Saiba como emitir boletos online

Boleto bancário é o método mais popular e simples de pagamento no Brasil, além de ser a segunda modalidade mais utilizada no e-commerce. Para muitos consumidores, o boleto bancário pode significar uma maior sensação de segurança em relação a outras formas de pagamento, como cartões de crédito. O processo de pagamento via web passou a ser facilitado com a utilização de boletos online. Mas se você tem dúvida de como funciona o procedimento para começar a utilizar os serviços de emissão de boleto online, fique atento aos esclarecimentos abaixo e não perca mais tempo!

Precisa de conta bancária para emitir um boleto bancário?

Sim. Seja uma pessoa física ou jurídica, é obrigatório que haja o vínculo de uma conta corrente num dos bancos homologados, além de um convênio de emissão de boletos. O processo é simples e na plataforma Vindi tudo é ainda mais facilitado: o cliente realiza a compra e opta pelo pagamento via boleto. Em seguida, automaticamente o sistema envia o boleto por e-mail em PDF, podendo o consumidor imprimi-lo ou ter acesso à sequência numérica do código de barras para pagamento, que poderá ser realizado tanto no internet banking como em caixas de autoatendimento. O boleto online ficará armazenado, sendo possível a qualquer tempo, obter uma cópia até a data de vencimento. Assim que o pagamento for realizado, é gerado um relatório e enviado um e-mail com todas as informações da operação, facilitando a rotina da empresa que não perde o controle. O dinheiro é automaticamente depositado na conta corrente vinculada, sem qualquer tipo de intermediários. A conta bancária garante que o processo seja efetivado e evita que a transação seja negada no momento da homologação.

Posso usar a conta de pessoa física?

Sim. Desde que tenha uma conta corrente nominal em um dos bancos homologados. Contudo, é necessário que haja a ativação de uma carteira de cobranças e uma plataforma de gestão de pagamento recorrente vinculada para o recebimento. Na plataforma Vindi, você desfruta de comodidade e praticidade no processo de emissão de boletos online – em 30 segundos você cria o cadastro do cliente, cadastra o produto ou plano de emissão e gera o boleto, seja ele recorrente ou uma venda avulsa. Tudo muito fácil e prático, já que você não precisa ir ao banco para cada emissão de boletos e tudo é realizado de qualquer lugar e em qualquer computador. Você ainda passa a ter controle direto sobre todas as transações, já que o Dashboard do sistema possibilita o gerenciamento e a conciliação do boleto bancário.

Quais as tarifas de boletos online?

Cada caso merece atenção especial e o melhor a se fazer é entrar em contato com o gerente da conta corrente para que as informações sobre as tarifas cobradas sejam esclarecidas. No caso das carteiras registradas, é a empresa que paga uma taxa por qualquer título emitido, mesmo que o comprador não faça o pagamento. Contudo, esse tipo de boleto possui uma taxa mais alta, uma vez que a empresa tem acesso a serviços como protesto, em caso de inadimplência, necessitando informar ao banco no mesmo dia que foi emitido. Ao contrário do boleto não registrado, onde o banco apenas cobra uma taxa se o cliente efetuar o pagamento.

Veja as tarifas de boletos praticadas pelos bancos – Clique aqui

É preciso estar ciente que o envio do boleto para a residência do cliente gera a cobrança de pequenas taxas de envio pela empresa. Contudo, segundo relatado pelo Procon/JF, é preciso que ambas as partes estejam de acordo e que as opções de cobranças e valores sejam apresentadas ao cliente. Ou seja, débito automático, impressão de boleto online e a disponibilização do documento para ser retirado na própria empresa não podem ter custo adicional e o cliente não poderá ser obrigado a arcar com a despesa. Em caso de cobrança abusiva e indevida, o consumidor tem todo o direito de procurar o Procon e solicitar o ressarcimento em dobro.

Como emitir boletos online?

O cliente recebe diretamente no e-mail o PDF do boleto, que poderá ser visualizado em computadores e diversos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Outra grande novidade na plataforma Vindi é o sistema de geração de boletos recorrentes. Como funciona? O cliente é cadastrado e as configurações de planos, mensalidades e assinaturas são realizadas automaticamente pelo sistema que encaminha tudo conforme o período estabelecido e o valor do serviço. Tempo e dinheiro são economizados por escolas, academias, escritórios de contabilidade, consultórios e profissionais liberais com a utilização de boletos recorrentes.

cta_fimdoboletosemregistro

Entre em contato conosco e saiba todas as vantagens da plataforma de gestão de pagamento recorrente Vindi. Não deixe de comentar abaixo suas dúvidas ou sugestões!

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Você vai gostar também

Como melhorar seu negócio, otimizando a gestão de ... Otimizar é sempre importante na administração de uma empresa, não é mesmo? Sendo o financeiro um dos setores mais importantes de uma organização, é se...
Sistema de boletos Não há nada melhor do que dar liberdade de escolha aos seus clientes, não é verdade? Assim como você, eles também gostam de ter facilidades na hora do...
Emissão de Boletos Online em 30 segundos Parece brincadeira, certo? Mas conseguimos ajudar nossos clientes com a emissão de boletos mais rápida do mercado. Mais rápida que bancos ou qualquer ...