Saiu pesquisa feita pela Mashable em parceria com a Statista, que 17% do tráfego online é feito através do mobile. Os smartphones crescem aceleradamente no mundo, o que impulsiona a navegação nesses devices. Redes sociais, emails e até textos são possíveis de se acessar em aparelhos celulares que disponibilizam cada vez mais, tecnologias suficientes para dispensar o uso de desktops. As redes sociais são inclusive, a maior catapulta para esse número aumentar.
Antagonicamente, as vendas dos computadores convencionais, “os desktops”, caem drasticamente. Os tablets e notebooks vão segurar as vendas de equipamentos nos próximos anos.
Analisem no quadro abaixo, os números da América do Sul. Somente 6% do tráfego da rede são de smartphones, contra 26% da Ásia, 15% da América do Norte e 23% da África. Ou seja, o mercado com maior potencial de crescimento é a América do Sul, que deve saltar relativamente nos próximos anos. Segundo executivos da Qualcomm, o Brasil será o quarto maior mercado de smartphones do mundo.
Embora seja um número considerável no tráfego, a geração Baby Boomer ainda prefere comprar na frente de um desktop, dado esse que não pode ser desprezado por produtores de computadores. Japão e China por exemplo possuem uma grande quantidade de idosos, que pode ser impactada sobre essa mudança de consumo.