O comércio vai mal, a indústria não cresce. Será que a solucão pode estar nos serviços? Toda empresa só sobrevive a crises se os clientes continuarem comprando seus produtos e serviços. É o cliente que define a existência de qualquer negócio, seja ele online, offline, comércio, serviço e etc. Se o cliente fugir, a empresa tem que literalmente “correr” atrás dele para reconquistar. Se o serviço ou produto são bons ele volta todo mês, para novamente efetuar a aquisição desses. Crise financeira, crise econômica e qualquer outra crise se agravam quando o cliente deixa de aparecer, ou pior: deixa de pagar. Esse cenário apresenta para o empresário um monstro: a inadimplência. Acompanhe noss0 texto abaixo sobre SaaS – Software as a Service – como estratégia de combate a crises.
As empresas de software, especialmente as do modelo SaaS – Software as a Service (software como serviço), têm uma grande aliada quando o assunto é crise: a estratégia de retenção. Incrível como o próprio modelo, por ter como base a cobrança recorrente, inibe ações de migração, quebra de contrato e até cancelamento. É a característica do próprio modelo:
– Cobranças automáticas sem ação do cliente e
– Continuidade dos serviços sem a ação do cliente.