Bruce Dickinson e Marc Randolph contam o segredo do sucesso no Vtex Day

Um dos maiores eventos sobre vendas multicanal da América Latina, o Vtex Day, aconteceu em São Paulo, entre 14 e 15 de maio. Em seu primeiro dia, trouxe nomes de peso para falar sobre empreendedorismo.

Os escolhidos foram Bruce Dickinson, conhecido mundialmente como o vocalista da banda Iron Maiden, e Marc Randolph, co-fundador da Netflix. Nessa ocasião, os dois contaram sobre suas experiências como empreendedores e deixaram dicas valiosas para quem também quer se arriscar em um negócio próprio.

A Vindi marcou presença no Vtex Day e traz os principais insights do encontro para você. Confira abaixo!

Bruce no Vtex Day: criatividade e persistência

Ele ficou famoso como o frontman de uma das principais bandas de Rock do mundo. Mas, a verdade é que Bruce nunca se limitou a apenas esse rótulo.

Em sua palestra no palco do Vtex Day, ele comentou sobre seus diversos empreendimentos além da banda. E não são poucos: piloto, dono da Cardiff Aviation (que treina novos pilotos e faz manutenção de aeronaves), criador de uma marca de cerveja (a Trooper), relógios e até a ideia de turismo espacial estão em sua longa lista de ideias e investimentos.

Para ele, sonhar é essencial para quem quer criar algo novo. Pois, se você não se permite sonhar sobre seu objetivo, você, provavelmente, nunca chegará a nenhum lugar.

Depois, é preciso trabalhar para que você conquiste fãs e não clientes. Bruce explica no Vtex Day que consumidores podem abandonar o seu negócio a qualquer momento. Mas um fã não, ele não trocaria você por um concorrente. Para ganhar fãs, você deve investir em relacionamento.

Aliás, o empreendedor frisou a importância da comunicação. Hoje, segundo ele, as pessoas mandam muitas mensagens ou e-mails, mas pouco se falam pessoalmente. Com isso, é difícil ter novas ideias e oportunidades de negócios. “Comunicação é o segredo”, afirmou.  

0+0 = 1

Essa foi uma das frases mais repetidas por Bruce: 0+0 = 1. Segundo ele, isso reflete algo que todo empreendedor precisa estar atento: às oportunidades que podem surgir de qualquer lugar, mesmo em momentos ruins.

Além disso, Bruce ressaltou que a persistência também deve ser praticada por quem quer investir e criar algo novo. Ele usou o seguinte exemplo:

“Se você tentar montar um cavalo e cair, o que você deve fazer? Achar que isso não é para você? Não! Você deve tentar de novo! Você aprende e se adapta” – Bruce Dickinson

Marc no Vtex Day: encarar riscos e confiança

Marc Randolph, co-fundador da Netxflix, dividiu com os participantes no Vtex Day a história da companhia e afirmou:

“Se você é uma empresa grande e não se preparar para a disruptura do seu próprio negócio, alguém vai fazer por você”. 

Para ele, quem quer empreender não precisa:

  • Estar no Vale do Silício;
  • Ter treinamentos especiais;
  • Ser um gênio.

Ele contou que para chegar a ideia da Netflix, muitas outras foram descartadas. Tudo começou com longos períodos de brainstorming durante o trajeto de Santa Cruz e Sunnyvale, num carro com seu parceiro de empreendimento, Reed Hastings.

Sendo assim, para ele, boas ideias podem surgir de qualquer lugar, a qualquer momento. Por isso, como empreendedor, o importante é você treinar o seu olhar para o dia a dia; procurando por “dores” que as pessoas têm sobre algum aspecto de suas vidas.

Mas, ele alerta: não perca tempo tentando saber se a ideia é boa. Apenas faça.

As quatro qualidades de um empreendedor

Em sua palestra no Vtex Day, Marc destacou quatro qualidades que, em seu ponto de vista, são essenciais para quem quer começar seu próprio negócio. São elas:

Tolerância ao risco

O co-fundador da Netflix citou a seguinte frase:

“Ninguém sabe nada” – William Goldman, escritor

Então, para ele, você precisa ter a coragem e assumir o risco de tentar mesmo sem saber se vai dar certo.

Ideia

Para começar, você precisa ter uma ideia. Porém, segundo Marc, ela não precisa:

  • Ser original
  • Ser complexa

É possível inovar em setores que já existem. O grande exemplo dado pelo empreendedor no Vtex Day foi a Uber. A startup não criou o setor de transporte, mas inovou no serviço.   

Confiança

É comum que algumas pessoas a sua volta não acreditem que sua ideia possa dar certo. Marc citou seu próprio exemplo, segundo ele, sua esposa foi a primeira pessoa a achar que a proposta da Netflix não era boa.

Entretanto, não importa que os outros não acreditem, você precisa se manter confiante na sua proposta e tentar.

Otimismo

Para Marc, um dos fatores que mais colaboraram com seu sucesso como empreendedor é o otimismo, mesmo diante de momentos difíceis. Seu exemplo para esse ponto foi que muitos testes feitos para a Netflix falharam, mas mesmo assim ele acreditou que daria certo.

“O segredo é testar muitas ideias ruins até você encontrar uma boa” – Marc Randolph

O que você achou dos conselhos que Bruce e Marc compartilharam em sua passagem pelo palco do Vtex Day? Compartilhe!

cta tomorrow

Você vai gostar também

VTEX Day – Fórum Assinaturas. Veja como foi.... O VTEX Day, no último dia 12/05, provou que o modelo de assinaturas é um grande negócio para o e-commerce tradicional. Num fórum exclusivo, para discu...
Venda Sempre, pense em Cobrança Recorrente! A expressão do título, que leva o slogan da Vindi - o Venda Sempre, é sem dúvida a chave mais importante para o sucesso de uma empresa consolidada ou ...
VindiCast – O vendedor de água Acabamos de publicar mais um podcast. No áudio de hoje, fizemos uma pequena reflexão sobre o "vendedor de água de farol." Escute e veja como um "ve...
VINDI na Campus Party 2014 A VINDI foi uma das Startups selecionadas para a Campus Party 2014 (CPBR7). Com alegria, estaremos com nossas operações divididas entre a sede da empr...