As maquininhas de cartão se tornaram quase obrigatórias em qualquer estabelecimento, pois muitas pessoas não circulam mais com dinheiro nas carteiras. Porém, novas soluções estão possibilitando receber pagamentos sem maquininha, gerando ainda mais vantagens ao cliente e ao recebedor. 

Essas vantagens podem ser taxas mais competitivas que as das maquininhas, mas não só isso. Há opções que oferecem a automação e a praticidade como principais diferenciais, e outras que proporcionam o recebimento instantâneo de pagamento. 

Atualmente, com a pandemia de Covid-19, também aumentou-se a demanda por meios de pagamento sem fricção, ou sem contato, priorizando-se os pagamentos digitais.

Entenda a seguir quais são as principais formas de receber sem usar uma maquininha e os atrativos de cada uma!

TOP formas de receber pagamentos sem maquininha

As soluções de pagamento sem maquininha são digitais, em sua maioria. Elas requerem apenas o uso do smartphone ou de um sistema online. Com elas, não é preciso apresentar dinheiro, cartão ou cheque, o que aumenta a segurança e diminui o índice de fraudes. 

Plataforma Vindi

Existem plataformas de pagamentos online para realizar cobranças e fazer a gestão de clientes, como a Vindi, que são opções para quem procura automação, redução de inadimplência e controle de recebíveis. 

O software oferece um hub de pagamentos que possibilita receber por cartões de todas as bandeiras, boletos, link de pagamento, dentre outros. Cadastrando os dados do cliente, a cobrança é realizada via gateway de pagamento online, dispensando o uso de qualquer meio físico e das maquininhas. 

Os negócios que utilizam a plataforma podem cobrar de forma avulsa (à vista ou parcelada) ou recorrente. A recorrência se aplica a modelos de assinaturas, planos e mensalidades, e permite um volume de receita previsível para as empresas. 

Tudo isso é operado de forma escalável, segura e integrada.  Se é esse tipo de cobrança que você precisa para sua empresa, tire suas dúvidas agora com nossa equipe.

Leitura de QR Code

O pagamento por QR Code está ganhando adesão do público. 35% dos internautas brasileiros com smartphone já fizeram pagamentos utilizando QR Code, segundo a pesquisa Panorama | Comércio Móvel no Brasil (2020).

Para oferecer esta opção, o empreendedor deve criar sua conta em plataformas que transacionam esse tipo de pagamento e disponibilizar o seu QR Code no caixa do estabelecimento, nas campanhas em redes sociais ou em seu site para o cliente utilizar.

Alguns apps disponíveis para transacionar pagamentos por QR Code são:

  • Pic Pay
  • Mercado Pago
  • Ame

No momento da compra, o cliente só precisa abrir o app logado em sua conta, escanear o QR Code, inserir o valor de pagamento e confirmar. Ele pode ter um cartão de crédito configurado no app ou um saldo na carteira virtual.

Muitos apps oferecem período de teste gratuito, além de cashback para o cliente. É uma opção atrativa pois só requer conexão com a internet e um smartphone. Mas, antes de começar a utilizar em sua empresa, é preciso consultar as condições de cada app.

Transferências PIX

O PIX permite transferências instantâneas de dinheiro entre usuários, como um DOC ou TED mais sofisticado, via smartphone.  Além disso, o PIX também permite a leitura de QR Codes de estabelecimentos, facilitando ainda mais a transações.

Saiba mais sobre o PIX da Vindi no episódio do Dentro do Ringue abaixo:


Entenda tudo sobre o PIX neste artigo completo.

Envio de link de pagamento

O link de pagamento é excelente para quem deseja cobrar online. Esse meio de pagamento é possibilitado por plataformas de cobrança e pelas adquirentes, gerando um link específico para seu produto, com URL personalizada. 

O link pode ser enviado ao cliente pelo meio mais conveniente, como e-mail, mensagem, redes sociais, etc. Com esse link, o cliente irá inserir seus dados de cartão e realizar o pagamento. O estabelecimento é notificado e recebe após o período estipulado.

Emissão de boleto

Os boletos ainda são importantes formas de receber sem maquininha, levando-se em conta que cerca de um terço da população brasileira é desbancarizada e tem baixo acesso a cartões. Com o boleto, o cliente pode pagar nas Lotéricas, sem precisar ter conta corrente. 

O boleto também pode facilitar a venda para o cliente que deseja comprar online, mas tem objeção a fornecer dados de cartão na internet.

Com a Vindi, você pode emitir boletos bancários e enviar faturas por e-mail ou em PDF pelos principais bancos. Basta cadastrar a agência, conta e carteira de cobrança do seu banco.

Fale com nossos especialistas em pagamento e veja como receber pagamentos sem maquininha de forma simples e segura!  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies