Qualificação: a área que aumenta a taxa de conversão de vendas em 30%!

qualificacao
Qualificação de Leads é vida para Vendas Inbound. Foto: Meritocracy

Em um cenário de geração de leads inbound, a área de qualificação reflete desde o marketing (atração) até vendas (fechamento). É essa área que faz o primeiro contato com o lead, define quais as condições para a passagem e analisa o perfil.

Comercial

O objetivo é sempre otimizar o tempo dos vendedores para que não percam tempo com leads sem fit. Por isso, uma das atividades dessa área é extrair, já no primeiro contato, o máximo de informações necessárias ao comercial para passar a demanda exata do lead, como:

  • dores,
  • desafios e;
  • até budget.

Marketing

A comunicação da área de qualificação com o marketing também é diária: passa-se o overview dos leads que se cadastraram no site e tenta-se entender por que de se cadastrarem, alinhando assim qual é o perfil de clientes que faz mais sentido para a empresa. Assim, o marketing consegue trabalhar melhor as estratégias de atração e geração de leads também.

Visando a escalabilidade da empresa, a área de qualificação é essencial para mensurar a demanda ideal de deals para os vendedores, a de geração de leads por parte do marketing e consequentemente, influenciar na estruturação de metas de toda a empresa. Qualificação atua como engrenagem que move e alimenta inside sales e inbound marketing.

Como a qualificação ajuda aumentar as taxas de conversão e consequentemente aumentar as vendas mês a mês?

É uma junção de tudo que descrevi acima mas se resume basicamente em 3 pontos:

– Engajá-lo no primeiro contato com a solução e com o atendimento;

– Entender a demanda exata do lead e deixar claro se a solução faz sentido para o modelo de negocio dele;

Passar o bastão para o vendedor acompanhado de um relatório resumido com todos os pontos que podem ser usados como argumentação de venda. Desde dores, timming e até budget.

A venda consultiva baseada em qualificação tem um trilho a seguir e o vendedor por sua vez, tem uma noção de como abordar o cliente o que torna a negociação mais ágil e mais assertiva. Na Vindi os índices chegam a aumentar em 30% o sucesso na venda.

Se você quiser entender mais a fundo dos processos e das metodologias que usamos na pré venda da Vindi, confira esses artigos do nosso time:

Sobre o autor

Rodrigo Dantas
Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

Você vai gostar também

Black Friday: o guia completo para aumentar seu fa... Alta do dólar, inflação, preços altos, desemprego e mais um milhão de fatores contribuíram para que as pessoas deixassem de adquirir um produto neste ...
Confiança do consumidor tem alta em outubro, segun... De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança do consumidor teve sua sexta alta consecutiva em outubro de 2...
Saiba como vender mais na era da experiência do cl... Já pensou por qual motivo não gostamos de comprar ovos ou barras de chocolate quebradas e o que isso tem a ver com a experiência do cliente? De cara t...
SaaS Marketing: conheça 5 estratégias específicas ... SaaS Marketing ou marketing para softwares as a service, nada mais é do que a forma de pensar estrategicamente a comercialização de softwares. Ou seja...