Enquanto alguns negócios estão preocupados com a instabilidade e a crise pelo novo Coronavírus, outros segmentos veem nas vendas na internet uma possibilidade de continuar existindo.

Relatórios recentes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostraram um crescimento de 111% no setor de saúde.

Mas, esse não é o único segmento que está em uma crescente considerável. Os supermercados tiveram um aumento de 80% em suas vendas nos últimos dias. Além disso, os streamings e os portais de notícias também estão elevando seus número de assinantes.

Em contraponto, o mercado de turismo e viagens teve uma queda de mais de 40%. Da mesma forma, o mercado imobiliário está enfrentando uma crise, com uma queda de mais de 30%.

Alguns especialistas apostam que os mercados que já estavam em ambientes digitais estão se favorecendo em tempos de isolamento social.

Isso, pela facilidade de continuar entregando o produto ou serviço de forma segura e sem precisar do contato físico para isso.

Por isso, se o seu negócio está sofrendo os impactos dessa pandemia, talvez seja importante você começar a considerar as vendas pela internet. Conseguir colocar o seu produto ou serviço de forma online pode ajudar, e muito, a sua empresa a continuar a vender.

Dicas para quem está começando

Para começar suas vendas na internet, alguns pontos precisam ser destacados, principalmente em cenários de crise como o que estamos vivendo:

De olho nas promoções das vendas na internet

Com todo mundo mais conectado e precisando fazer compras virtualmente, as promoções e vantagens voltadas ao consumidor são o foco para quem quer se destacar neste momento.

Dessa forma, tenha em mente que o importante não é visar o lucro, mas sim manter sua empresa funcionando, sabendo que algumas promoções podem ser muito eficientes. Vamos dar o exemplo de uma rede de farmácias. Em uma rápida busca no e-commerce da Ultrafarma, por exemplo, é possível entender como essas promoções podem funcionar:página inicial das vendas na internet da ultrafarmaSão kits, combos e fortalecedores de imunidade em páginas de destaque, que garantem fácil acesso ao consumidor e rápida conversão.

A Ultragaz também é um exemplo disso, já que as vendas e a procura aumentaram entre 10% e 15% nos últimos dias, segundo o diretor da empresa Aurélio Ferreira.

Da mesma forma, o setor de eventos está buscando alternativas para continuar com o faturamento. São renegociações datas de festas, prazos com fornecedores e até oferecendo descontos para quem fechar agora eventos que só acontecerão no segundo semestre.

Portanto, se você quer se destacar, é hora de investir em facilidades que façam sentido para seu público-alvo.

Destaque seu produto em vendas na internet

Boas fotos, vídeos ensinando a usar, depoimentos de quem comprou e dicas que aumentem a curiosidade do cliente são alguns dos pontos que podem destacar seu produto nos ambientes virtuais.

Além disso, é fundamental que sua plataforma funcione bem em qualquer gadget, seja computador, tablet ou celular. Nós já falamos sobre o assunto aqui no blog, e você pode ler mais clicando aqui.

Priorize o relacionamento com o cliente

Invista não só no produto ou serviço oferecido ao cliente, mas em como você vai se comunicar e em como será a jornada de venda.

As informações são encontradas facilmente? O valor está em destaque? O checkout da página é transparente? A página de compra é segura?

Em tempos onde todos estão mais sensíveis e isolados em suas casas, atender com qualidade e acertar o tom de voz das vendas na internet continua sendo fundamental.

Link de pagamento e vendas recorrentes: a aposta da vez

Para quem está pensando em vender online, a opção do link de pagamento pode facilitar muito as chances de conversão.

Além disso, esse link serve para vendas avulsas, parceladas e recorrentes, em um ambiente seguro e estável para seus clientes.

É um jeito rápido de vender em todas as redes sociais e que pode ser a ferramenta que faltava para a sua empresa.

A recorrência também pode te ajudar

Um ponto interessante a ser analisado é que os negócios recorrentes estão sofrendo muito menos do que os modelos tradicionais nesta crise.

Nosso CEO, Rodrigo Dantas, escreveu um artigo contando mais sobre os impactos econômicos do Covid-19 em empresas recorrentes, e você pode ler a íntegra clicando aqui.

Com a Economia da Recorrência, é possível ter uma maior previsibilidade da sua receita nos próximos meses, dependendo dos planos que quiser oferecer.

É essa a receita de sucesso de gigantes do mercado como Netflix, Adobe, SmartFit e outros tantos serviços que se tornaram essenciais para nós.

Se você quer saber mais sobre como o mercado está se comportando e como as vendas na internet podem impactar ainda mais a sua empresa, inscreva-se na nossa newsletter e receba todos os conteúdos do blog da Vindi em primeira mão!banner-newsletter-vendas-na-internet

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies