O SuperCoffee é uma “smart drink”, ou seja, é uma bebida que – diferente do café tradicional – ajuda as pessoas a obterem uma energia limpa e duradoura para atingirem a máxima performance física e mental. Tudo isso em um blend de ingredientes naturais selecionados e combinados com o melhor do café.
O produto conquistou executivos, atletas, influenciadores e transformou a Caffeine Army em empresa líder na sua categoria. O público é tão fã dessa energia inteligente que o Clube de Assinaturas foi um caminho natural para a companhia.
A Caffeine Army viu na Vindi a oportunidade perfeita para evoluir e automatizar a gestão das assinaturas. Antes da migração, 20% das necessidades dos clientes em relação aos planos eram ajustadas de forma totalmente manual, o que – eventualmente – levava a fricções para os assinantes do Caffeine Prime e tomava tempo dos times internos.
No podcast Dentro do Ringue, Josean Neto, Líder de Growth na Caffeine Army, conta como a Vindi automatizou a gestão das assinaturas, a importância das retentativas de pagamento para a eficiência financeira do negócio e como um sistema de pagamentos inteligente ajudou a aumentar a assertividade na previsibilidade de receita.
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Como a migração para a Vindi solucionou problemas de Customer Experience no Clube do SuperCoffee
A Caffeine Army tem a preocupação de sempre oferecer a melhor experiência para seus clientes, seja por meio do lançamento de novos sabores, formatos de consumo, evolução do produto e, claro, na experiência do Caffeine Prime, o clube de assinaturas do SuperCoffee.
A empresa vinha enfrentando algumas dificuldades técnicas com o gateway de pagamento que usavam. Esses problemas geravam ruídos com os assinantes, o que tornava a experiência de pagamentos e gestão de assinaturas um ponto sensível.
No dia a dia de um clube de assinaturas, é comum que os clientes precisem ter autonomia para ajustar formas de pagamento, agendar mudanças de plano e personalizar sua experiência. Pela falta de funcionalidades, o time de atendimento precisava atuar manualmente em 20% das solicitações feitas pelos assinantes.
Isso consumia tempo da equipe e, com o crescimento da base para os milhares, gerava eventuais fricções para os clientes.
Ter um gateway que estivesse de acordo com as regras de negócio da empresa era primordial para que a migração acontecesse. Analisando o mercado e com uma mentalidade constante de crescimento, a empresa decidiu fazer a migração para a Vindi.
O líder de Growth da empresa, Josean Neto, conta que:
“A gente percebeu que faria sentido buscar o novo parceiro e foi aí que a Vindi entrou na vida da Caffeine Army, trazendo funcionalidades a nível de recorrência que entregam para a gente uma tranquilidade maior no quesito de experiência do usuário” – relata o executivo.
Além dos ganhos de eficiência financeira que um sistema de pagamentos inteligente, como o da Vindi, entrega, o negócio também conseguiu otimizar o dia a dia de duas equipes que têm muitas demandas: atendimento e tecnologia.
Como um sistema de recorrência inteligente otimizou o tempo de dois times inteiros da Caffeine Army?
Startups nascem com a mentalidade de crescimento constante e conhecem a importância de otimizar processos e automatizar trabalhos manuais.
Saber que o time de atendimento estava perdendo tempo atendendo 20% de demandas que poderiam ser resolvidas com tecnologia incomodava a alta liderança. Além do ponto de produtividade, havia também uma visão de focar em ações de Customer Experience.
Com a migração do sistema de cobranças para a Vindi, isso foi possível. Os profissionais que cuidam do Caffeine Prime tiveram a oportunidade de olhar cada vez mais para o sucesso do cliente e trabalhar em ações específicas para evitar churn.
Outra equipe que foi muito beneficiada foi a de tecnologia. Antes da Vindi, era comum tentar resolver internamente a falta de algumas funcionalidades. Mas isso desviava o foco do pipeline de desenvolvimento. Com a mudança, eles ganharam mais “pontos” na sprint e, finalmente, pararam de “enxugar gelo”.
“A ideia de trazer um sistema que atendesse a gente dentro das nossas regras de negócio e que fosse mais aberto para novos testes e possibilidades foi ganhar eficiência em dois times que são times que têm muita demanda […] Com isso, a gente consegue pensar em como fazer o programa crescer e como melhorar ele e não necessariamente ficar apagando fogo” – celebra.
A importância das retentativas e novos métodos de pagamento na eficiência financeira do Caffeine Prime
Além da eficiência dos times, a Caffeine Army também entendeu como uma plataforma de recorrência inteligente ajuda a aumentar a eficiência financeira. Dentro das funcionalidades que impressionaram os C-levels da empresa, o destaque ficou com as Retentativas de Pagamento.
Josean reconhece que o uso das retentativas de pagamento automáticas dentro das normas da Abecs foi fundamental para diminuir o churn involuntário e evitar fricções desnecessárias com os clientes. Josean conta que ainda não tinha visto essa possibilidade em outros parceiros de pagamento:
“É uma funcionalidade que a gente não viu em outros parceiros que a gente já usou. Então, a Vindi tem entregado uma resolução bem boa desses problemas de retentativa e os clientes têm dado feedback legal para essa possibilidade, endossando que está sendo boa a experiência com a ferramenta”.
Outra vantagem é ter a possibilidade de cobrar por outros métodos de pagamento em faturas específicas.
Por exemplo, se um cliente tiver um problema de limite no cartão em um mês, é possível realizar o pagamento via PIX e manter como método principal da assinatura o cartão de crédito. Assim, o assinante não deixa de receber seu SuperCoffee e não precisa ficar alterando a forma de pagamento toda hora.
Evoluindo a maturidade financeira do Prime com a assertividade da previsibilidade de receita
Para o executivo, ter um programa de assinaturas foi fundamental para a previsibilidade financeira da Caffeine Army, especialmente porque 80% dos planos são anuais.
Com a gestão financeira organizada e um sistema de pagamentos que aporta valor nas decisões do negócio, os líderes conseguem planejar ações, lançamentos e estratégias de crescimento com antecedência.
Tudo isso sem perder de vista métricas importantes para o negócio, uma delas é a taxa de conversão. Segundo Josean, um sistema de pagamentos eficiente ajuda até mesmo na conquista de novos clientes:
“A Vindi trouxe ferramentas e inovação a nível de melhorar ainda mais a taxa de conversão dos usuários que já estão na assinatura e, até mesmo, de novos assinantes que vão entrando pela experiência que o sistema dá para a gente. Isso ajuda a gente a ter ainda mais assertividade nesse processo de prever qual que é a receita futura” – detalha.
Com o painel de indicadores da Vindi, a liderança da Caffeine Army consegue ter uma visão detalhada do Churn e diversas outras métricas da recorrência. Os dados são base para definições do negócio desde horas investidas e novos projetos, metas de captação e muito mais.
“A gente consegue ter uma visão do nosso churn e fazer contas de projeção. Quanto de faturamento precisamos, o que precisamos fazer para chegar lá, quantas horas investir. Claro, sabendo que o sistema vai entregar para a gente essa segurança de recorrência sem intercorrências e cada vez mais com mais essa assertividade nessas cobranças”.
Além do Clube de Assinaturas, o executivo contou a história da Caffeine Army e a evolução que o SuperCoffe teve.
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