Para quem trabalha com e-commerce, Dia dos Namorados é sinônimo de oportunidades de vendas. Enquanto você lê esse artigo, milhões de casais apaixonados pesquisam e planejam como vão presentear a pessoa amada.

Ao mesmo tempo, lojistas do Brasil inteiro se preparam para aproveitar a data e alavancar suas vendas. Inclusive seus concorrentes. E você, não está pensando em ficar de fora, certo? 

Então continue lendo este artigo! Preparamos um conteúdo completo que vai te mostrar não só por que o Dia dos Namorados pode ser tão lucrativo, como também vai apresentar 10 dicas para te ajudar a aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Além disso, seja qual for o nicho do seu negócio, vamos listar também algumas ideias de produtos para fazer sucesso. E, por último, vamos mostrar algumas técnicas bem interessantes para continuar ganhando dinheiro mesmo depois da data.

Acompanhe e se prepare para vender muito!

Dia dos Namorados no e-commerce: uma excelente oportunidade

Aproveitar o Dia dos Namorados é uma obrigação para todo negócio, principalmente as lojas online. Esta é a terceira data mais importante do comércio brasileiro (segundo a Revista Exame, perde apenas para o Dia das Mães e o Natal).

Mas, diferentemente do que aconteceu em outros países, o Dia dos Namorados no Brasil foi criado com uma finalidade estritamente comercial (já contamos essa história por aqui).

No entanto, a tendência para este ano, conforme as estimativas do varejo, é de muitas vendasDe acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 30,3% das pessoas que planejam presentear alguém na data vão comprar pela internet.

Levando em conta a projeção feita pela própria entidade, isso representa mais de 27 milhões de consumidores, de um total de 92,1 milhões. Ou seja, o e-commerce absorverá uma boa parte dos R$ 18,06 bilhões que devem ser injetados na economia pela data, conforme estima a entidade.

Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados 

Diante de todos esses dados, fica bem claro para nós a importância das vendas no Dia dos Namorados, não é mesmo?

Então continue lendo porque, a partir de agora, vamos dar algumas dicas para ajudar sua loja a alavancar as vendas no dia 12.

1. Prepare seu estoque

Tudo começa pelo planejamento. Por isso, é preciso listar quais produtos têm mais procura por casais e conferir seu estoque. Você também pode pensar na possibilidade de vender itens temáticos durante a data.

Se trabalhar com fornecedores, procure negociar preços e prazo de entrega o quanto antes. Assim, fica mais fácil garantir a entrega ao consumidor na data acordada. Agora, se a sua produção é independente, certifique-se de que é possível terminar a tempo, e cuidado para não vender mais do que o estoque permite.

Por fim, se você tem itens parados no estoque, o Dia dos Namorados pode ser uma ótima ocasião para conseguir vendê-los. Pense em alguma comunicação criativa e até em promoções para esses produtos.

2. Seja transparente sobre a entrega

Não tem jeito “melhor” de arruinar um encontro do que deixar de entregar o produto no tempo certo. Por isso, seja muito transparente com o cliente em relação aos dias necessários para a entrega.

Além disso, se você também possui loja física, experimente adotar o click and collect. Essa tendência consiste em o consumidor comprar o produto pelo site e retirar direto na loja em um prazo bem amigável. Grandes lojas virtuais normalmente pedem apenas 24 horas até a coleta.

Essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar ainda mais as vendas nesse dia dos namorados.

3. Ofereça promoções

Dificilmente você vai encontrar alguém que não goste de economizar nas compras. Ademais, com tanta concorrência no e-commerce, promoções e mimos podem se tornar seu grande diferencial.

Por isso, você pode oferecer promoções para a compra de mais de um produto. Essa prática é chamada de cross-selling no marketing. Um exemplo prático dessa estratégia é oferecer desconto para quem incluir no carrinho um celular e acabar levando também a capa protetora.

Além do cross-selling, existe também outra prática chamada upselling, que é fazer uma oferta tentadora para o consumidor levar uma versão ou categoria melhor do que aquela que ele pretendia comprar.

Quer um exemplo?

Se ele adicionar ao carrinho um celular com memória interna de 16GB, você oferece a ele a possibilidade de comprar um de 32GB por um preço irresistível.

Mimos também contam    

Além das promoções, outra maneira de conquistar o cliente é oferecendo mimos. Pode ser desde um papel de embrulho fofo e gratuito ou um cartão de Dia dos Namorados, também sem custo.

