Em uma época onde a maioria dos setores têm passado por momentos difíceis com a baixa nas negociações, é comum observarmos a preocupação de comerciantes e prestadores de serviços em manter o ritmo de suas vendas e buscar alternativas para obter um mesmo nível de faturamento. Mas em meio a esta preocupação, muitas empresas acabam deixando de analisar se estão perdendo dinheiro em algum setor, passo da linha de produção, ou estratégia.

Pensando neste assunto, separamos alguns fatores importantes para que você possa avaliar e saber se está cometendo os mesmos erros. Acompanhe os detalhes a seguir:

Descontrole da Inadimplência

A inadimplência dos clientes é um dos maiores problemas para o caixa da empresa. Se ela for mal administrada, vai gerar muitas perdas para o seu negócio.

Por outro lado, quando existem recursos para se obter uma boa gestão da inadimplência, como por exemplo, a opção por cobrança recorrente automatizada, é possível diminuir um grande percentual de faturas não pagas. A automatização do processo de cobranças elimina riscos de esquecimento dos clientes, facilita em casos de greves bancárias, além de controlar atrasos em pagamentos.

Emissão de Boletos

A emissão de boletos também é um dos fatores que pode gerar perda de capital para uma empresa. Isso porque as tarifas de emissão de carnê (TEC) podem variar de R$1,00 a R$5,00 por cada lâmina emitida, dependendo da instituição financeira. Além disso, a impressão de boletos físicos traz despesas como: tinta para impressão, manutenção de equipamento, custo para envio ao cliente, entre outros.

Para contornar esses gastos, é possível optar por sistemas de emissão automática de boletos, através dos quais o cliente recebe o boleto automaticamente em seu e-mail. Com essas economias, o empresário poderá diluir as tarifas dos boletos entre os valores de seus produtos e serviços facilmente, sem que haja perdas.

Processos manuais

Dentro do ambiente empresarial, o tempo pode representar ganho ou perda de dinheiro. Deste modo, quando se utiliza processos manuais, como a emissão e envio de boletos para clientes, cobranças ou controle de recebimentos, é possível observar um gasto excessivo de tempo que poderia ser alocado em outras atividades. Com isso, a automatização de processos pode significar um aumento de produtividade, além de evitar a perda de dinheiro com atividades que demandam tempo.

Excesso de Mão de obra

O uso de processos manuais, conforme citados anteriormente, também pode desencadear outro fator para perda dinheiro, que é o excesso de mão de obra. Desta forma, ao automatizar processos de recebimento, cobrança, emissão de boletos, e relatórios automáticos, é possível diminuir gastos com a mão de obra ou alocar profissionais para outras atividades, tornando a empresa ainda mais produtiva.

Falta de opções de pagamento

A falta de opções de pagamento também é um fator muito comum para se perder dinheiro em qualquer negócio, já que cada cliente prefere pagar de uma forma. Uns gostam mais de boletos, outros de cartões de créditos… Por isso, é essencial avaliar as formas de pagamento mais comuns entre o público-alvo e implementá-las também com o auxílio de pagamentos recorrentes quando possível. Com isso, além de atender ao gosto dos clientes, é possível automatizar os processos de recebimentos e evitar que eles deixem de comprar por não conseguirem se adequar às suas opções de pagamento atuais.

Falhas Operacionais

Não existe nada mais desagradável para um cliente do que atrasos para recebimento de produtos ou serviços, devido à falta de baixas de pagamentos em sistemas. Outro erro comum, está no recebimento de cobranças indevidas ocorridas por falhas operacionais.

Por outro lado, quando se automatiza estes processos, além de evitar estas falhas, é possível manter a qualidade da prestação de serviços, fazendo com que o cliente mantenha o vínculo com sua empresa. Assim você evita a temida perda de dinheiro.

De acordo com as dicas aqui citadas, foi possível conhecer alguns dos principais fatores que levam as empresas a perderem dinheiro em ambientes de recebimentos e cobranças nas negociações de seus produtos e/ou serviços.

Com isso, nota-se que a automatização de processos, como a emissão e envio de boleto bancário por e-mail, cobranças recorrentes automatizadas, além da gestão de relatórios financeiros, trazem uma maior produtividade para a equipe, além da minimizar falhas operacionais, reduzir custos com suprimentos, entre outros fatores que podem gerar grandes economias para o caixa da empresa no final do mês.

boletos

Gostou da dica? E você, pretende automatizar os processos de pagamentos e cobranças em sua empresa, afim de evitar perda de dinheiro? Qualquer dúvida, entre em contato com o atendimento da Vindi!