Por que ter mais de uma adquirente usando gateway?

“font-weight: 400;”>Hoje em dia, com o crescimento da disponibilidade de adquirentes no mercado e a grande oferta de taxas e serviços, os estabelecimentos e-commerce que utilizam gateway de pagamento (com PCI Compliance) têm a oportunidade de conhecer essas empresas e experimentar o que elas têm para oferecer, pois o gateway permite a troca de uma adquirente para outra de maneira simples.

E essa é uma grande vantagem diante dos e-commerces que utilizam subadquirentes ou integração direta com a solução das adquirentes, pois a troca, demanda a migração da base de cartões dos clientes – o que, consequentemente, gera perda de tempo, dinheiro, transtorno e o foco do negócio.

Por que ter mais de uma adquirente usando gateway?

Para o e-commerce que está pensando em trocar de adquirente, é importante conhecer quais funcionalidades ela oferece, como: tempo disponível de estorno via sistema ou atualização automática de cartão.

Algumas ainda não possuem:

  • estorno parcial;
  • outras não fazem transação de verificação (aquela que não cobra, mas verifica se o cartão é válido);
  • outras ainda não aceitam cartão internacional e etc.

Além disso é preciso pensar numa questão mais básica, que é a disponibilidade de bandeiras, pois nem todas do mundo físico estão disponíveis para o e-commerce. Há situações em que a mesma adquirente oferece cinco bandeiras no POS (maquininha), mas só duas no e-commerce.

Bandeiras de cartões

Até que o mercado evolua e todas as bandeiras tenham alcance geral, o lojista se vê obrigado a optar pelo que compensa mais para o seu negócio: aceitar o maior número possível de bandeiras através de uma adquirente com taxa alta ou aceitar somente as duas bandeiras principais com uma taxa um pouco mais barata.

Multi adquirência

Com o uso do gateway, essa não precisa ser uma escolha difícil e definitiva porque é possível utilizar mais de uma adquirente ao mesmo tempo e sem despesa extra, já que as adquirentes não cobram mensalidade pela manutenção do estabelecimento e-commerce (e a Vindi também não).

Quando fala-se em uso ao mesmo tempo é comum pensar em multi adquirência, que consiste em enviar uma transação rejeitada para outra operadora tentando obter aprovação. Essa prática, além de não fazer sentido (porque a transação é aprovada ou negada pelo emissor e não pela adquirente), é contra as regras e pode levar ao descredenciamento do gateway de pagamento.

A simultaneidade de adquirentes apontada aqui como vantagem é realizada de outra maneira: o gateway permite que as transações sejam enviadas separadamente por bandeira (Visa, Master, Diners, Elo, American Express e Hipercard) ou por tipo de parcelamento (à vista, de 1 a 12 vezes). Dessa forma, o lojista não é obrigado a concentrar todos os seus recebimentos em uma única operadora, que ainda não conhece ou está testando.

Ter mais de uma adquirente também é uma alternativa em caso de indisponibilidade de serviço, que é algo que todas estão sujeitas, pois dependem da comunicação online com as bandeiras e com os bancos emissores.

A adquirente que você usa te oferece o que, de fato, você precisa? Para saber se está utilizando a melhor opção disponível e conhecer mais sobre o que as operadoras estão oferecendo para o seu negócio, fale com a gente que te ajudamos com isso! 😉 

Sobre o autor

Marcela Michelini
Marcela é uma das maiores especialistas em credenciamento de e-commerce no país. Formada em Administração e Gestão, é corredora nos finais de semana.

Você vai gostar também

Como funcionam os pagamentos recorrentes disponíve... Nos dias de hoje, as operações comerciais são drasticamente afetadas pela volatilidade do mercado. Mesmo assim, muitos empresários responsáveis pelo d...
VINDI no CMEP – Congresso de Meios Eletrônic... A Vindi esteve presente no 8º CMEP. A convite da Abecs (Associação Brasileira de Empresa de Cartões de Crédito e Serviços), a Vindi foi o único gatewa...
Meios de pagamento: conheça os principais Como empreendedor, você quer vender mais e sempre, certo?! Por isso, procura sempre melhorar seu produto e serviço, garantir que a sua solução entrega...
Gateway de Pagamento No Brasil temos alguns meios de pagamento online. A maioria deles, focados em ecommerce. Alguns com foco em mobile e outros mais amplos, com cobertura...