Quais os métodos mais praticados para cobrança online?

Independentemente do meio de cobrança que a sua empresa disponibiliza ao comprador, o mais importante é que as opções disponíveis facilitem a sua vida e a dos colaboradores. Por isso, contar com apoio de um sistema online que ofereça inúmeros métodos de cobrança recorrente pode ser um diferencial em relação a seus concorrentes, já que ele auxilia na redução da inadimplência. E ao contrário do que muitos gestores imaginam, adotar um sistema de cobrança online não tem um custo proibitivo, se considerarmos todas as vantagens que gera para o negócio. A seguir, conheça os métodos mais praticados para a cobrança online que certamente colocarão a sua empresa no caminho para o sucesso:

Envio de boletos em PDF por e-mail

Para os empresários e gestores financeiros, cobrar os clientes rapidamente para poderem, assim, receber os seus pagamentos no prazo certo é fundamental. Mas para que isso aconteça, eles precisam automatizar os processos de emissão e envio de títulos. Um sistema de cobrança recorrente permite que, com apenas alguns cliques, o boleto de pagamento em PDF chegue ao cliente através do seu e-mail. Isso promove uma significativa redução nos custos com impressão, já que eles são transferidos para os compradores. E por coletarem efetivamente os boletos por e-mail, o setor de marketing pode utilizar esse canal, por exemplo, para divulgar promoções exclusivas e newsletters para os seus clientes.

Utilização de SMS na cobrança

Já é sabido que todo cliente gosta de ser bem tratado pela empresa. E para facilitar esse relacionamento, o envio de SMS com a finalidade de cobrança é fundamental. Isso porque, quando o assunto é mensagens de texto, as chances dos consumidores não conferirem o que lhes reservam são mínimas, principalmente para aqueles que não desgrudam de seus dispositivos móveis. No Brasil, muitas empresas se beneficiam do potencial dessa ferramenta, já que ela alerta os cliente sobres o vencimento próximo de boletos, trabalhando numa perspectiva preventiva.

Além de ter um custo muito menor que ligações telefônicas e outras formas de contato, ela mantém a descrição em relação a cobrança, facilita o trabalho dos colaboradores responsáveis pelo envio e ajuda a reduzir os pagamentos em atraso à medida que lembra do vencimento dos títulos. As mensagens SMS também podem ser utilizadas para promover ações simples, como ofertas de descontos para pagamentos à vista e dentro do prazo ou negociações que façam o comprador voltar a comprar na sua empresa, que podem evitar a inadimplência principalmente em épocas de crise financeira.

Gerenciamento online de títulos

Para qualquer empresa, automatizar processos de cobrança é algo muito importante para a otimização de seus processos. Ao adotar um sistema de cobrança online recorrente, ela poderá facilitar a vida de seus clientes, aumentando assim as chances de fidelização e reduzindo as taxas de inadimplência. Além disso, a rotina administrativa do negócio será simplificada, uma vez que os processos de recebimento, assim como os de pagamento, serão descomplicados. E por oferecer um painel de fácil visualização e entendimento, o sistema de cobrança permite a identificação de compradores inadimplentes. Com isso, os gestores não perderão o controle do fluxo de caixa, recebimento de quitações, prazos de pagamento e contas de verificação do faturamento, fazendo com que os erros nas contas sejam minimizados e as operações feitas da maneira correta.

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