Procure formas simples de superar as expectativas dos seus consumidores. Assim, fica difícil eles resistirem aos encantos do seu e-commerce e, provavelmente, voltarão a comprar com você.

4. Arrase no atendimento do Dia dos Namorados

Essa dica serve tanto para o pré-compra como também para o pós-venda. Já que o atendimento costuma ser uma das grandes reclamações dos consumidores, mostre que sua loja virtual se preocupa com a experiência do cliente.

Esteja preparado para receber mais ligações, dúvidas por e-mail ou chat nesse Dia dos Namorados. Além disso, prepare sua equipe para ser prestativa em casos de troca, já que, muitas vezes, clientes acabam gastando mais quando decidem trocar um produto.

5. Invista na comunicação e nas ações

A grande verdade é que de nada adianta você ter estoque cheio, ótimas promoções e o melhor atendimento, se as pessoas não souberem (ou não lembrarem) do seu e-commerce na hora das compras.

Por isso, é importante que você planeje uma comunicação eficiente, usando diversos canais para potencializar sua mensagem. Entre os principais estão seu próprio site, blog, redes sociais e também o e-mail marketing.

Outra maneira de ser lembrado pode ser postando ideias de presentes na sua timeline. Você pode usar a criatividade e brincar com opções até um certo valor, além de dar dicas de looks para um encontro.

Se for possível, crie uma promoção e convide seus seguidores a participar. Ela pode ter #hashtags personalizadas e incentivar o compartilhamento com amigos.

6. Amplie os meios de pagamento

Imagine que decepção para o cliente encontrar o presente perfeito para a pessoa amada, porém não poder comprar porque o site não aceita nenhuma das formas de pagamento com que ele trabalha? Isso, aliás, está entre os diversos motivos que levam o usuário a abandonar o carrinho sem comprar. 

Por isso, não se esqueça de contar com uma plataforma de cobrança que oferece flexibilidade na hora de aceitar as mais diversas opções de pagamento, como: cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária, PIX, entre outras. E que, além disso, permite que você pague taxas justas por cada transação.

7. Ofereça vantagens segmentadas

Essa dica é para comerciantes mais antenados, que já realizaram pesquisas de opinião para conhecer o perfil do seu consumidorUse essas informações para identificar grupos específicos de leads com potencial de comprar em sua loja e realize campanhas segmentadas para esses clientes.

Vantagens como frete gratuito ou mais barato podem ser bem atrativas. E outra maneira de chamar a atenção do comprador usando a segmentação é oferecer brindes e mimos direcionados, ou seja, baseados no perfil específico e gostos de cada cliente.

8. Crie kits para vários perfis

É comum que compradores sintam grande indecisão ao presentear pelo Dia dos Namorados. 

Nem sempre é fácil saber o que a outra pessoa quer, e o medo de errar pode dificultar a compra. Mas sua loja pode ser a solução para esse problema, oferecendo kits temáticos pela data.

Essa dica vale para qualquer segmento: comércios de produtos alimentícios podem criar cestas de café da manhã, enquanto lojas de bebidas podem oferecer kits com novos rótulos para apreciar em um jantar romântico.

E lembre-se de que essa é uma data que não movimenta apenas um nicho. Casais com perfis diferentes vão às compras, então tente agradar ao máximo possível de clientes com seus conjuntos.

Por exemplo, lojas de artigos esportivos podem oferecer kits para amantes de diferentes modalidades. Já as lojas de produtos nerd tendem a ganhar se juntarem itens relativos a filmes, quadrinhos, mangás…

Enfim, pense nas melhores alternativas de acordo com seu público.

Nesses kits, você pode combinar produtos com alta procura com outros mais difíceis de vender separadamente. Assim, você pode aproveitar também para girar itens parados no seu estoque.

9. Atraia compradores de última hora

Quem nunca deixou para comprar presentes na última hora? Com certeza, entre as milhões de pessoas que presentearão no Dia dos Namorados, vai haver aqueles que deixaram suas compras para as vésperas do 12 de junho.

Lembre-se que muitas estão indecisas, e aí entra ainda mais forte a dica de kits que acabamos de mencionar. 

Outra boa alternativa nesses casos é criar listas com sugestões de presentes, oferecendo promoções para os itens citados. Essa também pode ser mais uma maneira de negociar itens acumulados no estoque.

Nessas horas, promoções por tempo limitado podem acionar o gatilho mental da urgência, aumentando a probabilidade de fechar as vendas. Avisos sobre estoque limitado ou baixo também podem causar esse efeito.

10. Não se esqueça de quem está na solterice

Essa dica serve para você lembrar de que nenhum consumidor em potencial deve ser esquecido.

O Dia dos Namorados pode desanimar aquela pessoa que está solteira contra sua vontade, então use a criatividade para chamar a atenção dessas pessoas, para que se presenteiem como um ato de amor próprio.

O que vender no Dia dos Namorados?

Para saber o que vender, vamos tomar por base as seis categorias com maior volume de compras no e-commerce em 2021, de acordo com o relatório do Dia dos Namorados 2021 da All iN.

Listamos abaixo as categorias e, com cada uma, acrescentamos dicas de itens que podem chamar a atenção do público. Confira:

  • Moda e acessórios: lembre-se da variedade de perfis dos casais, e aproveite para oferecer muitos modelos diferentes tanto de roupas quanto de colares, bolsas, pulseiras, bonés, mochilas… 
  • Farmácia e saúde: os perfumes são campeões desse setor, então varie bastante os estilos e não deixe de criar também kits com sabonetes e loções
  • Beleza: conjuntos de maquiagem, batons e cremes podem fazer sucesso, mas não se esqueça também de cosméticos masculinos, oferecendo também produtos para barba, loções… 
  • Bebidas: o Dia dos Namorados sempre pede um bom vinho, mas espumantes e cervejas artesanais também podem render boas vendas
  • Eletrônicos e informática: em um setor com tanta variedade, vale pensar em presentes com significados, como fones de ouvido com microfone para os pombinhos conversarem e televisões para maratonar séries juntos
  • Casa e construção: molduras para quadros, porta-retratos e espelhos estilizados podem cair nas graças dos casais apaixonados, além das ferramentas, itens de cozinha como copos e cálices.

Como aproveitar o Dia dos Namorados para reter clientes?

Neste artigo, você conferiu dicas para ter bons resultados com seu e-commerce no Dia dos Namorados de 2022. Também mostramos algumas dicas do que vender nesta data, conforme o nicho do seu negócio.

Mas e depois? Será que ainda é possível lucrar com os casais apaixonados?

Descubra lendo essas dicas abaixo.

Não pare de captar leads

Nem pense em deixar de lado a captação de leads no período do Dia dos Namorados para focar somente nas vendas. Afinal, esse também é um período para aproveitar e conquistar clientes em potencial.

O relatório da All iN apontou um aumento no número de novos cadastros em lojas virtuais no dia 11 de junho, a véspera da grande data. Isso mostra que aquele consumidor que deixou o presente pelo Dia dos Namorados para a última hora também pode voltar ao seu site no futuro, mesmo que não tenha comprado de você antes.

Valorize velhos conhecidos

Você já parou para pensar em quantas pessoas que já compraram em sua loja e podem voltar justamente neste Dia dos Namorados?

Aproveite que esta é uma data em que muitas pessoas procuram por uma referência para saber o que comprar e atraia de volta aquele seu cliente de outras épocas.

Use seus canais de comunicação para falar diretamente com o consumidor que já conhece sua loja.

E o principal: crie promoções exclusivas para ex-clientes. Essas são formas de mostrar que você valoriza essa relação.

Olhe para trás

Aproveite que você tem os registros das compras desses clientes antigos para oferecer a eles algo relacionado – afinal você já sabe o que ele quer, não é mesmo?

Isso também vale para aquela pessoa que acessou o site e montou o carrinho, mas no fim acabou não fechando a compraOfereça a ela a chance de finalmente comprar aquele desejado presente, ou um ainda melhor.

Adote a recorrência

Bom, se você leu até aqui, já sabe o quanto é importante aproveitar essa data não só para vender, mas também para alavancar possíveis vendas no futuroEntão, vamos avançar nessa ideia.

Nós falamos acima sobre as ideias do cross-sell (para vender mais de um produto) ou upsell (oferecer algo superior à compra inicial). E você pode usar essa estratégia para oferecer assinaturas de produtos, que costumam ser também uma excelente ideia de presente.

Assim, o comprador não gasta muito dinheiro de uma vez só, e paga menos do que custaria a compra isolada de cada item. E você consegue prever receitas e, consequentemente, organizar melhor o fluxo de caixa da sua loja virtual.

Além disso, se seu negócio online usar uma boa plataforma de pagamentos, poderá automatizar as cobranças. Assim, você não precisa se preocupar em cobrar manualmente cada devedor, combatendo a inadimplênciaEssa é a base da economia de recorrência.

Gostou da ideia?

Então conheça agora mesmo a melhor plataforma de pagamento do mercado.

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