Você sabia que o WhatsApp Pay possibilita a transferência de valores dentro do próprio aplicativo?  Muitas pessoas não fazem ideia, até porque esse recurso acabou não ganhando muita popularidade – afinal de contas, ele só pode ser usado para pagamentos entre pessoas físicas e “concorre” com o Pix, que acabou ganhando mais adesão popular. 

Porém, o WhatsApp Pay tem tudo para dar a volta por cima. Isso porque, em março de 2023, foi autorizado seu uso para vendas por empresas. E, aí sim, a coisa muda um pouco de figura. 

Então, para ficar por dentro, leia este artigo e saiba o que muda na prática e como vai funcionar o WhatsApp Pay para empresas.

O que é o WhatsApp Pay?

WhatsApp Pay é a plataforma nativa de transferência de valores online do aplicativo de mensagens instantâneas. Desde 2021, ela pode ser usada para pagamentos entre pessoas físicas, no modelo P2P (person-to-person, pessoa-para-pessoa em português).

Porém, em março de 2023, o Banco Central autorizou também as transferências para empresas, no modelo P2M (person-to-merchant, ou pessoa-para-comerciante). Conforme as regras, os pagamentos poderão ser feitos por cartão de crédito, débito e pré-pago.

A partir dessa autorização, a Meta, empresa responsável pela plataforma, tem um prazo de um mês para informar seus parceiros sobre a operação – ou seja, ainda há detalhes a serem divulgados. Mas o que já sabemos é que o pagamento para outra pessoa física depende da realização de uma configuração, como vamos mostrar na sequência.

Como fazer um pagamento no WhatsApp?

Para fazer pagamentos pelo WhatsApp, é preciso ter um cartão de débito das bandeiras Visa e Mastercard de um dos bancos que oferecem o serviço e configurar ele no Meta Pay (nome atual do antigo Facebook Pay).

Os passos são os seguintes:

  1. Vá nas configurações, tocando os três pontos da parte superior direita da tela em aparelhos com Android ou no ícone da engrenagem em iPhones
  2. Selecione “Pagamentos”, “Facebook Pay” e “Continuar”
  3. Crie um código PIN de seis dígitos e vá em “Avançar”
  4. Acione a biometria se quiser. Caso contrário, vá em “Pular” (no Android) ou “Agora não” (em iPhones)
  5. Insira seus dados de identificação e vá em “Avançar”
  6. Preencha os dados do seu cartão de débito
  7. Vá em “Salvar”.

Depois de seguir esses passos, é preciso passar por um processo de verificação: um código será gerado e enviado pelo canal de sua escolha para que você preencha no app. Essa configuração é necessária apenas uma vez por aparelho, portanto deve ser repetida quando você trocar de celular.

Feito tudo isso, você pode fazer pagamentos seguindo esses passos:

  1. Na tela da conversa com a pessoa que vai receber o valor, selecione o clipe (em aparelhos com Android) ou no + (em iPhones) e escolha “Pagamentos”
  2. Digite o valor a ser pago e selecione “Pagar”
  3. Faça a autenticação com o PIN ou a biometria.

Uma mensagem com o valor e a opção para aceitar ou não o pagamento vai aparecer na tela do destinatário. Vale ressaltar que a mesma configuração para pagar é necessária também para receber pagamentos.

Diferenças do pagamento no WhatsApp para amigos e para empresas

A ideia do WhatsApp Pay entre pessoas físicas é facilitar a transferência de valores que a própria pessoa escolher. Há algumas regras a serem seguidas, como:

  • Limite de envio de até R$ 1 mil por dia
  • Limite de recebimento de até 20 transações em um dia
  • Limite de recebimento de até R$ 20 mil em um mês.

Com o Pix, o uso dessa plataforma acabou não se popularizando muito. Segundo uma pesquisa realizada em agosto de 2022 pela Opinion Box, apenas 16% dos usuários já haviam feito uma transferência pela plataforma. Entre os demais 84%, o motivo mais alegado foi o medo de fraudes, citado em 45% das respostas.

Já o WhatsApp Pay para empresas não deverá ter as mesmas regras de limitação do P2P que citamos acima. Além disso, a novidade chega com um objetivo diferente: facilitar as vendas diretamente pelo WhatsApp Business, a ferramenta voltada para empreendedores da plataforma.

