Para conseguir alunos para um curso, o trabalho de marketing nunca foi tão importante como nesta era digital. Apesar das técnicas para atrair mais estudantes terem aumentado, cresceram também a concorrência entre escolas e a variedade de opções de carreira e conhecimento.

Dos mais básicos, como inglês e outros idiomas, informática e programação, aos de nicho mais específicos, as estratégias para aumentar o número de matriculados são parecidas entre eles – e elas valem tanto para cursos online quanto para educação presencial.

O importante é saber como construir uma lista de interessados no assunto que sua instituição tem a oferecer e, assim, agir da melhor maneira para não só fechar a venda, mas manter um ganho recorrente, fidelizando o estudante.

1- Movimente seu site

Ter um conteúdo institucional claro é o básico para qualquer site de empresa. No entanto, essas são informações fixas. Para ir além e ter uma página atualizada, a atividade mais usual é ter um blog da escola.

Esse canal é importante não só para dar atualizações sobre o assunto do seu mercado, mas é fundamental para atrair pelo Google (SEO) pessoas que buscam temas relacionados ao seu serviço. Através do blog, o site da escola receberá palavras-chaves de buscas mais recorrentes.

Por exemplo:

  • Um usuário digita no Google: “Aprender programação”
  • Se o blog de sua escola ou curso tiver algum post com essas palavras, então seu site terá mais chances de aparecer como resultado dessa pesquisa do Google, especialmente se o usuário for da mesma região.

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2- Seja presente nas redes sociais

Cada rede social tem públicos e formatos diferentes. Ter presença e conteúdo adequado a todas elas é essencial para aumentar o número de curtidas, seguidores e inscritos e, consequentemente, atrair mais alunos.

Mas, lembre-se de um detalhe importante! Sua estratégia deve fazer os possíveis alunos darem um passo adiante: fora da rede social e para dentro do seu site, de preferência.

  • YouTube: podem ser hospedados os vídeos que são exibidos no site e blog da escola; também é uma ótima forma de ganhar uns degraus no ranking de resultados de pesquisa;
  • Facebook: valem posts com materiais de consumo rápido, como tabelas e infográficos; neste caso, uma interação personificada ajuda a humanizar o atendimento;
  • Twitter: posts curtos e mais informativos; aqui, a vantagem é que o conteúdo será exibido a todos os seguidores;
  • Instagram: capriche nas fotos! No Insta, o que vai atrair é a imagem; o stories é uma poderosíssima ferramenta e suporta inserções ao vivo;
  • LinkedIn: curso é carreira. Nada melhor que uma rede social especializada nisso; a plataforma permite artigos mais profundos.

3- Antecipe um material gratuitamente

Um dos principais passos de uma estratégia de marketing de conteúdo é a produção de materiais ricos: ebooks, podcasts, infográficos, guias, etc.

No caso de marketing para escola, fazer o usuário se sentir já como um aluno dará a ele a sensação de que o curso será útil. Portanto, deixe alguns módulos e aulas abertos para o público em geral. Esse será um diferencial e uma forma de fazer o possível estudante comparar com a concorrência.

Case: referência em educação online em tecnologia, a Alura coloca a primeira aula de cada curso aberta.

4- Ofereça desconto na aquisição dos próximos módulos

Ninguém gostaria de parar só no básico de um curso de inglês, não é? Assim, se você já sabe que um usuário fez as suas primeiras aulas, mas ainda não fechou a matrícula para o serviço completo, ofereça um desconto ou outras vantagens.

O preço às vezes pode ser um empecilho, mas mais comum ainda pode ser a falta de facilidade de pagamento. Um modelo de venda recorrente deixa o aluno mais confortável. Veja alguns motivos:

  • Tudo automático: uma vez contratado o serviço, o estudante não precisa se preocupar mais em ir ao banco todo mês para fazer o pagamento;
  • Controle financeiro: com um serviço mensal contratado, o aluno sabe que precisa reservar um valor para essa atividade;
  • Não consome limite do cartão: o pagamento recorrente funciona como um boleto eletrônico automático – apenas consome o valor do serviço no mês e não o total de faturas, como em muitas compras;
  • Programa de milhas: assinando um plano recorrente via cartão de crédito, haverá mais uma fonte para acumular pontos que podem ser trocados por viagens futuramente;
  • Formas de pagamento: Usando um sistema de recorrência completo, você pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de pagar com: cartão (débito ou crédito), boleto online ou PayPal.

5- Mostre as vantagens a alunos presenciais

Ainda que seu curso seja presencial, a internet é fundamental para uma construção de lista de interessados no seu segmento. Parte dessas estratégias online também pode ser feita offline, através de impressos e convites para aulas abertas.

Se seu objetivo é ter matriculados em educação presencial, a diferença no marketing estará em um estágio avançado da jornada de compra do cliente. Então, o curso pode ser offline, mas a estratégia online.

Conclusão: Aluno que progrediu não vai querer sair

Caminhar em uma carreira pode ser comparado a um jogo. Conforme o estudante vai indo mais longe, talvez fique mais motivado pelo conhecimento. Tão importante quanto atrair mais alunos é mantê-los. Portanto, fique atento à satisfação de seu aluno. Entenda o que é churn rate e evite que as matrículas sejam canceladas.

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