esse momento. Recomendo conhecer. Lá executivos têm aulas com o Emicida, só para citar.
Conheça agora: perestroika.com.br
Alura
Eu defendo uma bandeira forte de que para um país ser representativo no futuro, ele precisará formar um exército. Só que não de militares. De programadores de software. E é essa escola (que sou fã) que faz exatamente o que precisamos para se tornar um país de alto impacto tecnológico: ela ajuda a formar profissionais de tecnologia na prática (e online). Juntamente com a Caelum, escola do mesmo grupo, as duas já formaram mais desenvolvedores do que qualquer universidade no país.
O que é ainda mais legal, é que 90% dos instrutores do grupo são ex-alunos. Ou seja: você vai aprender com que está literalmente “metendo a mão na massa”.
Conheça agora: alura.com.br
eduK
A “Netflix da Educação”. Não é exagero essa comparação. Conheço pessoalmente essa escola e não demorará para que ela entre na televisão, no seu smartphone e no que você gostaria de aprender a seguir. Conheço executivo de sucesso que faz curso de fotografia lá. A eduK não ensina matemática, história ou geografia, ela ensina na prática: gastronomia, fotografia, moda, artesanato e uma infinidade de cursos profissionalizantes. Com milhares de assinantes, a eduK já é um fenômeno de público.
Até a Palmirinha dá curso lá :)
Conheça agora: eduk.com.br
CIEJA
Êda Luiz, diretora da CIEJA, uma escola no coração da periferia de São Paulo é contundente e diz:
“São os princípios e valores construídos no coletivo: acolhimento, respeito, diálogo e solidariedade que levam à inovação”.
Com esse direcionamento a CIEJA (Centro Integrado de Jovens e Adultos) abre os braços para a maioria dos excluídos: deficientes, idosos e alunos expulsos de outras escolas. Sem métodos tradicionais ou teorias adaptadas de pensadores, a CIEJA é pautada nas disciplinas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ensaios Lógicos /Artísticos e Ciências do Pensamento. Jovens estudam com idosos, que estudam com deficientes. Todos voluntariamente. É o símbolo máximo da educação libertária.
Faça um favor para si mesmo, não entre no site, vá lá e faça uma aula: Rua Cabo Estácio da Conceição, Nº 176 – Cep: 05854-060 – Campo Limpo – São Paulo.
Lumiar
Esqueça aquela “escolinha” que você estudou ou aquela que seu filho está estudando. A Lumiar propõe o aprendizado na reprodução de situações e aplicação de ideias que estimulam inquietude, curiosidade e criatividade no estudante. Nesse contexto de incentivar o questionamento da própria criança, a Lumiar foi eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo pela Microsoft, UNESCO e Stanford University. É o sonho de qualquer pai.
Fui lá e me impressionei.
Conheça agora: lumiar.org.br
Fizemos um material para ajudar escolas a melhorarem a retenção nesse ano, clique no banner abaixo para receberem o material.
Conhece alguma que merecia ser citada nesse texto, conte para mim!