Em vez de definir um valor, o consumidor vai selecionar um produto direto no perfil da empresa e adicionar ao carrinho, como em um e-commerce. Por isso, tem potencial para atrair mais pessoas que o P2P – afinal, o levantamento da Opinion Box apontou que 66% dos usuários já contrataram algum serviço pela plataforma e 62% já compraram algum produto.

Como vai ser o WhatsApp Pay para os empreendedores?

O novo WhatsApp Pay estará disponível apenas para pequenos e médios empreendedores. A autorização do Banco Central é referente à Visa e Mastercard, portanto apenas quem tiver um cartão de uma dessas bandeiras poderá fazer a configuração para pagar pelo app (ao menos inicialmente).

Além disso, cada empresa terá de passar por uma análise antes de configurar o serviço. Para poder oferecer essa forma de pagamento, será necessário cadastrar a adquirente, que pode ser Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago ou Rede. Feita a configuração, o empreendedor poderá fechar pedidos direto pelo aplicativo, o que elimina a fricção de enviar um link de pagamento ou uma chave Pix.

Por outro lado, para ter essa facilidade, o consumidor precisa fazer um cadastro pelo Meta Pay – e a pesquisa que citamos no tópico anterior provou que são muito poucos os consumidores que já transferiram valores pelo WhatsApp.

Se você leu até aqui, já sabe que o processo de cadastro é trabalhoso, o que pode ser uma fricção ainda maior.

Por que ir além do WhatsApp Pay?

Como mostramos acima, o WhatsApp Pay pode ser uma alternativa a mais para que você faça suas vendas. Diversificar as formas de pagamento é sempre saudável e recomendável.

Como vimos, porém, o pagamento por essa nova plataforma vai valer apenas para usuários com cadastro no Meta Pay, e isso pode limitar bastante o universo de consumidores habilitados a pagar pelo app

É claro que nada impede que você encontre alguns pelo caminho. Porém, há outros fatores a serem levados em conta se você pensa em adotar esse recurso, como a segurança.

Entre as dificuldades enfrentadas por quem vende pela internet está o chargeback. Em resumo, é o cancelamento de uma venda porque o titular do cartão usado não reconhece ter feito a compra – geralmente, por ter sido vítima de fraude.

Se você está começando a atuar nessa área, o prejuízo pode prejudicar bastante seu crescimento. Contar com uma plataforma robusta conta com sistema antifraude incluído e garantia de chargeback para evitar essas situações é a melhor solução.

Afinal, além disso, um pagamento por cartão de crédito pode ser reprovado por outros motivos, como o atraso no pagamento da fatura, falta de saldo ou até algum problema na adquirente. As retentativas podem reverter a situação automaticamente com a repetição da cobrança.

Portanto, ainda que o WhatsApp Pay possa ajudar a aumentar as vendas, é importante contar também com uma plataforma completa para evitar contratempos e profissionalizar seu negócio.

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O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é a plataforma de transferência de dinheiro nativa do aplicativo de mensagens. Desde 2021, o recurso está disponível para pagamentos entre pessoas físicas. É preciso ter um cartão de débito aceito pela plataforma e configurado no Meta Pay, e a pessoa deve selecionar o valor a pagar no app. Em 2023, o Banco Central autorizou o WhatsApp Pay para pagamentos a empresas, que poderão aceitar também cartão de crédito.

Quais cartões aceitos no WhatsApp Pay?

Para transferências entre pessoas físicas, o WhatsApp Pay só opera com cartões de débito Visa e Mastercard de alguns bancos. Para usar, é preciso ser cliente dos bancos Itaú, Santander ou Sicredi. Mas os cartões Visa podem ser usados caso tenham sido emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Neon, Next ou Woop. A plataforma aceita também cartões Mastercard emitidos pelos bancos Inter, Original, BTG+, Nubank e Sicoob.

Como a pessoa recebe pelo WhatsApp Pay?

Para receber pelo WhatsApp Pay, é preciso ter cartão de débito Visa ou Mastercard emitido por um dos bancos aceitos pela plataforma. E o usuário deve fazer a configuração de seu cartão pelo Meta Pay. Feito isso, é possível tanto pagar quanto receber valores. Já o WhatsApp Pay para negócios será restrito a pequenos ou médios empreendedores, que deverão passar por avaliação. Se aprovada, a empresa deverá cadastrar o adquirente.

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