Sistemas de cobrança para empresas de serviços

Nos últimos anos, os serviços de assinatura têm experimentado um grande crescimento no Brasil. Hoje é possível encontrar, além das tradicionais assinaturas de revistas e jornais, serviços de entrega recorrente de bebidas alcoólicas, chocolates, flores e até produtos para animais de estimação. Basta que o cliente realize um pagamento fixo para receber mensalmente os produtos selecionados em sua residência. O sucesso desse negócio se explica pela comodidade do serviço, e também porque muitas pessoas adoram receber novidades. Se você está pensando em abrir uma empresa de serviços de assinatura ou já tem uma funcionando, confira as nossas dicas de automação de cobrança.

Os malefícios da cobrança manual

Em softwares de bancos, o gestor precisa emitir e enviar um título manualmente ao cliente cada vez que ele realizar uma compra. Quanto ao comprador, ele também não escapa dos métodos manuais. A cada aquisição ou pagamento que ele fizer, será necessária a digitação de todos os seus dados cadastrais. Com isso, o responsável pelo setor de compras não consegue acompanhar cada item emitido e administrar o negócio de maneira eficaz. Apenas os sistemas de cobrança SaaS dispensam a digitação de informações repetidamente, além de reduzir o tempo de operações comerciais, simplificar processos de compra e gerar uma maior comodidade para o cliente.

O processo de cobrança com um sistema automatizado

O sistema de cobrança automática é uma solução simples e prática que permite a emissão do boleto em PDF, que pode ser enviado ao cliente por e-mail ou impresso e remetido pelos Correios, caso ele deseje. Além de ferramentas viabilizadoras de pagamento, o sistema disponibiliza amplas possibilidades de auxílio nas tomadas de decisão gerenciais da empresa, oferecendo filtros e relatórios com inúmeras informações para o gestor acompanhar os seus pagamentos. Além disso, o cadastro de compradores pode ser feito em grupos, permitindo a visualização clara do histórico de pagamentos e a importação de informações para uma planilha de controle.

O acesso ao sistema SaaS se dá através da internet, não ocupando o espaço no computador do usuário, já que os dados são salvos na cloud computing do próprio provedor do software. Com permissão, ele pode ser acessado de quaisquer dispositivo e lugar pela equipe financeira, seja em smartphones, tablets ou desktops. Dessa forma, os colaboradores podem usar a ferramenta de acordo com as suas necessidades. O software como serviço já vem pronto pra usar, mas ele também pode ser ajustado para atender todas as exigências e demandas da sua empresa de serviços.

As vantagens geradas para empresas de serviço

Com um sistema de cobrança automática, a facilidade de gerenciar clientes é enorme, já que os dados cadastrais são utilizados de maneira sistemática, organizada e inteligente. Rapidamente, o gestor poderá levantar informações sobre os seus clientes inadimplentes e regulares, que requerem maior reconhecimento. E ao contrário do software não automatizado, ele permite a elaboração de relatórios detalhados, que facilitam as tomadas de decisão. Além de simplificar o processo de pagamento para os consumidores, esse sistema posiciona a empresa de serviços no orçamento mensal de seus clientes, satisfazendo suas necessidades de segurança e rapidez. Com isso, ela ganha agilidade e uma cartela de compradores fidelizada.

economia da recorrencia

E então, o que está esperando para testar o sistema de cobrança automática? Qual das vantagens oferecidas por ele chamou mais sua atenção e que certamente será útil para o seu negócio? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários!

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Autodesk vai vender somente no modelo de assinatur... O mercado está mudando e algumas empresas já estão apresentando sinais desta transformação, como é o caso da Autodesk, líder mundial em soluções de so...
Software de gestão escolar: por que é tão importan... Muitas pessoas esquecem que uma escola particular é, além de uma instituição de ensino, uma empresa. E como toda empresa, ela precisa ter finanças org...
Quem são e o que fazem os principais SaaS do Brasi... Quem trabalha com empreendedorismo e se envolve no meio digital ouviu falar bastante as palavras SaaS (Software as a Service), startups, CRM, automati...
SAP finalmente mira computação na nuvem e assinatu... Já era tempo da SAP se incomodar. Depois de algumas investidas em conter o avanço da Salesforce, no mercado que há tempos dominava, a SAP finalmente v...