Você já reparou como a aparência de um lugar afeta você na hora de decidir em qual restaurante vai comer ou em qual loja vai comprar? Essa influência também acontece na hora de escolher um espaço para treinar. É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de arquitetos para academias.

Ao contrário do que muitos empreendedores iniciantes possam pensar, a aparência da sua academia vai ajudar a atrair mais vendas e aumentar a percepção de qualidade que os outros têm do seu espaço fitness.

Como a arquiteta Patrícia Totaro comentou nesse vídeo, a academia deve ser considerada pelos alunos como um local de lazer. Só com essa mentalidade é que será possível garantir uma alta frequência e renovação de planos.

E a arquitetura pode ajudar a criar um ambiente agradável e com a cara do seu público-alvo. Aliás, tudo começa com ele.

Projeto para academias: quem é o seu público-alvo?

Conhecer as pessoas que possam se interessar pela sua academia é sempre um dos mais importantes passos de todo o planejamento. Se você está começando e quer saber mais sobre como criar um plano de negócios, não deixe de ler o texto que já publicamos aqui.

Nele, também falamos sobre a importância de você definir quem são seus clientes. Essa etapa, em marketing, também é conhecida como a criação da sua ou da suas personas.

Mais do que apenas saber qual a faixa etária ou poder aquisitivo das pessoas que você quer atrair, é importante considerar qual o estilo de vida que elas levam. Nisso, um arquiteto para academias, pode ajudar a entender qual é seu negócio.

Por isso perguntamos:

  • Quais roupas essas pessoas usam?
  • Em que lojas elas gostam de comprar?
  • Elas possuem um estilo mais urbano ou aventureiro?

Todas essas características vão ajudar você a desenhar o perfil dos seus clientes e também descobrir elementos que devem fazer parte do seu projeto, antes mesmo de contratar um arquiteto para academias.

Pense neste exemplo: você montou uma academia em um bairro mais simples, em que as pessoas têm um poder financeiro menor. Mas o seu espaço tem equipamentos e uma decoração muito moderna.

O que pode acontecer é que as pessoas, ao passarem em frente da sua academia, pensem “quero me matricular em uma academia, mas esse lugar parece não caber no meu bolso!”.

Isso acontece quando o seu projeto não conversa com o tipo de público que você quer atrair.

Qual imagem sua academia quer passar?  

Agora que já falamos sobre quem você quer trazer, precisamos pensar em outro ponto de grande importância: qual a imagem que você quer passar, quais são as características da sua marca.

Esses itens ajudam muito na hora de você pensar na arquitetura de sua academia com um profissional.

Se você já tem um negócio aberto e quer redesenhá-lo, uma boa estratégia é tirar fotos de todos os ambientes (não vale vídeo). Por meio dessas imagens, você conseguirá ter uma ideia de qual impressão cada espaço da sua academia transmite hoje. Instantaneamente virão ideias de como eles poderiam melhorar.

Devo contratar arquitetos para academia?

Ter um profissional para ajudá-lo nesse projeto pode ser muito importante. Ele conseguirá, por meio de sua experiência, sugerir ideias que alguém leigo no assunto não pensaria.

Um arquiteto vai garantir que todos os lugares em sua academia estejam bem distribuídos. Com espaço suficiente para que os alunos deixem seus pertences, uma área suficiente para o vestiário, entre outros pontos.

Além disso, o arquiteto pode ajudar você a brincar com o visual, criando, por exemplo, pontos focais. Eles servem para direcionar o olhar do aluno, pode ser por meio de uma cor mais forte, uma iluminação diferente ou até mesmo uma planta colocada no lugar certo.

Criar um ambiente confortável e convidativo também são formas de fidelizar os alunos. Não se esqueça de ter um espaço para convivência. Assim, nos intervalos dos treinos, eles podem relaxar com outras pessoas.

Mas é claro que você não precisa depender apenas de arquitetos para ter ideias. Pesquise na internet, veja revistas e busque projetos já finalizados que vão inspirar você a criar o seu. Aqui mesmo no blog nós já falamos sobre as “oito academias mais estilosas do mundo” e também sobre “tendências em design para academias”, não deixe de conferir.

4 dicas de decoração para inspirar

Aqui vão quatro dicas de decoração para você considerar no seu projeto.

Escolha o piso certo

Eles ajudam a criar a atmosfera certa para seu espaço. Os claros deixam o ambiente mais iluminado e maior. Para ajudar no dia a dia, dê preferência para os modelos fáceis de limpar e que sejam antiderrapantes para evitar acidentes.

Brinque com a iluminação

Uma ótima forma de criar um ambiente mais interessante para cada prática esportiva é usando a iluminação. Talvez uma luz mais baixa ou colorida no salão de dança possa tornar as aulas mais divertidas.

Falando sobre iluminação natural, as janelas maiores e de vidro ajudam a deixar os espaços mais claros, colaborando com a economia de energia.

Invista em espelhos

Uma característica clássica das academias é o espelho, grandes e espalhados por todas as paredes. Uma das principais vantagens é que eles ajudam a dar a impressão de um espaço maior.

E sempre tem os alunos que adoram acompanhar seus exercícios pelo espelho.

Arquitetos para academias (bônus: a importância das cores)

Você já deve ter ouvido por aí que as cores são capazes de criar sensações em nosso cérebro. Daí a importância de escolher bem quais delas serão usadas em paredes, armários e até na decoração.

As cores mais fortes, como o vermelho, amarelo ou laranja, deixam os ambientes menores, pois ajudam a criar uma aproximação do usuário. Elas são normalmente usadas para chamarem atenção.

O melhor é brincar com essas cores quentes em detalhes ou em pontos isolados que você quer destacar.

Já as cores frias, como o azul passa a sensação de serenidade e harmonia. Mas quando utilizada de forma isolada também pode criar a ideia de tristeza. O verde tem muita relação com a natureza e o equilíbrio, muito usada em propagandas de bem-estar.

Importante dizer que por menos óbvio que pareça, é possível economizar bastante dinheiro, contratando um arquiteto para academias.

Agora que você já entendeu a importância da arquitetura e como arquitetos para academia podem ajudar você, que tal pensar em aparelhos? Então, não deixe de ler nosso texto sobre Equipamentos de academia: como encontrar os melhores preços?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies