O SuperCoffee é uma “smart drink”, ou seja, é uma bebida que – diferente do café tradicional – ajuda as pessoas a obterem uma energia limpa e duradoura para atingirem a máxima performance física e mental. Tudo isso em um blend de ingredientes naturais selecionados e combinados com o melhor do café.

O produto conquistou executivos, atletas, influenciadores e transformou a Caffeine Army em empresa líder na sua categoria. O público é tão fã dessa energia inteligente que o Clube de Assinaturas foi um caminho natural para a companhia.

A Caffeine Army viu na Vindi a oportunidade perfeita para evoluir e automatizar a gestão das assinaturas. Antes da migração, 20% das necessidades dos clientes em relação aos planos eram ajustadas de forma totalmente manual, o que – eventualmente – levava a fricções para os assinantes do Caffeine Prime e tomava tempo dos times internos.  

No podcast Dentro do Ringue, Josean Neto, Líder de Growth na Caffeine Army, conta como a Vindi automatizou a gestão das assinaturas, a importância das retentativas de pagamento para a eficiência financeira do negócio e como um sistema de pagamentos inteligente ajudou a aumentar a assertividade na previsibilidade de receita. 

<

Como a migração para a Vindi solucionou problemas de Customer Experience no Clube do SuperCoffee

A Caffeine Army tem a preocupação de sempre oferecer a melhor experiência para seus clientes, seja por meio do lançamento de novos sabores, formatos de consumo, evolução do produto e, claro, na experiência do Caffeine Prime, o clube de assinaturas do SuperCoffee. 

A empresa vinha enfrentando algumas dificuldades técnicas com o gateway de pagamento que usavam. Esses problemas geravam ruídos com os assinantes, o que tornava a experiência de pagamentos e gestão de assinaturas um ponto sensível.

No dia a dia de um clube de assinaturas, é comum que os clientes precisem ter autonomia para ajustar formas de pagamento, agendar mudanças de plano e personalizar sua experiência. Pela falta de funcionalidades, o time de atendimento precisava atuar manualmente em 20% das solicitações feitas pelos assinantes. 

Isso consumia tempo da equipe e, com o crescimento da base para os milhares, gerava eventuais fricções para os clientes. 

SuperCoffee versão vanilla - imagem divulgação

SuperCoffee – Vanilla Latte Imagem: divulgação/site

Ter um gateway que estivesse de acordo com as regras de negócio da empresa era primordial para que a migração acontecesse. Analisando o mercado e com uma mentalidade constante de crescimento, a empresa decidiu fazer a migração para a Vindi. 

O líder de Growth da empresa, Josean Neto, conta que:

“A gente percebeu que faria sentido buscar o novo parceiro e foi aí que a Vindi entrou na vida da Caffeine Army, trazendo funcionalidades a nível de recorrência que entregam para a gente uma tranquilidade maior no quesito de experiência do usuário” – relata o executivo.

Além dos ganhos de eficiência financeira que um sistema de pagamentos inteligente, como o da Vindi, entrega, o negócio também conseguiu otimizar o dia a dia de duas equipes que têm muitas demandas: atendimento e tecnologia.

Como um sistema de recorrência inteligente otimizou o tempo de dois times inteiros da Caffeine Army?

Startups nascem com a mentalidade de crescimento constante e conhecem a importância de otimizar processos e automatizar trabalhos manuais. 

Saber que o time de atendimento estava perdendo tempo atendendo 20% de demandas que poderiam ser resolvidas com tecnologia incomodava a alta liderança. Além do ponto de produtividade, havia também uma visão de focar em ações de Customer Experience. 

Com a migração do sistema de cobranças para a Vindi, isso foi possível. Os profissionais que cuidam do Caffeine Prime tiveram a oportunidade de olhar cada vez mais para o sucesso do cliente e trabalhar em ações específicas para evitar churn.

