Receber pagamentos online: os perigos e como evitá-los

Além de oferecer diferentes meios de pagamento, na hora de criar seu e-commerce é preciso garantir o recebimento online com segurança.

Um dos maiores desafios que e-commerces enfrentam está relacionado a segurança das transações a fim de evitar fraudes como, por exemplo, o chargeback. Isso acontece quando há a reversão de uma venda feita por cartão. O cliente que foi fraudado, pode acionar o banco e informar que não reconhece a compra. Dessa forma, a loja deve devolver o valor total do pedido.

O chargeback acontece por uma série de motivos: cartão roubado, dados clonados ou pode ser, até mesmo, uma simulação de fraude pelo próprio cliente.

Para isso, é preciso um longo processo de checagem para comprovar a confiabilidade dos dados.

Checagem de dados

Checar o CPF de um comprador é um processo rápido e simples que ajudará a evitar futuras dores de cabeça. Principalmente em casos de vendas com valores mais altos que serão parcelados.

Dessa forma, você pode realizar essa consulta no site da Receita Federal. Com isso, você evita fechar negócio com um consumidor devedor.

Antifraude

Para tornar o processo de checagem de dados de pagamentos online mais rápido e prático, você pode contar com uma ferramenta que realize essa tarefa. De forma automatizada, as informações do cliente (como endereço de entrega, IP, histórico de compras, e-mail) serão avaliadas antes mesmo da compra ser concluída.

Com isso, caso exista a possibilidade de fraude, essa ferramenta bloqueia a compra imediatamente.

Meios de pagamentos online adequados

Escolher os  meios de pagamentos online adequado ao seu e-commerce é fundamental na hora de evitar possíveis fraudes.

Assim, um gateway de pagamentos online, por exemplo, é uma excelente forma para conseguir mais segurança nas transações realizadas em sua loja online. Essa ferramenta, que conecta clientes, loja e bandeiras de cartão, funciona como uma máquina de cartão normal. O usuários fornece seus dados, que são criptografados e enviados às operadoras responsáveis.

A operadora fica em cargo de verificar a confiabilidade das informações e, estando tudo certo, autoriza a transação.

Além de maior segurança, os gateways permitem que você crie seu próprio banco de dados. Com todas as informações referentes às transações efetuadas. Dessa forma, você tem maior controle financeiro e segurança na hora de analisar dados.

Observe transações anormais

Ficar atento a transações anormais também é uma boa forma para identificar tentativas de fraudes. Alguns sinais são indicativos importantes e reconhecê-los a tempo poupará muita dor de cabeça, como:

  • Volume de compras muito elevados;
  • Entregas expressas quando há possibilidade de frete grátis;
  • Local de entrega em estados onde sua empresa possui pouca atuação.

Com isso, é importante orientar seus colaboradores a realizar sempre um bom atendimento. Principalmente na hora de verificar os dados do cliente.

PCI Compliance

O PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento) é a certificação necessária para todas as empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões pela internet.

Essa regulamentação é mantida desde 2006 por um fórum global aberto. Fundado pela American Express, Discover Financial Services, MasterCard, Visa e JCB International.

Essa certificação só é garantida a quem cumprir todos os requisitos de segurança. Entre eles, podemos destacar: testes de segurança para identificar fragilidades de sistema e verificação de mais de 20 critérios de blindagem.

Vindi

A Vindi possui o maior gateway do Brasil, com dezenas de integrações com serviços financeiros para sua empresa receber pagamentos online de forma profissional. Para oferecer essa facilidade a Vindi possui integrações com bancos, adquirentes, subadquirentes e outras dezenas de soluções.

Além disso, a Vindi possuí a certificação PCI Compliance tier 1, ou seja, a certificação máxima. Tudo para garantir a segurança e confiabilidade das transações efetuadas em seu e-commerce.

É uma ótima opção para quem está criando um marketplace e que preza pela segurança dos dados de seus clientes!

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.