Estamos vivendo momentos difíceis. Lojas, restaurantes, escolas, academias e todo o comércio com as portas fechadas por conta da COVID-19. Mas, é preciso buscar novas soluções para que sua empresa continue respirando e realizando vendas. Por isso, fizemos um guia completo para quem quer começar a vender online e, com isso, continuar gerando receita.

Segundo o secretário executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), Felipe Brandão, as vendas feitas através da internet aumentaram 40% nos 15 primeiros dias de março em relação ao ano passado.

Tudo isso é reflexo da quarentena que foi decretada. A recomendação da OMS é que as pessoas não saiam de suas casas, mas é preciso continuar consumindo. As vendas online de produtos de higiene e alimentação tiveram uma alta de mais de 120%, por exemplo.

Portanto, se você está pensando em migrar seu negócio para o mundo digital ou mesmo abrir uma frente online, não deixe de conferir este conteúdo na íntegra. Separamos dicas muito bacanas para te ajudar neste momento.

Como vender pela internet

Para realizar vendas pela internet, você precisa responder algumas questões antes:

  • Posso vender meu produto de forma online?
  • Preciso criar um e-commerce ou consigo vender de outra forma neste momento?
  • Qual a logística que vou usar para entrega?
  • Qual vai ser o custo de tudo isso?
  • Como vou receber pelas minhas vendas?

Bom, vamos te ajudar a responder essas e outras dúvidas.

Hoje em dia, é possível vender praticamente tudo pela internet. Vestuário, comida, remédios, produtos de higiene, serviços em geral e muito mais.

Portanto, as chances da resposta para a primeira pergunta ser “SIM”, são muito altas.

Criando um e-commerce

Existem diversas plataformas para criar um e-commerce disponíveis no mercado. Algumas são gratuitas e a grande maioria é paga.

As plataformas de e-commerce grátis são um tanto quanto limitadas em questões de customização e quantidade de produtos que você pode colocar para vender. Mas, para quem está começando agora e precisa de uma solução para ontem, pode ser um bom começo.

Já as versões pagas possuem todo um suporte por trás para customizar, criar e realizar todo ciclo de venda dos seus produtos. Veja como abrir um e-commerce de sucesso.

Mas, se você não tem tempo, nem dinheiro para pensar numa grande estruturação no momento, minha recomendação é começar as vendas através das redes sociais.

Como vender pelas redes sociais

É muito importante que sua marca esteja presente nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest e todas mais. É uma forma de se aproximar do seu público, ainda mais se suas vendas sempre foram só da forma física. Mas, também, é uma forma de explorar novos canais de receita.

Utilizando as redes sociais, você pode ampliar o alcance dos seus produtos, vender muito além do seu bairro, cidade ou estado. Mas, você deve estar se perguntando: como funciona essa venda? Afinal, você está distante do seu cliente e não tem uma estrutura de um e-commerce para realizar a cobrança.

Já ouviu falar sobre link de pagamento? Uma solução simples e segura para quem está começando a vender pela internet ou para quem já vende online.

O link funciona basicamente como uma maquininha, mas no mundo digital. Você adiciona o produto ou serviço que deseja vender, o valor e a forma de pagamento e, pronto, basta enviar para o seu cliente por WhatsApp, e-mail, SMS ou qualquer rede social.

Vender online: fluxograma do link de pagamento da Vindi

Fácil, né?! Além de seguro, através do link de pagamento é possível aceitar todas as bandeiras de cartões disponíveis no mercado.

Logística e seus custos

Como não estamos falando de uma loja física, onde as pessoas vão até seu produto ou serviço, é preciso pensar na logística de entrega e seus custos.

Se estamos falando de serviços online, como aulas, por exemplo, a logística fica por conta de uma boa estrutura de internet, áudio e vídeo. Os custos que você terá são basicamente estes e, dependendo da plataforma que você escolher para fazer as transmissões.

Agora, se você realiza venda de produtos, é preciso contar com os Correios e/ou uma distribuidora. Neste segundo caso, é preciso saber se a distribuidora atende em todas as regiões que o seu cliente está, quais as taxas e os valores cobrados e qual o tempo de entrega, por exemplo.

A partir desse estudo, você vai saber qual o valor cobrar pelo frete e qual o prazo de entrega. Isso é fundamental para o seu cálculo, principalmente, se o seu produto for perecível.

Como cobrar meus clientes vendendo online?

Este é um tópico que precisa de muita atenção, afinal, estamos falando da experiência de compra do seu cliente e do faturamento da sua empresa.

Qualquer pessoa, para efetuar uma compra pela internet, precisa sentir-se segura. Afinal, ninguém sai colocando os dados do cartão em qualquer site. As fraudes e os golpes virtuais existem de monte por aí, por isso, é importante ficar atento.

Quando falamos sobre vender através das redes sociais, apresentamos a solução do link de pagamento. Uma ferramenta segura e prática para cobrar seus clientes. O link conta com a tecnologia captcha, que evita aqueles testes de cartões e, é possível integrar com um antifraude, para garantir ainda mais segurança.

Ao falarmos de um e-commerce, a página de checkout é de extrema importância – a pessoa precisa estar 100% segura para inserir seus dados ali. O checkout transparente, personalizado com logo e informações da sua empresa, é uma ótima solução para que não aconteça o abandono da compra na hora do pagamento.

Outra pergunta comum sobre a questão das cobranças, é como gerenciar tudo isso. Bom, a recomendação fica por conta de contratar uma plataforma que permita que sua empresa ofereça diversas formas de pagamento, como cartão e boleto Além disso, é importante que realize essas transações de forma segura e que ainda facilite que você faça o gerenciamento de todos os seus recebíveis, controlando a inadimplência e tendo uma visão ampla do seu caixa.

A Vindi oferece plataforma completa para quem precisa vender online, com emissão de notas, boletos, checkout personalizado, link de pagamento, relatórios sobre suas vendas e muito mais.

Agora que você já sabe como começar a vender pela internet, inicie seu planejamento e conte com a gente. Se tiver dúvidas e quiser saber mais sobre como a Vindi pode ajudar a sua empresa, fale com um de nossos consultores.

consultor vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies