Software como Serviço – um aliado das Empresas Ágeis

Você fundou uma empresa e seu negócio promete ter uma cultura ágil, baseada no desenvolvimento ágil de projetos e produtos. O SaaS (software como serviço) é um dos maiores pilares de empresas nesse modelo. Contando um pouco sobre o SaaS, que é uma realidade no consumo e nas empresas de tecnologia modernas, podemos afirmar que os softwares serão criados em sua maioria na nuvem (cloud). ERP’s e serviços de hosting são bons exemplos de SaaS que já são usados pela maioria das empresas e consumidores. Sendo assim, é inevitável não citar empresas como Salesforce, Zendesk e as próprias gigantes Microsoft, Amazon e Adobe.

01-01

As empresas que nascem nesse nosso tempo atual, mesmo que de forma inconsciente, contratam serviços na nuvem, consequentemente serviços de empresas de características SaaS. Podemos citar diversos exemplos: serviços de hospedagens, envio de emails, software de gestão de academia, gateways de pagamento entre outros serviços, são alguns dos melhores exemplos de que as empresas precisam obter para começar a funcionar. Algumas delas já nascem inclusive baseadas nesse modelo.

Está gostando desse artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

O modelo SaaS possibilita a velocidade na abertura de empresas, permite o crescimento de algumas e ampara a criação de novos mercados. Tudo isso de maneira ágil, rápida e democrática. Obter um software online alemão ou um meio de pagamento americano no Brasil, é possível pela consolidação do modelo. Um dos grandes exemplos de como o SaaS democratiza a contração de serviços e quebra barreiras inclusive na questão de fronteiras, é o software de atendimento Zendesk. Criado por Mikkel Svane (dinamarquês) em 2007, o software já tinha 300 clientes no Brasil, antes mesmo de ter um escritório no país, já que o modelo tem como premissa a contratação online do software. Note que estamos falando de uma empresa que tem apenas 7 anos de vida, com 30 mil clientes, presente em 125 países. Esse é um exemplo clássico de que se não fosse uma empresa do modelos SaaS, provavelmente não teria escalado rapidamente a quantidade de clientes e entrado em 125 países. Detalhe que a empresa só possui escritórios em poucos países.

01-02

O modelo SaaS é um grande aliado na criação de empresas e um dos grandes responsáveis pelo sucesso de empresas ágeis. Se sua empresa tem essas características, parabéns. Ela com certeza, estará mais preparada para os próximos tempos.

Fonte: Zendesk, Techcrunch, Quicksprout, SonhoGrande, Wikipedia.

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Conheças os vencedores do prêmio Assinaturas Award... Cinco empresas levaram o troféu de melhores cases dos mercados de assinaturas e SaaS do país depois de terem sido avaliadas por empreendedores e espec...
Quem são e o que fazem os principais SaaS do Brasi... Quem trabalha com empreendedorismo e se envolve no meio digital ouviu falar bastante as palavras SaaS (Software as a Service), startups, CRM, automati...
Pagamento on-line: desafios para SaaS e clubes de ... Opa, voltei para escrever um post simples, mas com um grande valor para quem está pensando que pagamento é commodity ao criar um negócio de assinatura...
Vendas Inbound e a hora certa do fechamento do con... Ao ser convidado a compartilhar minha visão sobre o momento certo para o comercial sugerir um fechamento de contrato num modelo de vendas inbound, alé...