Qual o modelo da academia que veremos no futuro?
Alguns dos maiores desafios dos gestores fitness é entender qual será o negócio “academias” nos próximos anos.
Grandes redes tentam de todas as formas inovar e trazer para dentro de salas de ginástica, algo novo que será tendência nos próximos anos. E algumas pequenas, com grande inovação, pretendem ditar tendência sobre o que é ter uma academia do futuro.
Academias de ginástica do futuro
O sucesso de redes como a Velocity, que acabou de abrir uma unidade no México, mostra que a tendência é trazer a experiência do cliente para o segmento fitness também. Afinal, o que as pessoas estão buscando é realmente “a experiência”.
Algumas tecnologias vão entrar (e já entraram) de corpo e alma nas academias. Quem pensa que tecnologias como: robôs, inteligência artificial e realidade aumentada serão uma tendência: se enganam. Já é realidade.
Separamos para vocês algumas empresas que estão ajudando algumas “academias conceitos” no mundo a mudarem a experiência dos alunos e clientes. Veja abaixo.
Realidade aumentada
A Holodia, empresa que vem desenvolvendo aplicativos para interação no segmento fitness lançou a plataforma de VR (realidade virtual) para equipamentos fitness, é um tapa na cara da academia tradicional. Veja o vídeo e entenda.
Outro case legal (e novo) é o da ICAROS, que com um equipamento conectado a um óculos VR, permite uma experiência única ao fazer exercício. Veja o vídeo abaixo.
High-Intensity Interval Training (HIIT)
Algumas atividades como grupos empenhados em alto rendimento já são mais que realidade. Olhe o movimento do Crossfit no mundo…
A Pavigym atingiu um alto nível de engajamento dos alunos, trazendo a experiência de aulas para outro nível. Atividades em grupo sempre têm um alto impacto e isso é um grande sinal para trazer para as aulas de ginástica, uma tecnologia que permita grande interação. Veja o vídeo abaixo da Pavigym.
Não pense que isso está longe da sua realidade como gestor de academia, quando a inovação chega, ela atropela o tempo!
Para ilustrar aqui também vai um exemplo de como automatizar o trabalho humano vem se tornando realidade.
CAFE X – uma cafeteria de um único robô
O que você está fazendo agora, para definir a sobrevivência da sua rede/unidade?