A retentativa é uma funcionalidade bastante conhecida entre gestores de negócios que cobram de forma recorrente, sendo uma ferramenta essencial na diminuição da inadimplência.

Agora, vamos além e lançamos a Retentativa Inteligente de Saldo. Conheça a seguir o que é, como funciona e qual o impacto para a gestão financeira da sua empresa. 

Sem dúvidas, a inadimplência é uma preocupação para negócios de todos os portes e segmentos, especialmente quando se fala em vendas recorrentes. 

Conforme dados da Febraban, em janeiro de 2021 o índice de inadimplência registrado foi de 4% o que, com base em uma população de aproximadamente 212 milhões de brasileiros, é um índice bem significativo.

Lembre-se de que a inadimplência gera riscos diretos sobre o seu fluxo de caixa, reduzindo as suas receitas e impactando a sua previsão de lucros. Quando isso se torna um problema recorrente na sua empresa, ela também pode se tornar inadimplente.

Se você já utiliza a plataforma Vindi, deve conhecer a Retentativa Simples, uma funcionalidade básica que realiza novas tentativas de cobrança de forma automática, sempre que um pagamento do seu cliente falha. 

Mas agora, saímos na frente e disponibilizamos uma solução ainda mais diferenciada para te ajudar a recuperar pagamentos negados por falta de saldo. 

Retentativa Inteligente de Saldo: entenda o que é e como funciona

A Retentativa Inteligente de Saldo é uma ferramenta (ou feature) que faz uso de dados históricos e de comportamentos observados em milhões de transações, para prever informações e promover cobranças mais assertivas, quando recusadas por falta de saldo.

Este recurso, lançado dentro da plataforma Vindi, é fruto de um amplo trabalho de inteligência de dados que resultou em uma solução inovadora. Max Pereira, Cientista de dados do Time de Analytics da Vindi, conta que:



Nós estamos envolvidos na otimização de processos essenciais para os nossos clientes, incorporando dados e análises em ciclos de tomada de decisão. Essa nova funcionalidade é resultado de análises de dados, elaboração de modelos estatísticos e simulação.

 

A cultura orientada por dados da Vindi busca constantemente produzir percepções acionáveis, permitindo que nossos clientes criem novas oportunidades de negócio, gerem mais receitas e prevejam tendências.”

E o que você ganha com isso?

Essa é fácil de responder! Com esta solução inteligente, você potencializa a assertividade nas cobranças, o que significa que tem mais chances de receber os pagamentos e reduzir seus índices de inadimplência. Veja só:

Retentativa Inteligente de Saldo - Como é o processo

O que dizem os resultados?

Nosso time de Analytics fez um estudo comparativo entre a taxa média de sucesso com a retentativa simples versus a mesma taxa com a nova função. Veja no box abaixo os resultados:

Retentativa Inteligente de Saldo - dados comparativos

*Obs.: vale lembrar que essas taxas são referentes aos casos negados por saldo.

E tem mais, segundo os cálculos dos nossos cientistas de dados, a ativação da função tem o potencial de reverter 2 vezes mais cobranças recusadas por insuficiência de saldo:

Retentativa Inteligente de Saldo - Quem usa Aprova

Como ativar essa função na sua plataforma Vindi?

Agora que você já conferiu os incríveis benefícios da Retentativa Inteligente de saldo, confira o passo a passo para ativar a ferramenta dentro da sua plataforma e, o melhor, sem nenhum custo de adesão.

  1. Faça o login na plataforma da Vindi e selecione, no menu lateral esquerdo, a opção de Configurações;
  2. Na área de Cobranças, vá em Métodos de Pagamento;
  3. No método de Cartão de Crédito vá em Editar;
  4. Na opção de Retentativa Inteligente de Saldo, basta selecionar a opção Sim;
  5. Pronto! A funcionalidade já está ativa e otimizando o recebimento no seu negócio.

E para você que ainda não utiliza a inteligência da Vindi para turbinar sua gestão financeira, não perca mais tempo! Comece a escalar suas vendas e a reduzir a inadimplência hoje mesmo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies