Software de gestão escolar: por que é tão importante?

Muitas pessoas esquecem que uma escola particular é, além de uma instituição de ensino, uma empresa. E como toda empresa, ela precisa ter finanças organizadas e saudáveis. Para isso, os softwares de gestão escolar desempenham um importante papel. No post de hoje, nós vamos mostrar para você porque é necessário ter um sistema que ajude uma escola a gerenciar seu caixa e funcionamento.

A Vindi está integrada com o Sponte, que é líder no mercado Brasileiro.

Controle da inadimplência

Um software de gestão escolar permite acompanhar, com mais eficácia, o aumento ou diminuição da taxa de inadimplência. A inadimplência é um verdadeiro risco para as escolas – pois, segundo a lei, o aluno inadimplente não pode ser impedido de assistir às aulas. Ou seja, a escola é obrigada a continuar prestando o serviço educacional (parcialmente) mesmo sem receber por isso.

Além disso, no caso do setor educacional, não existe um consenso sobre quais medidas são realmente permitidas para a cobrança de débitos ou cancelamento do vínculo de trabalho. Como a lei é vaga quanto a isso e há muitas chances de haver retaliação por parte do aluno ou responsável, muitas escolas não conseguem reaver o valor perdido quando um aluno se torna inadimplente.

Para quem não sabe, a inadimplência na educação é um problema crescente. Em 2015, o número de alunos que estavam em falta com o pagamento de mensalidades subiu mais de 20%. Os motivos são diversos e vão desde o aumento da taxa de desemprego até o fato de várias escolas terem reajustado a mensalidade em mais de 10%.

Com a ajuda do software de gestão escolar, é possível identificar imediatamente um aumento significativo nas taxas de inadimplência. O segredo é identificar e reagir com rapidez, através de um acompanhamento constante dos dados disponíveis no software de gestão. Com isso, a direção e coordenação podem realizar um “controle de danos”. Por exemplo, chamando os pais para uma conversa na escola assim que o problema for identificado.

Na hora do desconto

Outra medida que as escolas costumam utilizar para evitar o risco de inadimplência é oferecer bolsas de estudo e descontos. Mesmo para isso, é importante ter uma visão precisa da situação financeira da escola. Só é possível determinar o teto para as bolsas sabendo exatamente como aquilo vai afetar a receita. Do contrário, a escola pode ter prejuízo por oferecer bolsas e descontos sem critério.

Nesse trabalho, o software de gestão escolar também é um importante aliado. Com ele, é possível gerar relatórios financeiros e calcular quanto suporte financeiro a escola pode oferecer para ajudar os pais e alunos – sem prejudicar a si mesma, claro.

Na hora do reajuste

Até mesmo o reajuste do final de ano fica mais simples com as informações do software de gestão escolar. Afinal, o software concentra todas as informações sobre receitas e custos, quantidade de alunos e estimativas de matrículas. Ele é uma fonte única, centralizada, de todas as informações necessárias para realizar o planejamento da escola no início de cada ano letivo.

O software vai fornecer os dados sobre as finanças da escola durante o ano. É só juntar esses dados com as previsões de inflação do ano seguinte. Você poderá calcular rapidamente o reajuste necessário para que a escola continue sendo lucrativa.

Para continuar no mercado

E vale a pena lembrar que, com a crise, muitos pais estão tirando seus filhos das escolas particulares. Por isso, o software de gestão escolar também pode ser usado para realizar uma profunda análise dos custos da escola, avaliar possíveis cortes e descobrir maneiras de tornar as mensalidades um pouco mais acessíveis. Essa iniciativa pode ser a diferença entre o equilíbrio ou uma queda massiva no número de alunos em 2016.

Se você acompanhar nosso post anterior do tema “Principais Softwares de Gestão Escolar” você vai conhecer os principais do mercado Brasileiro.

Quer saber mais sobre gestão escolar, gestão financeira e pagamentos? Então continue acompanhando o Blog da Vindi, especialista em gestão de pagamento recorrente. Aproveite e siga também nosso perfil nas redes sociais.

banner-ebook-educacao

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

As 20 marcas mais valiosas do mundo A consultoria Millward Brown publicou seu relatório anual BrandZ, onde elenca as 100 maiores marcas do mundo. A Apple lidera a lista. A curiosidade é ...
Hacks de Vendas para empresas Recorrentes A Vindi patrocinou o evento Power House 18 e eu reuni neste post os maiores hacks de vendas para empresas recorrentes praticados nos negócios do Flávi...
SaaS – Software as a Service – como es... O comércio vai mal, a indústria não cresce. Será que a solucão pode estar nos serviços? Toda empresa só sobrevive a crises se os clientes continuarem ...
API de Pagamento Em toda minha carreira como executivo de um banco (à frente de uma área de pagamento) e como empreendedor na Vindi, um assunto corriqueiro entre as eq...