No Simpósio de Inovação que ocorreu em outubro de 2015, a Gartner listou as 10 principais tendências estratégicas de tecnologia para o ano de 2016. Segundo a empresa, essas tendências têm o papel de causar um impacto em potencial na organização. Essas tecnologias podem trazer riscos para a empresa no caso de serem adotadas tardiamente ou também a necessidade de investimentos maiores para cobrir as lacunas deixadas. Além disso, essas iniciativas apoiam planejamentos, programas e iniciativas de longo prazo nas empresas.

Há uma tendência em mesclar o mundo físico com o mundo virtual. A emergência da malha virtual através de algoritmos está definindo os relacionamentos e as conexões dos negócios. Com esses algoritmos, muitas coisas acontecem sem que as pessoas estejam diretamente envolvidas, o que só e possível graças às máquinas inteligentes. Existem também novas tendências de TI, uma nova arquitetura e tendências de plataformas necessárias para dar suporte ao negócio. Fizemos um apanhado das previsões.

Malha de dispositivos

Essa tecnologia se refere a variedade de dispositivos usados pelas pessoas para acessar aplicativos e informações, ou interagir com pessoas, redes sociais, governos e empresas. A malha de dispositivos inclui dispositivos móveis, eletrônicos, aparelhos domésticos, automotivos, ambientais, entre outros. No mundo moderno, a tecnologia se volta para a multiplicidade de networks e de conectividade entre os aparelhos.

Ambiente de experiência do usuário

O aumento de ambientes de imersão virtual irá promover experiências contínuas em malhas de dispositivos. A experiência muda para uma interação de canais unindo os ambientes físico, virtual e eletrônico. Dessa maneira, não é possível perceber a transição quando o usuário move de um sistema para outro. O grande diferencial dos novos aplicativos será proporcionar uma troca de ambientes que não é percebida pelo usuário, ou seja, o aplicativo poderá ser utilizado no celular, no carro ou até mesmo em fábricas.

Impressão 3D

Os avanços na impressão 3D estão permitindo a utilização de uma gama maior de materiais. Essas inovações estão aumentando a demanda por esse tipo de tecnologia nos mais variados setores, como o aeroespacial, médico, automotivo, de energia e militar. Será necessário remodelar a cadeia de suprimentos para suprir esse mercado em expansão.

Informação de tudo

Tudo relacionado a malha digital produz, se utiliza e transmite informação. A informação de tudo assimila as informações que fluem nessa rede através de estratégias e tecnologias para ligar os dados de todas as fontes possíveis. A informação sempre existiu, mas esteve muito isolada e não era analisada de forma inteligente. Bases de dados de gráficos e avanços nas técnicas de classificação da informação são importantes para dar sentido a todos os dados disponíveis. Na verdade a informação é tudo.

Aprendizagem avançada para máquinas

Sistemas são criados através de redes neurais criadas nos próprios sistemas, dessa forma, eles podem aprender de forma autônoma como perceber o mundo. Com o aumento de informações em circulação, a análise manual fica impraticável. Por tanto, essa capacidade das máquinas de aprender e analisar dados é o que faz com que elas pareçam inteligentes. Essa é uma área que está se desenvolvendo rapidamente e as empresas que querem ganhar vantagens competitivas devem investir nisso.

Agentes autônomos

O surgimento e a popularização de máquinas inteligentes oportunizou a criação de agentes autônomos como o caso de carros, robôs entre outros. Esses agentes funcionam através de softwares programados para essa função. Ao invés de precisar clicar em smartphones, por exemplo, poderá ser possível chegar a funções através de comandos de voz. Essa tecnologia irá evoluir nos próximos cinco anos, e será possível diminuir o esforço humano em ações que máquinas podem executar individualmente.

Arquitetura de segurança adaptativa

A interconectividade dos sistemas, além de trazer benefícios, traz também ameaças à segurança das organizações. Confiar em mecanismos de defesa comuns pode colocar as informações em risco. Por isso, os Líderes de TI devem focar em prevenir ameaças e criar um ambiente de segurança adaptativo. O combate a fraudes e crimes virtuais deve se intensificar.

Sistema de arquitetura avançado

As máquinas Inteligentes e as malhas digitais necessitam de uma boa arquitetura de sistema. Para isso é preciso ter uma arquitetura neuromórfica ultra eficiente. Um sistema de arquitetura computacional avançado permite distribuir melhor o conhecimento utilizando menos energia elétrica, por exemplo.

Aplicativo de malha e arquitetura de serviço

A arquitetura monolítica está promovendo integração ente aplicativos e arquitetura de serviço o que fornece flexibilidade e agilidade. Apesar disso, é necessário criar arquiteturas mais modernas, que deem mais agilidade a experiência do usuário.

Plataformas online

As plataformas online complementam os aplicativos de malha e a arquitetura de serviço. Há gestão de integração com outras tecnologias, promovendo a segurança dos elementos. Plataformas de big data, pagamentos, analytics, gestão e comércios virtuais continuarão fortes.

Empresas de tecnologia devem se atentar a essas inovações para o ano de 2016. Através do desenvolvimento desses produtos, é possível alcançar uma vantagem competitiva e se destacar no mercado.

banners-faturamento-recorrente

Continue acessando nosso Blog para saber mais sobre as novidades!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies