A Vindi participou do programa Techmission 2014 – Missão no Vale do Silício, da Brazil Innovators entre os dias 18 e 23 de agosto de 2014. O projeto que possui um apoio da Apex Brasil, contou com a participação de treze empreendedores dos mais diferentes segmentos no país. A seleção dos participantes começou em maio, com mais de 200 startups inscritas. A Vindi foi uma delas, e o fundador Rodrigo Dantas foi até lá, conectar ideias, empreendedores, apresentar a empresa a investidores e conhecer de perto o porquê do Vale do Silício ser o que é.
Preparamos uma agenda de como foi o dia dia lá e como foi o maior evento de empreendedorismo brasileiro no Vale.
Maior referência em design thinking no mundo, a IDEO dita grandes tendências no Vale e em empresas no mundo todo. Além de influenciar no estilo de vida das empresas de tecnologia, ela está alterando a forma de pensar das pessoas também. A IDEO está presente está nas mudanças de produtos como Barbies, carros, iPads, filmes e também na vida das pessoas.

Venture Capital formado por profissionais vindos da televisão americana. Corey Ford (vencedor do Emmy) é um especialista em storytelling, criou o fundo para investir em empresas com foco em mídia. O escritório da Matter.Vc fica no centro de São Francisco.

Uma das startups mais inovadoras e diferentes do Vale, a Skycatch é uma fábrica de Drones, ou seja: um startup de hardwares. A empresa já levantou quase R$ 45 milhões de investimentos. Focada em projetos de construção, ela anda mapeando complexos terrenos e áreas, que antes demoravam dias para se completar o planejamento de obras e hoje é feito em questão de horas. Com o slogan “Mapping the world with Robots”, a Skycatch foi ter a visão do futuro e ainda assim não sabe de fato o que está por vir.

Famosa por fazer um dos primeiros investimentos na Salesforce, a Emmergence Capital é um venture capital fundado por Santiago Subotovsky, argentino radicado no Vale do Silício. Com foco em países emergentes, a Emmergence tem em seu portfólio empresas como Yammer, Bill.com, Box, Restorando, Xapo e é claro, a Salesforce.

No Google, os empreendedores tiveram contato com o VC do Google, através da Bridget Sexton, a Gerente Global de Empreendedorismo do Google Ventures. No local, além do contato com a incubadora de empresas como Youtube, Uber, About.me e Hubspot, houve o acesso à cultura do Google e processo de seleção de startups, onde cada empreendedor pôde observar e compartilhar de suas histórias com um dos maiores complexos tecnológicos do mundo.

A Accel ficou muito famosa pelo investimento no Facebook. Localizada em Palo Alto, o fundo é um dos mais famosos e idealizados do mundo. Empresas como Dropbox, Facebook, Spotify, 99Designs entre outras, fazem do portfólio falar por si só. Um dos momentos altos da missão.

Para quem não conhece a Autodesk, ela é responsável pelo desenvolvimento do software Autocad, famoso pelo apoio a projetos de construção e arquitetura. Em paralelo a esse produto a empresa se reinventou com desenvolvimento de protótipos para indústria automobilística, esportes e também medicina. Alguns dos protótipos mais inovadores do mundo, saem da Autodesk. Para quem conhece a evolução das impressoras 3D, a empresa lidera a evolução desses devices.

A empresa mais sexy do Vale do Silício é também uma das mais promissoras. Após o IPO, a Zendesk consome o caminho rapidamente para atingir 50 mil clientes em todo mundo. A recepção ficou a cargo de Mikkel Svane e aquipe brasileira na empresa, que ocupa dois prédios na região central de São Francisco. No bate papo informal, com foco em escala, empreendedorismo e cultura, alguns dados chamaram a atenção: 1700 clientes brasileiros. Antes de ter um escritório no país, a empresa já possuía 700 clientes, como por exemplo a Bio Ritmo, que é um dos clientes Vindi.

Curiosidade: a Vindi foi citada. Aliás, a Vindi usa Zendesk (leia mais).
A maior liderança do Cloud mundial. A Salesforce é a empresa responsável por liderar a odisséia tecnológica da computação na nuvem e também capitanear o surgimento do modelo de assinaturas (SaaS – software as aservice). Algumas empresas como Netflix, Zendesk e outras tantas que nascem no modelo de subscription, devem à inovação do modelo à Salesforce.

Um dos pontos altos da missão, o grupo assistiu a uma aula de empreendedorismo dentro de Stanford. Ministrada por Mike Lyons e Jack Fuchs (empreendedores e professores), a aula teve no início insights do Brasil e uma culminou numa apresentação sobre startups e investimento, sob o ponto de vista de quem ensina empreendedores a arriscar. (Você pode acompanhar o resumo da aula aqui).

Mais importante aceleradora do Vale, a 500Startups é um dos maiores centros de empreendedorismo e tecnologia de vanguarda do mundo. Fundada por Dave Mclure, a empresa é responsável por acelerar algumas das startups mais promissoras do mundo. Empresas brasileiras como Conta Azul e Solidarium, já passaram pelo processo de incubação e imersão na aceleradora. Ponto central da missão, a 500Startups serviu como base para preparar os empreendedores para o Techmission Day, receber mentoria de professores de Stanford, dos próprios sócios da empresa, como a Bedy Yang (partner da 500Startups e fundadora do Brazil Innovators) e conversas com o próprio Dave Mclure e Sean Percival (partner e ex-vice presidente do MySpace).

Apresentação de três (3) minutos de cada startup da missão. Com o propósito de ser o Brazilian Day no Vale, o evento recebeu investidores, empreendedores e parceiros de negócios para avaliar e observar o que o Brasil está fazendo em inovação e empreendedorismo. O evento aconteceu no centro de São Francisco na Epic Church, uma igreja high tech. A Vindi foi representada com uma apresentação sobre o mercado brasileiro de pagamentos e recorrência, e sobre a operação da startup no Brasil. Além disso, um painel com quatro pessoas fortaleceu o evento com empreendedores falando sobre o mercado de pagamento (MOIP, Clover), aplicativo Hornet (para o público Gay) e um bate papo com o Patrick Burtis da Amadeus Capital.

Obrigado pela leitura!
—-
Quer conhecer um pouco mais do programa?
Acesse: http://www.brazilinnovators.com/
Você pode conhecer as Startups que participaram do programa aqui.
—-
Você pode gostar de:
BR New Tech – Escalando Parcerias Globais