O dia dos namorados se tornou uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães. Por isso, é importante que você prepare seu e-commerce com carinho para vender mais nessa data.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é previsto um crescimento de 16% para as lojas virtuais em 2019, atingindo R$ 79,9 bilhões. Então, aproveite a data comemorativa para movimentar seu estoque.

Abaixo, separamos seis dicas para seu e-commerce conquistar o coração dos apaixonados.

1 – Prepare seu estoque

Tudo começa pelo planejamento. Por isso, é preciso listar quais produtos têm mais procura por casais e conferir seu estoque. Você também pode pensar na possibilidade de vender itens temáticos durante a data.

Se trabalhar com fornecedores, procure negociar preços e prazo de entrega o quanto antes. Assim, fica mais fácil garantir a entrega ao consumidor na data acordada. Agora, se a sua produção é independente, certifique-se de que é possível terminar a tempo e cuidado para não vender mais do que o estoque permite.

Por fim, se você tem itens parados no estoque, o dia dos namorados pode ser uma ótima ocasião para conseguir vendê-los, pense em alguma comunicação criativa e até em promoções para esses produtos.

2 – Seja claro sobre a entrega

Não tem jeito melhor de arruinar um encontro como deixando de entregar o produto no tempo certo. Por isso, seja muito transparente com o cliente em relação aos dias necessários para delivery.

Além disso, se você também possui loja física, experimente adotar o “click and collect”. Essa tendência consiste em o consumidor comprar o produto pelo site e retirar direto na loja em um prazo bem amigável. Grandes lojas virtuais normalmente pedem apenas 24h até a coleta.

Essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais as vendas nesse dia dos namorados.

3 – Ofereça promoções

Dificilmente você vai encontrar alguém que não gosta de economizar em suas compras. Além disso, com tanta concorrência no e-commerce, as promoções e mimos podem se tornar seu grande diferencial.

Por isso, você pode oferecer promoções para a compra de mais de um produto. Essa prática é chamada de cross-selling no marketing. Um exemplo prático dessa estratégia é oferecer desconto para quem incluir no carrinho um celular e acabar levando também a capa protetora.

Além do cross-selling, existe também outra prática chamada upselling que tem a intenção de oferecer uma oferta tentadora para o consumidor levar uma versão ou categoria melhor do que aquela que ele pretendia comprar.

Quer um exemplo? Se ele adicionar ao carrinho um celular com memória interna de 16GB, você oferta a ele a possibilidade de comprar um de 32GB por um preço irresistível.

Mimos também contam    

Além das promoções, outras maneira de conquistar o cliente é oferecendo mimos. E isso pode ser desde um papel de embrulho fofo e gratuito ou um cartão de dia dos namorados também sem custo.

Procure formas simples de superar as expectativas do seus consumidores. Assim, fica difícil eles resistirem aos encantos do seu e-commerce e, provavelmente, voltarão a comprar com você.

4 – Arrase no atendimento do dia dos namorados

Essa dica serve tanto para o pré-compra como também o pós-venda. Já que o atendimento costuma ser uma das grandes reclamações dos consumidores. Mostre que sua loja virtual se preocupa com a experiência do cliente.

Esteja preparado para receber mais ligações, dúvidas por e-mail ou chat nesse dia dos namorados. Além disso, prepare sua equipe para ser prestativo em casos de troca, já que, muitas vezes, os clientes acabam gastando mais quando decidem trocar um produto.

5 – Invista na comunicação e ações

A grande verdade é que de nada adianta você ter seu estoque cheio, ótimas promoções e o melhor atendimento se as pessoas não souberem (ou não lembrarem) do seu e-commerce na hora das compras.

Por isso, é importante que você planeje uma comunicação eficiente, usando diversos canais para potencializar sua mensagem. Entre os principais estão seu próprio site, blog, redes sociais e também o e-mail marketing.

Outras maneiras de ser lembrado pode ser postando ideias de presentes na sua timeline. Você pode usar a criatividade e brincar com opções até um certo valor, além de dar dicas de looks para um encontro.

Se for possível, crie uma promoção e convide seus seguidores a participar. Ela pode ter #hashtags personalizadas e incentivar o compartilhamento com amigos.  

6 – Amplie os meios de pagamento

Imagine que decepção para o cliente encontrar o presente perfeito para sua amada ou amado, porém não poder comprar porque o site não aceita nenhuma das formas de pagamento que ele trabalha? Isso, aliás, está entre os diversos motivos que levam o usuário a abandonar o carrinho sem comprar.

Por isso, não se esqueça de contar com uma plataforma de cobrança que oferece flexibilidade na hora de aceitar as mais diversas opções de pagamento, como: cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária, Paypal entre outras. E que, além disso, permite que você pague taxas justas por cada transação.

Nesse texto, apresentamos seis dicas de como você pode preparar seu e-commerce para o próximo dia dos namorados e garantir mais vendas. Agora é com você!