Outra equipe que foi muito beneficiada foi a de tecnologia. Antes da Vindi, era comum tentar resolver internamente a falta de algumas funcionalidades. Mas isso desviava o foco do pipeline de desenvolvimento. Com a mudança, eles ganharam mais “pontos” na sprint e, finalmente, pararam de “enxugar gelo”. 

“A ideia de trazer um sistema que atendesse a gente dentro das nossas regras de negócio e que fosse mais aberto para novos testes e possibilidades foi ganhar eficiência em dois times que são times que têm muita demanda […] Com isso, a gente consegue pensar em como fazer o programa crescer e como melhorar ele e não necessariamente ficar apagando fogo”  – celebra. 

A importância das retentativas e novos métodos de pagamento na eficiência financeira do Caffeine Prime  

Além da eficiência dos times, a Caffeine Army também entendeu como uma plataforma de recorrência inteligente ajuda a aumentar a eficiência financeira. Dentro das funcionalidades que impressionaram os C-levels da empresa, o destaque ficou com as Retentativas de Pagamento

Josean reconhece que o uso das retentativas de pagamento automáticas dentro das normas da Abecs foi fundamental para diminuir o churn involuntário e evitar fricções desnecessárias com os clientes. Josean conta que ainda não tinha visto essa possibilidade em outros parceiros de pagamento: 


“É uma funcionalidade que a gente não viu em outros parceiros que a gente já usou. Então, a Vindi tem entregado uma resolução bem boa desses problemas de retentativa e os clientes têm dado feedback legal para essa possibilidade, endossando que está sendo boa a experiência com a ferramenta”. 

Outra vantagem é ter a possibilidade de cobrar por outros métodos de pagamento em faturas específicas. 

SuperCoffee versão Choconilla

SuperCoffee versão Choconilla Imagem: Divulgação/site

Por exemplo, se um cliente tiver um problema de limite no cartão em um mês, é possível realizar o pagamento via PIX e manter como método principal da assinatura o cartão de crédito. Assim, o assinante não deixa de receber seu SuperCoffee e não precisa ficar alterando a forma de pagamento toda hora. 

Evoluindo a maturidade financeira do Prime com a assertividade da previsibilidade de receita  

Para o executivo, ter um programa de assinaturas foi fundamental para a previsibilidade financeira da Caffeine Army, especialmente porque 80% dos planos são anuais. 

Com a gestão financeira organizada e um sistema de pagamentos que aporta valor nas decisões do negócio, os líderes conseguem planejar ações, lançamentos e estratégias de crescimento com antecedência.

Tudo isso sem perder de vista métricas importantes para o negócio, uma delas é a taxa de conversão. Segundo Josean, um sistema de pagamentos eficiente ajuda até mesmo na conquista de novos clientes: 

“A Vindi trouxe ferramentas e inovação a nível de melhorar ainda mais a taxa de conversão dos usuários que já estão na assinatura e, até mesmo, de novos assinantes que vão entrando pela experiência que o sistema dá para a gente. Isso ajuda a gente a ter ainda mais assertividade nesse processo de prever qual que é a receita futura” – detalha. 

Com o painel de indicadores da Vindi, a liderança da Caffeine Army consegue ter uma visão detalhada do Churn e diversas outras métricas da recorrência. Os dados são base para definições do negócio desde horas investidas e novos projetos, metas de captação e muito mais.

“A gente consegue ter uma visão do nosso churn e fazer contas de projeção. Quanto de faturamento precisamos, o que precisamos fazer para chegar lá, quantas horas investir. Claro, sabendo que o sistema vai entregar para a gente essa segurança de recorrência sem intercorrências e cada vez mais com mais essa assertividade nessas cobranças”.

Além do Clube de Assinaturas, o executivo contou a história da Caffeine Army e a evolução que o SuperCoffe teve.

Faça como a Caffeine Army, fale com os especialistas da Vindi e descubra como uma plataforma de recorrência especializada impulsiona seu negócio:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies