O setor de academias do Brasil é um dos maiores e dos poucos que continuam saudáveis apesar da crise. O brasileiro gosta de cuidar do corpo seja por motivos estéticos ou de saúde, e isso ajuda a manter o segmento crescendo e inovando no país. Mas quais são as 4 maiores academias do país?
Atualmente, a maior parte do setor é dominado por pequenos e médios empreendimentos, academias que continuam com uma ou duas unidades em sua localidade. No entanto, algumas redes despontam oferecendo serviços diferenciados, como estas que veremos a seguir.
Quais são as maiores academias do Brasil?
A SmartFit é o maior grupo fitness da América Latina (estando entre os 10 maiores do mundo) e a sua BioRitmo é a maior rede de academias premium de São Paulo. Atualmente, ela conta com mais de 400 unidades de academias no mundo e com a conquista recente do aporte de R$100 milhões de seus acionistas, outras 140 unidades devem ser inauguradas em 2017 – metade destas no México, Colômbia, Peru, Chile, e República Dominicana. E o grupo espera fechar o ano de 2016 com 1 milhão de alunos e um faturamento de R$ 1 bilhão.
Ouça o Podcast Like a Boss com Edgard Corona, CEO da SmartFit:
O grupo Bodytech conta com dois tipos de academia: um que leva o nome da empresa, voltado para o público classe A e B; e o modelo A Fórmula, um modelo mais simplificado de baixo custo, focado na classe C. Com academias espalhadas em diversas capitais do país, inclusive dentro de clubes sociais e esportivos, a empresa foi fundada em 2005 e só vem crescendo. Suas instalações são, em sua maioria, adaptadas para pessoas com necessidades especiais, e contam com equipamentos importados.
A Companhia Athlética conta com a tradição de quem está no ramo há mais de 30 anos. Atualmente, ela conta com 18 unidades e atende a cerca de 35 mil alunos. E ela continua a investir em diferenciais, como uma parceria com o campeão olímpico Gustavo Borges, para implantação de um método de treino de natação. A rede conta ainda com app próprio que permite ao aluno acompanhar a evolução de seu treino direto no seu smartphone.
A rede de academias Runner foi fundada em 1983 e conta com a maior parte de suas 19 unidades localizadas na cidade de São Paulo. Também há mais de 30 anos no mercado, a Runner conta atualmente com cerca de 25 mil alunos. E o segredo da sua expansão é o sistema de licenciamento da marca que permite que novos empreendedores contem com a experiência da empresa para abrir a sua própria academia.
Bônus
Além das quatro citadas acima, vale frisar que a BlueFit está próximo de ter 40 academias de ginástica. Fundada em São Paulo, a rede vem expandindo atuação em todo Brasil. Com um modelo low cost, bem similar à SmartFit, a rede vem se destacando pela atuação em pontos importantes no Brasil.
Existem diversas novas redes crescendo e nascendo no país, o que mostra uma maturidade do mercado.
Fique ligado nos próximos textos.