Software para Academias

Você deve ter procurado diversos artigos e conteúdo sobre software para academias, certo? Nesse texto a gente tenta ilustrar quais são as principais preocupações sobre softwares e sistemas para academia no Brasil.

Primeiro, não separamos nesse artigo diferença de modalidade fitness para analisar funcionalidades e vantages de cada tipo de sistema. Para facilitar o entendimento, a gente elencou os principais pontos para se decidir qual software de academias contratar.

Como contratar o melhor software de academias?

No geral, os softwares de academia têm funções idênticas, como: cadastro de alunos, controle de acesso, gestão de treinos e entre outras funções básicas. Na prática, software de academias servem para melhor a gestão na sua academia.

Mas não se limite a essas funções. Elas são prioritárias, mas também devem ser apenas uma parte importante do sistema.

A primeira dica é: fuja de softwares e sistema  de academias offline, ou seja, de instalação. Softwares comprados na banca de jornal ou aqueles que você pode fazer o download pela internet. Repetindo: fuja!

É normal que gestores e donos de academia vão ao Google pesquisarem:

software academia freeware;

sistema para academia grátis;

sistema de controle de academia crackeado.

Essas três buscas acima são uma armadilha. Sempre adquira software de academia que estão na nuvem (em cloud). Além de segurança (onde seus dados estão mais bem armazenados), seus clientes vão ter maior segurança se o sistema for adequado.

Software para academias: guia para escolha do gestor.

Não se apegue a conceitos pré-formatados e papo de consultor, o que você precisar saber é o que faz sentido no dia a dia da academia. Você precisa ser o gestor dos números e para isso, um software para academias é o que melhor funciona.

Fizemos um apanhado realista, do que você realmente vai precisar. Veja abaixo:

Relatórios

Procure um software para academias com uma boa interface em relatórios, onde você possa acessá-los de onde estiver. Na prática, você vai precisar de autonomia e transparência para saber se sua academia está indo bem ou mal, sem depender de planilhas e vai poder também, acompanhar em tempo real, as vendas, cancelamentos e frequência dos alunos na unidade.

Cobrança Recorrente para Academias

Empresas como a Cielo, Vindi e Rede atendem grandes redes como Smartfit, BodytechBluefit, Panobianco entre outras milhares de academias pelo Brasil. E os maiores cases de sucesso, usam planos recorrentes e renovação automática de planos mensais no cartão de crédito. Você não pode deixar o fluxo de caixa da sua empresa dependente de cheques pré-datados e planos mensais no dinheiro.

Cobrança recorrente não é mais uma tendência, é uma realidade.

Controle de acesso

É muito comum o aluno esquecer de pagar o mensal, e pedir para ser liberado na catraca pelo atendente. Também é comum, a catraca não funcionar bem no dia a dia da unidade. Ter uma catraca que funciona bem não é luxo, é diferencial de gestão da sua academia. Além dos controle de acesso ser um grande motor de combate à inadimplência, ela também ajuda na gestão do atendente.

“Cliente inadimplente, catraca indiferente”. Ou seja, a catraca não faz julgamentos: se estiver inadimplente ela trava.

Cadastro de alunos (CRM)

Esse item precisa ser fácil de uso e ter as funcionalidades que um CRM (Customer Relationship Manager) bom precisa: cadastro fácil de cliente, relatórios simples de análise (se está inadimplente, se o cliente frequenta a academia e etc). Além disso, é importante ter um sistema que faça matrículas on-line (e-commerce) para que o cliente consiga fazer a adesão sem precisar do balcão da academia.

Lembre-se que o cadastro do aluno é a primeira entrada de dados, portanto deve ser ágil e prática.

Gestão de treinos e aulas

Outra ponta importante de um software para academias: o gestor de treinos e aulas. Ele deve ser integrado totalmente na sua academia e deve também, dar a visibilidade para o aluno, para que ele controle suas horas e datas de treino. Ter um aplicativo para esse gerenciamento também

A preocupação que você tem que ter com softwares é se ele vai oferecer tudo o que você precisa. O maior problema dos gestores de academia com relação à gestão está nos relatórios. Afinal, ninguém merece ter um sistema e ainda ter que trabalhar com planilhas do lado.

O fato é: você precisa de um sistema para facilitar a gestão da sua academia ou estúdio. E a melhor forma de fazer isso é entender exatamente o que você espera (e precisa) de um sistema para melhorar a sua gestão e oferecer as melhores experiências para seus alunos.

Por isso, fizemos um ”levantamento de peso” sobre os principais softwares de gestão de academias existentes no mercado fitness para te ajudar na sua escolha.

sistema para academia

Software de gestão de academias: dicas finais.

Veja as dicas finais para ter o melhor software de academias para seu negócio.

Preço – hoje, com o acesso amplo a novas tecnologias, o preço é indispensável;

Usabilidade – facilidade no uso é indispensável. Lembre-se que muitas pessoas usarão esse software, quanto melhor a usabilidade,mais fácil fica a vida dos consultores e atendentes;

Nuvem – procure sempre softwares de gestão de academias que estão na nuvem, já que segurança dos dados e liberdade de acesso são obrigações para qualquer gestor;

Cobrança recorrente – procure sempre um software que já possua isso integrado. Recomendamos softwares integrados à Vindi, que possui uma certificação de segurança Mundial;

Controles de inadimplentes e de retenção – procure sempre essas duas funcionalidades na escolha: reter alunos e controlar inadimplentes são dois segredos das academias de sucesso.

Marketing – escolha baseando suas decisões em softwares que te ajude a tomar decisões de marketing em tempo real. 

Maior flexibilidade de integração com catracas – isso se torna um problema, quando sua academia não tem a liberdade na escolha da catraca.

Atendimento – pode parecer piegas, mas atendimento é tudo, em qualquer tipo de software.

sistema para academias