8 dicas para melhorar seu desempenho e ter um e-commerce de sucesso

A realidade do comércio eletrônico brasileiro é animadora. Segundo a Ebit, o crescimento do segmento no primeiro semestre de 2016 foi de 5,2% e a perspectiva é que o faturamento seja 8% maior do que em 2015. Apesar do cenário favorável, somente com uma estratégia eficaz é possível criar uma loja virtual de sucesso e se destacar em um setor tão competitivo.

Os gestores precisam tratar o negócio com seriedade, estar a par das novidades do mercado e das ferramentas mais eficientes para o seu público-alvo. Para ajudá-lo nessa tarefa elaboramos um artigo com sugestões para melhorar o desempenho da sua loja virtual. Confira!

1-  Desenvolva um planejamento sólido

Nenhum empreendimento vai longe sem um planejamento, e o mesmo acontece com o e-commerce. Daí a importância de colocar no papel os pontos-chave que determinarão o modo operacional e estratégico do negócio. Ele começa com uma pesquisa sobre o mercado, concorrência e público-alvo para, então, determinar os objetivos e como você atuará para divulgar o e-commerce, seus produtos ou serviços.

2-  Apresente uma interface amigável

Uma interface em que os elementos não conversem entre si, sem botões visíveis e com informações de difícil compreensão, interferem no poder de venda do e-commerce. É fundamental priorizar a navegabilidade do usuário, assim, o usuário será capaz de encontrar com facilidade tudo o que precisa saber a respeito do produto, formas de pagamento e condições de venda.

Nada de banners que “sujem” a interface, pop-ups e demais elementos que possam atrapalhar a experiência do visitante. Ofereça um caminho vantajoso ao seu cliente, com filtros para que ele possa listar as ofertas de acordo com suas preferências, como preço, melhor avaliação, relevância entre outros.

3-  Peça o cadastro no momento oportuno

Muitos compradores desistem quando o e-commerce solicita algum tipo de cadastro. A solução é oferecer um processo de compras destinados aos visitantes, de forma que o e-commerce peça as informações de cadastro apenas na etapa final. Priorize um formulário suscinto e objetivo para evitar desistências nessa etapa.

4-  Salve os dados referentes à navegação

Os dados de navegação ajudam a aperfeiçoar a estratégia de venda, sendo indispensável para construir um e-commerce de sucesso. Esses dados permitem conhecer o seu público-alvo, suas preferências, onde ele está, sua taxa de rejeição, o tempo de permanência do usuário, que produtos pesquisou, etc. Portanto, revise atentamente esses dados a fim de melhorar sua atuação e aumentar as vendas futuras.

5-  Invista em conteúdo e SEO para ter um e-commerce de sucesso

O SEO (Search Engine Optmization) é uma forma de trazer visitantes para o site por meio de palavras-chaves pesquisadas nos buscadores. Não basta ter apenas essas palavras e sim um conteúdo relevante e interessante para tornar o site conhecido e, assim, aumentar a taxa de conversão. O conteúdo aproxima a marca do consumidor e quando for o momento de fechar o negócio, ele estará com o e-commerce na cabeça.

6-  Tenha formas de pagamento seguras

A internet ainda é um ambiente que desperta a desconfiança dos consumidores e isso exige medidas para dar mais segurança as compras. Geralmente, as lojas virtuais oferecem diferentes opções de pagamento como o boleto bancário e cartão de crédito, mas você pode ir além deles. É possível combinar as possibilidades para ser mais flexível e aumentar as vendas.

7-  Ofereça promoções

Entre as opções mais interessantes estão o frete grátis, descontos para quem recomendar aos amigos que fecharem negócio e para compras acima de determinado valor, entre outras. Basta analisar essas possibilidades para evitar prejuízo e manter a boa taxa de lucro.

8-  Aperfeiçoe a estratégia

Como mencionado, os gestores precisam conhecer a fundo o negócio, bem como as ferramentas que possui e aquelas que pode implementar. Trata-se de um campo amplo, mas que exige práticas inteligentes para se destacar no mercado e se tornar um e-commerce de sucesso.

Gostou das dicas para melhorar seu desempenho e ter um e-commerce de sucesso? Este post foi escrito pela JN2, uma empresa parceira da Vindi. Para mais artigos sobre e-commerce como este, assine a newsletter da JN2 e-commerce expert

vindi-banner

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Departamento de pré-vendas: entenda por que você P... Hoje em dia é comum segmentar um departamento comercial em mais de um time, onde cada um tem uma função específica. Com a segmentação, conseguimos ter...
Black Friday: o guia completo para aumentar seu fa... Alta do dólar, inflação, preços altos, desemprego e mais um milhão de fatores contribuíram para que as pessoas deixassem de adquirir um produto neste ...
O que você precisa para abrir um e-commerce de suc... Começar seu próprio negócio não é uma atividade simples, mesmo que seja online. Abrir um e-commerce é a mesma coisa. Embora hoje não seja difícil ter ...
Hacks de Vendas para empresas Recorrentes A Vindi patrocinou o evento Power House 18 e eu reuni neste post os maiores hacks de vendas para empresas recorrentes praticados nos negócios do Flávi...